terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Terapeuta Holístico


Por:Randler Michel


Aos poucos o Terapeuta Holístico vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho. No Brasil a profissão está inserida na Classificação Brasileira de Ocupação CBO, e os cursos de formação são livres, mediante de não estar ainda a profissão definida em Lei de exercício profissional. Atualmente existem em quase todos os estados brasileiros Sindicatos de classe e uma Federação Nacional, a FENATE. Sabemos que a cada dia as pessoas estão buscando a ajuda deste profissional visando harmonizar as suas energias e estabelecerem o equilíbrio físico e emocional. A palavra Terapeuta é de originada do grego,Thérapeueïn, quer dizer; servir, cuidar, servidores de Deus, curandeiros. A denominação era usada no antigo Egito e povos Essênios.
Há vários tipos de escolas, filosofias, metodologia , técnicas variadas de curas e energização que os Terapeutas Holísticos atuam. Muitos nem cobram pelo serviços que é o caso dos Terapeutas Kardecistas , membros da Igreja Messiânica do Brasil e alguns reikianos que visam unicamente ajudar, acolher, aliviar os sofrimentos das pessoas que estão em busca de ajuda e equilibrar as energias.
Um dos pilares fundamentais do trabalho de Terapeuta é a crença na Energia Superior. A Energia que dá origem a tudo no Universo, a nós mesmos e que está a nossa volta. A energia pode ser canalizada através dos centros energéticos que temos conhecidos como os Chakras. O segundo pilar do terapeuta é a cura e a transmissão desta energia com as mãos, para doar ao próximo. A Técnica de doar essa energia, ou servir de canal da energia curadora recebe vários nomes conforme a escola ou filosofia do terapeuta. Como exemplo temos o passe no Kardecismo e a fluidoterapia ( tratamento magnético da água, usada na cura de doenças) O Reiki, que é uma técnica de origem japonesa de imposição das mãos que visa transmissão da energia vital, para todo organismo físico e os centros de energia.Canalizada pelo Mestre Mikao Usui. A Cura Prânica, técnica de origens indiana e tibetana que visa a equilibrar os chakras com fluídos universais. E a prática do Johrei, também de origem japonesa, canalizada pelo Mestre Mokiti Okata, que visa restabelecer o nosso equilíbrio energético e a saúde. Destas técnicas citadas, há terapeutas Holísticos que além de seguirem somam-se ao seu trabalho a terapêutica com a cromoterapia, uso de Florais diversos, cristais, fitoterapia, relaxamento, massagens em pontos energéticos do corpo, radiestesia e outras.

Nenhum comentário: