domingo, 28 de fevereiro de 2010

O HOMEM E SUA NATUREZA HOLÍSTICA



O universo é dividido em sete planos e o homem em sete princípios ou aspectos desta manifestação. O mundo que percebemos com nossos cinco sentidos constitui o plano físico. Existem porém,outros planos (níveis de energia) e seres que não vemos e nem sentimos habitualmente porque os órgãos que compõe os nossos cinco sentidos não conseguem captar estas vibrações energéticas.
Estes outros planos cósmicos ou mundos não se encontram separados, eles ocupam o mesmo espaço que o nosso plano ou mundo físico. Não percebemos sua existência porque vibramos em outra faixa de sintonia, do mesmo modo que não vemos ou percebemos as vibrações dos raios dos raios X,do ultra violeta das ondas cerebrais, das ondas cardíacas sem aparelhos apropriados.


Mundo físico ............................ ou plano físico
Mundo astral ............................ ou plano astral
Mundo mental ............................ ou plano mental
Mundo intuicional ....................... ou plano búdico
Mundo espiritual ........................ ou plano átmico
Mundo monádico .......................... ou plano anupadaca
Mundo divino ............................ ou plano adi


Cada plano ou mundo é constituído por matéria especial, com características próprias:


O plano físico compreende uma parte visível, constituída pela matéria física nos seus 3 estados: sólido, líquido e gasoso. E, uma parte invisível, constituído de matéria nos quatro estados etéricos.
O plano ou mundo astral, frequentemente chamado Kamaloka (lugar dos desejos), é constituído por 7 sete regiões ou subplanos.
O plano ou mundo mental, compõem-se também de 7 subplanos. Os quatros inferiores constituem o que se chama plano mental inferior ou Manas inferior, ou "céu inferior", ou ainda Devachan ou Devacan; é o nível rupa (forma), em que existem formas. Os três subplanos superiores do plano mental constituem o plano mental superior, ou Manas superior, ou "céu superior", ou inda plano causal; é o nível arupa, em que não existem formas tais como as concebemos.
Os planos monádico (ou anupadaca, paranirvânico) e divino (ou adi, mahaparanirvânico), são-nos totalmente incompreensíveis e desconhecidos.
Nesta semana iremos aprender juntos, sobre cada um destes planos, os estados da consciência, a ação da Terapia Floral e a introdução do estudo da Apometria.

Nenhum comentário: