quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O YIN E YANG DE SATURNO





Por: Randler Michel



Sem dúvida alguma, a astrologia está mais presente em nossa vida, do que imaginavamos. E para comprovar isso, nada melhor do que as pesquisas astrológicas de campo, com bases nas estatísticas. Eu particularmente sou do tipo ver para crer , se tenho curiosidade em algum assunto,logo inicio a busca pela verdade. Hoje vou falar de Saturno, mais conhecido como a energia do carma.
Enquanto Júpiter nos mostra o caminho da expansão, do crescimento, a construção da visão filosófica e espiritual do ser, Saturno parece que pucha sempre o tapete. Certo? Não, Também, não está completamente errado! Duvidoso ?! A energia de Saturno nem sempre simboliza e somatiza a noção de limitação, restrição, dever, responsabilidade, disciplina e cobranças. Isso dependerá de sua posição por casa , signos , aspectos e trânsitos formados com demais planetas no Mapa Natal, como também sinalizará muito á respeito de segurança, estabilidade, maturidade, poder concentrado em um único foco, resistência e persistência. Vou tentar demostrar aqui o lado Yin/Yang de Saturno. Uma face dá o poder e outra o toma, ou seja '' seria a energia de Saturno bipolar?''.
A exemplo, a posição de Saturno em Capricórnio, no Mapa Natal. Os astrólogos do passado mencionavam que “ Saturno estando em Capricórnio”, signo aliás de sua regência, ou seja seu próprio domicílio. Era indicativo de uma forte ambição e busca incessante pelo poder, status, favoreceria o nativo, a ocupar cargos administrativos, políticos, empresarias onde este pudesse exercer a sua autoridade. Assim teriam sucessos na carreira da política e empresarial; Parece que esse é de fato,o lado vantajoso para se ter Saturno. Entre o astrólogo do passado, que escreveu o que significava “Saturno estar em Capricórnio” e o astrólogo contemporâneo, que não podia simplesmente aceitar esse padrão energético e foi para pesquisa de campo. Eu me enquadro no segundo grupo; Será que realmente em mapas de homens e mulheres envolvidos com a política ou empresários tem mesmo esse aspecto no seu Mapa Natal? Ao fazer a provas do noves '' ver para crer'' encontrei grandes políticos e empresários brasileiros que no seu mapa constam a referida posição de Saturno, e também haviam outras posições de planetas sugestivos á política. Cito alguns políticos notáveis com Saturno em Capricórnio¹: Juscelino Kubistschek, ( Saturno em Capricórnio em conjunção com a Lua, casa XII) José Sarney ( Saturno em Capricórnio, casa VIII,oposição com Plutão em Câncer ) Itamar Franco ( Saturno em Capricórnio,casa X,oposição ao Sol e Júpiter em Câncer ) Fernando Henrique Cardoso ( Saturno em Capricórnio,casa X, em oposição Plutão e conjunção com Lua, Júpiter em Câncer) Paulo Maluf ( Saturno em Capricórnio,conjunção com ascendente,casa I, oposição á Plutão em Câncer) Até aqui foi lado bom de Saturno , nota-se que houve aproveitamento de sua energia, favorecendo grandes políticos e empresários. Mas os estudos dos trânsitos de Saturno, á estes mesmos políticos nem sempre apontam que tudo é alegria, principalmente quando grandes homens não sabem usufruir do poder que lhe conferiu o cosmos; A exemplo cito apenas um Paulo Maluf,( Já ta virando novela sem fim ) desde de 2003 quando Saturno em trânsito no Mapa Natal fez uma oposição ao seu ascendente e ao próprio Saturno Natal, Maluf começou a vivenciar a outra face , sentir o peso da Lei do retorno, começavam os noticiários das “Supostas lavagem de dinheiro” e á medida que Saturno avançava pelo seu mapa e formava mais aspectos tensos iam se tornando mais evidentes as provas contra seus atos. Não estou julgando-o, não me caibe essa função,( A leis do homens são falhas, mas as Leis cósmicas não! Não se pode “ incrementar” algo a nosso favor na lei do Retorno, lei inviolável pelos homens) como eleitor e astrólogo acompanho os noticiários e faço aqui a relação dos fatos que os noticiários mostravam na época e mostram agora, e como é válida a ciência da astrologia que aponta-nos ciclos promissores ou não.
A posição de Saturno no Mapa Natal, casa, signos e aspectos é indicador de setores que devemos procurar manter a responsabilidade e controlar o uso do poder. Se a energia for bem aplicada, construímos uma sólida carreira e alcançamos a estabilidade, caso contrário nos auto destruímos.
E você já sabe onde está o seu Saturno?

*Saturno em Capricórnio, dados dos mapas dos políticos, foram conseguidos do Livro ; Á luz do Céu Profundo, Astrologia e Política no Brasil. Getúlio Bittencourt, Ed. Nova Era.

Nenhum comentário: