segunda-feira, 20 de abril de 2009

A INTERAÇÃO ENTRE OS PLANETAS E OS CHAKRAS




Por: Randler Michel


O filósofo grego Platão, descreveu que a energia manisfestada no homem é divida em três partes: O desejo no baixo ventre; o sentimento, no centro do peito; e o pensamento na fonte. O hinduísmo classificou esta divisão em 7 centros, denominados Chakras.( que são centros de energia) cada um destes Chakras absorve a energia cósmica universal e assim influência todo o organismo humano. Os chakras formam o nosso campo vibratório, denominado aura. A função de cada um dos chakras é alimentar centros psíquicos, glândulas endócrinas e assim mantemos uma boa saúde física, mental e espiritual. Muitos fenômenos considerados ocultos que nos ocorrem hoje, são explicados pelos Chakras. Sabemos que tudo no universo é constituído de uma única energia universal. Nós somos energia, vibração em movimento ora em forma de um corpo físico. O que difere uma energia da outra é justamente isto, a forma.
Os planetas trocam energia a todos os instantes com o nossos corpos sútis, aura e chakras. Não estamos fora do Universo, o Universo não está acima de nossas cabeças. Nós fazemos parte do Universo.
Os chakras são os receptores da energia cósmica universal, podemos chamá-las de vários nomes, Rá,(Egito antigo), Pranas,(hinduísmo) Ch'i (yin/yang), Luz Astral,(Kabala), Orgone, Campos, Quantum e por ai vai. A questão em si, não sãos os nomes dados a energia e sim novas descobertas do campo de atuação destas e a comprovação pela física moderna. Para Astrologia, os planetas, são energias¹ que influenciam a nossa vida, eles agem através de suas vibrações no nosso campo de energia humana, os Chakras. Sãos os receptores universais, porta de entrada e troca.
No Chakra Básico, conhecido como Muadhara, quer dizer; ''raíz da vida'', localizado na nossa região pélvica recebe a energia vibratória de Marte, que é transformada no plano mental como auto afirmação, combatividade, luta pela sobreviência, desejos sexuais, impulsos e instintos. Rege a glândula supra reinal. No mapa Natal, a posição ocupada por Marte irá trazer a nossa consciência como estamos lidando com esta energia é o que é preciso fazer para direcioná-la de forma mais produtiva.
No Chakra umbilical, conhecido como Svadhishthana, que significa ''morada da divindade''. Esta sede de nossa emoções, localiza na região do baixo ventre, onde vibram energias de motivação criatividade e pensamentos. Este centro é uma importante porta de entrada para as energias de Saturno e da Lua. Rege a glândula Gônadas. Saturno, trabalha com nosso senso de responsabilidade, de limite, dever , disciplina, governa os ossos e a coluna. No mapa, a posição de Saturno nos trará a consciência a importância de assumir o dever e responsabilidade. A Lua, tem toda uma energia que influência de forma direta as nossas emoções, sua energia visa equilibrar justamente este centro. Saturno a Razão e Lua a Emoção. Na mulher, este ChaKra governa as glândulas de reprodução, o útero, o ovário, o processo de fecundação, de gestação, até o nascimento. No mapa natal, a posição da Lua, irá trazer a consciência a energia materna, sensibilidade, o e poder das emoções.
O ChaKra Plexo Solar, seu nome é Manipura, que significa ''repleto de jóias espirituais''. Localiza na região no baço- pâncreas. Rege o corpo mental e todo processo do pensamento. A energia solar alimenta diretamente este centro, daí o nome ''Plexo Solar''. Para a Astrologia, O sol se traduz em vontade, criatividade, ação, inteligência, vibração, vida, calor, energia vital necessária a todo processo mental. Sem a luz solar não existiria a vida na Terra e sem força de vontade, a ação, o homem perderia o desejo pela vida. No mapa natal a posição ocupada pelo sol, seus aspectos dirão justamente sobre nossos impulsos, o que nos motiva a justamente estarmos aqui. o nosso signo solar.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante... Gostaria de saber mais .

Luís Gonçalves disse...

Há um sistema de correspondências entre os planetas e os chakras que me parece particularmente interessante. Nesse sistema, cada chakra (à excepção da Coroa) corresponde a 2 signos, que são regidos por um planeta:

3ª VISÃO: Câncer e Leão -> regidos por Lua & Sol.
(Ajña, o chakra da Terceira Visão, está também associado aos dois olhos, simbolizados pelos luminares)

LARINGE: Gémeos e Virgem -> regidos por Mercúrio.
(o centro da comunicação, regido pelo planeta da comunicação)

CORAÇÂO: Touro e Libra -> regidos por Vénus.
(Algum comentário? :))

PLEXO SOLAR: Áries e Escorpião -> reg. por Marte.
(o centro da força de vontade, regido por um planeta enérgico, dinâmico e agressivo)

SACRO: Peixes e Sagitário -> reg. por Júpiter.
(O centro da sexualidade e do prazer, regido pelo planeta da abundância e expansão)

RAÍZ: Aquário e Capricórnio -> reg. por Saturno.
(Segurança, estabilidade, firmeza no domínio físico)

Repare que, desta forma, os signos são divididos em duas metades:

-> A metade solar, de Leão até Capricórnio (a metade descendente, segundo os chakras);

-> A metade lunar, de Aquário até Câncer (que é a metade ascendente, desde a Raíz até à 3ª Visão).

Além disto, as exaltações zodiacais dos planetas também demonstram um padrão interessante:

-> O Sol exalta-se em Áries, um signo do Plexo Solar;
-> A Lua é exaltada em Touro, no chakra do Coração;
-> Mercúrio exalta-se (e tem regência) em Virgem, no chakra da laringe;
-> Vénus está exaltada em Peixes, no chakra da sexualidade;
-> Marte exalta-se em Capricórnio, no chakra raíz (ambos correspondem à côr vermelha);
-> Júpiter é exaltado em Câncer, no chakra mais elevado dos seis, o da 3ª Visão;
-> e finalmente, Saturno tem a sua exaltação em Libra, no chakra do coração.

Curiosamente, o chakra do coração (regido por Vénus), é o único em que dois planetas estão exaltados: a Lua exaltada em Touro, e Saturno exaltado em Libra. Curioso, não?... ;)

Abraço!