sábado, 1 de maio de 2010

HORÓSCOPO FATO CULTURAL



É fato cultural! Acreditando ou não, lendo apenas por mera e simples curiosidade. Os horóscopos resistem ao tempo e mantém a tradição de coluna mais lida em jornais e revistas.
Por: Randler Michel


Para muitos, a Astrologia resume-se apenas na leitura do Horóscopo de Jornal e revistas. Um dispositivo apenas para se ler a sorte. Eu mesmo comecei a gostar de Astrologia lendo meu horóscopo toda semana, e há 17 anos escrevo a coluna Horóscopo Semanal para muitos jornais em diversos Estados do Brasil.
E creio eu, que tanto o Horóscopo e os demais ramos da Astrologia não desaparecerão de nossa cultura. Na questão do Horóscopo seja o de cálculo diário, semanal ou mensal houve muitas mudanças. E agora são de fato elaborados por Astrólogos respeitados. A maioria das colunas de hoje, orientam os leitores sobre os ciclos favoráveis e desfavoráveis para aquele período, abrangendo vários assuntos do dia a dia, bem como palavras de incentivo, valorização pessoal e a importância do pensamento positivo. Em minhas colunas gosto de indicar salmos, terapia floral, meditação e busca pelas terapias alternativas como Reiki, Shiatsu, orações, passes e o contato integral com a natureza. Ao invés de dizer: Sua saúde estará tensa. Passei a trabalhar com digas de prevenção e valorização das atividades físicas. O Astrólogo de hoje é grande comunicador social!
Hoje não existe mais aquele horóscopo que lhe dizia: Aquariano, hoje o dia está ruim para o amor, terás muitas brigas de discussões com a pessoa amada. Cuidado, poderá sofrer um acidente! Ou aqueles do tipo: Peixes, hoje é seu dia sorte, vai encontrar a pessoa amada. Estes tipos de dizeres na coluna Horóscopo já foram abolidos, até porque antigamente que fazia os Horóscopos quase sempre não eram Astrólogos, ora jornalistas ou escritores. Início da década de 40, o Horóscopo tornou-se presente na maioria dos jornais e meios de comunicação dos EUA e países da Europa, e várias partes do mundo, permanecendo até os dias de hoje. No Brasil, somos poucos Astrólogos registrados nos Sindicatos de cada Estado e demais Órgãos e Associações de Astrologia e imaginem então nas décadas de 70,50 e 40. Isso a nível mundial... Quando não se tinham este controle, qualquer podia escrever o Horóscopo.
A coluna horóscopo também teve seu papel social na história da política no Brasil, ajudando a abrir a consciência das pessoas sobre o regime do militarismo eram enviadas muitas mensagens de incentivo, tais como: romper e buscar pela liberdade de nossas ações e de lutar pelos nossos direitos. As mensagens eram enviadas sempre de forma indireta deste modo atingiram de cheio o público alvo, trazendo a abertura da consciência social para energia da democracia. (energia de Urano, romper com tabus, ordem e qualquer regime imposto).

Nenhum comentário: