sábado, 15 de dezembro de 2007

A gnose astrológica de Leonardo da Vince



Revisão Randler Michel*

O presente artigo astrológico é uma comparação do original cuja autoria é da escola de astrologia Nova Gnose do 4.º caminho, com sede em Curitiba – PR. Segundo textos, esta teria sido a primeira escola de saber espiritual a publicar tamanha obra de conhecimento hermético.

Como estudante de astrologia e fráter rosacruz tive a luz de estudar esse saber que hoje faço apenas um resumo do meu entendimento,ou seja o texto passou por modificações e acréscimo de algumas observações pessoais. Sabe-se que Leonardo Da Vince como era conhecido viveu numa época de obscurantismo religioso e cultural na idade média ( iluminismo, reforma e contra reforma religiosa) por esse motivo teve que encerar todo seu conhecimento a sete chaves. Em sua obra, a santa ceia ou última ceia, nome também que ficou conhecido pelo mundo, o quadro que retrata a ceia de Jesus com seus doze apóstolos.

Segundo a análise dessa obra, o universo é de uma imensa complexidade, mas pode ser esquematizado na simbologia deste quadro. Jesus é o sol, o centro do universo, a luz do mundo ,para onde deveremos direcionar nosso olhar sempre que precisarmos de ajuda. Por isso Ele está no centro do quadro, Jesus é o sol, ladeado com suas constelações, ou seja, os doze apóstolos e que encarna um conjunto humano de virtudes e defeitos, de propriedades e características que podem ser notadas através da fisionomia de cada um juntamente com seus gestos. É a psicologia do corpo que fala através dos movimentos. Se levarmos em conta outras observações, notamos também que a mesa é sustentada por quatro vigas de madeira. São os quatros elementos alquímicos do universo; terra, fogo , ar e água. Há também as três portas no fundo do quadro, comparo-as com a trindade; Pai, filho e Espírito do Santo e aos signos cardeais, fixos e mutáveis. Um conjunto de luz e sombras que revela aos poucos a origem divina do homem e sua elevação cósmica.

Na prática, quando uma pessoa nasce, ao tomar seu primeiro alento, segundo texto original, ela é impregnada com uma imagem sideral daquele momento. Essa marca é seu consciente, a luz, o que está claro. Porém, nesse momento, de acordo com as leis do equilíbrio universal, essa pessoa recebe as características opostas, o subconsciente, o lado obscuro e escondido, aquilo que luta para se manifestar e vir à tona. Ou seja, tornar-se um dia consciente. Assim como Luz, trevas, dia, noite, bem e mal, céu e inferno.

O ser Humano é dual em sua alma e origem. Devemos sempre buscar a luz maior e trabalhar com nossas imperfeições transmudando-as em amor incondicional. Em Busca da Luz Maior Simão, sentado á cabeceira da mesa (líder), com as mãos aponta a direção a ser tomada. Sua testa está bem iluminada ( luz da verdade, Áries rege a cabeça) e está alheio a tudo que acontece na mesa ( Áries é autoconfiante) e age de acordo com seus próprios impulsos. Ao seu oposto ao lado de Jesus está João (Libra o oposto de Áries) símbolo da paz e da harmonia, da justiça e da beleza. Como pode ser notado no semblante de João. Suas mãos cruzadas demonstram que mede, pondera e avalia o que o mestre fala. Inclinando para trás, suaviza o impacto de Áries. O ariano está sempre pronto a pegar na espada, porém antes disso deve procurar refletir nas conseqüências do seu gesto impensado. Se Áries impõe, Libra cede. Para que haja equilíbrio, é preciso haver conciliação.

Judas Tadeu, Touro, a luz incide no seu pescoço. Touro realiza o trabalho da matéria e da aglomeração. Um signo depende do outro e os dois Judas parecem comunicar isso muito bem. Judas Escariotes o homem do dinheiro, segura o saco com moedas numa postura atenta ainda que desconfiada.(Escorpião ataca sem esperar). Ao escorpião é dada a pior das tarefas espirituais; transformar a matéria em espírito, colocar ordem no caos, tirar dinheiro das pedras. Não se pode esquecer que se não fosse a traição de Judas não haveria morte na cruz, a humanidade não conheceria o amor incondicional de Jesus e não haveria a salvação. Então todo nosso sucesso financeiro dependerá do nosso sacrifício no trabalho. Touro é o trabalho e os bens e Escorpião é transformação em nossa vida que disso resulta.

Gêmeos é Mateus, o movimento, nossa formação intelectual e espiritual. A duplicidade de Gêmeos é expressada na cabeça em direção á Simão e os braços em direção a Jesus. Quer acompanhar o que diz Simão e ao mesmo tempo querendo levar até Jesus o que diz Simão. Mateus não quer perder nada que acontece na mesa, por isso está de pé.

Sagitário é Pedro o centauro, símbolo da evolução, o animal humano que busca o divino. Pedro representa a lei, a ordem, a religião, o Divino. Trás em sua mão a faca que representa a fera do homem. Seu dedo aponta para Jesus, o impulso da matéria que quer alcançar o Divino, se evoluir. O corpo de Pedro avança sobre o de Judas. O que também expressa que o rumo ao divino, o homem deve vencer toda a materialidade. O nativo de Gêmeos deve dar atenção ao pólo oposto; não se dispersar em movimentos inúteis antes fixando o pensamento em um único alvo, como faz o centauro. E Sagitário deve compreender que o alvo só será atingido através do movimento realizado dentro da lei e da ordem.

Câncer é o amanhã, Capricórnio é o hoje. Enquanto Câncer sonha Capricórnio batalha, luta. Câncer é a fé, Capricórnio a solidão. Filipe ( Câncer ) sente-se atraído pela fé e pelo arrebatamento diante de Jesus. Suas mãos no coração demonstra sentir a fala do mestre (vinde a mim os aflitos e angustiados..) enquanto que as mãos secas de André ( Capricórnio) parece dizer para longe de mim, ou seja, se assusta com tamanho dever e responsabilidade. Capricórnio deve aprender com a doação de Câncer e valorizar suas emoções, e Câncer deverá aprender com Capricórnio a ser mais confiante.

Tiago Menor, de braços abertos ao lado com Jesus, expõe seu coração e seus sentimentos, ao mesmo tempo em que atinge e alcança tudo ao seu redor. Leão é a confiança em si mesmo e querer ser o centro das coisas. E seu oposto Tiago Maior, Aquário, com as mãos estendidas nas costas de Pedro, expressando a inquietude da alma de todo aquariano. O Aquariano pergunta primeiro e depois age. Entre Bartolomeu e André, Tiago Maior sente-se mais forte com a força do grupo, ou seja, não existe rei sem povo e povo sem rei. Todo trabalho em equipe trará sempre os melhores resultados.

Tomé aponta o dedo em direção ao mestre. Virgem que analisa tudo e descobre. Já seu oposto, Bartolomeu, de pé (Peixes rege os pés destacados pela luz no quadro) e no final da mesa compreende as palavras do mestre com sentimento de amor universal. O nativo de Virgem precisa aprender a não se desgastar com detalhes, precisa aprender com Peixes a visar grandes coisas e se elevar espiritualmente. Já Peixes deve aprender a não querer fugir das dores do mundo e aceitar-se mais incondicionalmente. Entretanto, nesse trabalho entendemos que: Assim como cada apostolo tem seu lado luz e sombra ( os signos) devemos sempre elevarmos no trabalho do autoconhecimento, da expansão da consciência e da meditação para transformarmos nosso lado trevas em luz e assim alcançarmos a luz maior e estarmos em paz profunda.


Obtive este conhecimento através da obra do Curso Zodiacal de Samel Aun Weor,1950, Escola Nova Gonse 4º caminho.

Nenhum comentário: