domingo, 28 de março de 2010

PÁSCOA O CICLO DE ÁRIES. A BOA NOVA.



Cordeiro de Deus. Símbolo de Áries


Por: Randler Michel



Estamos no ciclo de Áries, este período começa entre 21 de Março a 19 de Abril. Também estamos nas festividades da Páscoa. Na idade média, as datas comemorativas eram calculadas por Astrólogos/ Astrônomos, pois ainda não haviam separado estes dois ramos do conhecimento. A data da Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que se verificar apartir do dia 21 de de Março. Quando o sol ingressa no signo cardeal de Áries e começa o novo ano astrológico. A sexta feira de paixão então antecede o Domingo de Páscoa. A terça feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta- feira do Corpo de Christi ocorre 60 dias após a Páscoa. O domingo de Ramos é o domingo que antecede o domingo de Páscoa, a Quaresma são os 40 dias entre o carnaval e o domingo de ramos. A quinta- feira da Ascensão ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de Pentecostes vem 10 dias após a Ascenção.
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na
Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Justamente a passagem do ingresso solar no signo de Áries.
As civilizações antigas
Na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das Flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica :
Entre os Judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa dos cristãos :
Entre os primeiros Cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalem.
O signo de Áries marca o começo de uma nova vida. Um tempo para formarmos uma nova alinaça com o Deus de nosso coração e da nossa compreensão. Áries é signo dinâmico, de pura agilidade e atividade. A frase: Eu Sou, mostra-nos claramente que a sua enegia básica denota o movimento. O metal é o ferro e planeta regente é Marte/ Plutão. Neste ciclo de Áries, devemos deixar a preguiça e comodismo de lado apostar-mos no nossos ideais, na nossa criatividade. É momento de esquecermos mágoas, lutas e ressentimentos do passado e focalizarmos apenas no perdão e na iniciativa, na coragem de dar-mos o nosso salto quântico em direção aos nossos sonhos e ideais. Porém não devemos construir os nossos sonhos em cima da areia, mas da rocha firme, cujo seu interior seja constituído do elemento bem sólido, tal como ferro, resistente ao tempo.

Nenhum comentário: