domingo, 5 de dezembro de 2010

A TERAPIA FLORAL


EQUILIBRANDO AS ENERGIAS COM A TERAPIA FLORAL

O Astrólogo e Terapeuta Floral mineiro, Randler Michel, residente em Belo Horizonte/MG, conta-nos como a Terapia Floral pode nos ajudar no dia a dia.
A Terapia Floral traz um equilíbrio energético, harmonizando as nossas emoções e diluindo os sentimentos negativos, dentre os quais a falta de amor próprio e para com o próximo, e a necessidade de trabalharmos o perdão para que a nossa Cura seja completa.

Por Patrícia Pertrovisk.


P.P: Astrólogo e Terapeuta Floral Randler, como surgiu e como age no ser humano o tratamento efetuado através da Terapia Floral?

R.M: A Terapia Floral surgiu através de experiências com o médico Inglês Dr. Edward Bach, na década de 30. Ele Criou as 38 essências dos Florais de Bach.
Seguindo os mesmos princípios de Bach, outros sistemas de Terapia Floral foram surgindo em diversos países.
No Brasil temos algumas diversidades tais como: Sistemas Florais de Minas, Florais das Gerais, Florais de Saint Germain, Florais Filhos de Gaia e Florais do Cerrado, são mais conhecidos.
Sabe-se que, não há um sistema de Terapia Floral melhor do que o outro, pois todos os sistemas trabalham com as essências vibracionais contida nas flores e, tendo como objetivo principal a promoção do equilíbrio da personalidade-alma.
A Terapia Floral baseia-se no tratamento simples e sutil da cura. Atuando, primeiramente, na prevenção da somatização das doenças e no equilíbrio psíquico-emocional.
Comprovou-se, através de pesquisas científicas que, determinadas substâncias contidas nas flores ajudam a trazer equilíbrio para um determinado bloqueio emocional humano.

P.P: Há alguma contra indicação para o tratamento com a utilização de florais?

R.M: As flores de maneira geral são tão sutis quanto nosso sistema energético, nossos chackras e corpos de energias. A vibração energética presente em cada essência da flor é percebida através da ressonância energética vibracional. O terapeuta, por manter com a sua consciência num contínuo processo de expansão consegue captar estas vibrações com mais facilidades, e, assim, são sintonizados e pesquisados os sistemas florais. Muitas vezes, a flor em sua essência deixa sua mensagem de cura de modo bem explícito, porém com a vida moderna e variados afazeres do dia a dia, mal temos tempo para perceber a beleza de uma flor, os encantos da Mãe natureza.
O que se usa da flor, e chamamos como Terapia Floral são as suas propriedades vibracionais e energéticas. Os florais, embora sejam administrados por via oral e tópica, não agem diretamente em nosso corpo físico e, sim, no nosso corpo astral, nos campos de energia humana, nas diferentes camadas de nossa aura e nos chackras, que são os nossos centros vitais de energia. Os florais não apresentam contra indicação alguma, pois proporcionam a abertura de nossa consciência.
Consta, porém, que nunca se deve usar apenas o florais para tratar de alguma enfermidade, pois jamais se deve lagar um tratamento prescrito com medicamento alopático e/ou homeopático que esteja fazendo, cada grupo de medicamento age num campo específico. Os florais agem no campo vibracional, nas emoções negativas do ser humano.
À medida que, as pessoas forem despertando para a abertura e expansão de sua consciência, estas irão aceitar melhor os tratamentos com a utilização da essência das flores e, demais tratamentos vibracionais, visto que ainda existem pessoas presas à velha visão mecanicista do Universo.

P.P: Randler, se as flores agem apenas no padrão energético e não tratam do nosso sistema físico, os órgãos não teriam os florais uma ação de efeito placebo?
R.M: Primeiramente, explicar-se-á de maneira simples o denominado efeito placebo: eu tomo um determinado medicamento feito de farinha ou apenas de água, e acredito que, este seja o medicamento correto, o verdadeiro para tratar minha dor ou uma patologia qualquer. Veja-se: bem eu “acredito ”e diante isso “melhoro” pelo processo mental da sugestão e negação da doença.
Com as essências florais você não precisa acreditar, pois seu mecanismo de ação não é no nosso corpo físico, sua ação é semelhante à ação da acupuntura, pois tratam do sistema vibracional, dos meridianos de energia, conhecido como nádis, os nossos chackras, nossos campos da aura.
No passado a Acupuntura foi ridicularizada e banida pela ciência ocidental, e hoje, é uma especialidade médica reconhecida no Brasil e em diversos países.
Os florais não curam doenças físicas, porém eles agem impedindo-as que se manifestem, pois antes das doenças se instalarem no corpo físico, elas somatizam e, são perceptíveis no nosso campo de energia. Agem nas nossas emoções, toda doença física é resultado de emoções condensadas em nossos corpos, pois ainda não aprendemos a lidar com a dor de uma separação amorosa, a dor da perda de um ente querido etc. Sempre as nossas emoções são deixadas para um segundo ou terceiro plano, motivo pelo qual as doenças físicas surgem, pois estas, nada mais são, do que a cristalização de nossos medos, fraquezas, falta de amor próprio etc. As essências florais elevam as nossas vibrações.

A aura Humana e seus campos de ação. Cada camada da aura está relacionada com diferentes planos de nossa consciência.

Os 07 Chackras Principais, cada um destes centros está relacionado com um campo de energia da nossa aura e, com importantes glândulas endócrinas do nosso corpo físico. Nossa saúde é a condição de que nossos chackras estão abertos e fluindo a energia vital em todo nosso ser.

A AÇÃO DA TERAPIA FLORAL


As essências florais agem no desbloqueio da energia emocional, mental negativa, que impede que este chackra flua.
Chackra: quer dizer; centro ou rodas de energia. Temos vários destes centros sob nossos corpos sutis de energia, mas sete são os principais.


P.P: Randler, você poderia dar-nos alguns exemplos de indicações do uso de essências florais?
R.M: A essência floral da rosa branca possui energia vibracional sendo muito útil no tratamento de pessoas pessimistas, que guardam dentro de si emoções como medo, raiva, ódio, inveja de outrem, mas que muitas não possuem consciência destes próprios sentimentos. Também é muito útil, para aquelas pessoas que estão passando por doenças crônicas como o câncer. A energia vibracional da rosa branca é um convite para aceitarmos as coisas e as emoções que consideramos “sujas” dentro de nós mesmos. A utilidade aplicada no sentido do trabalho da aceitação e da paz profunda. De certa forma, a rosa branca evoca uma limpeza no nosso canal de Luz, nos Chackras. No passado as pessoas tomavam banho de rosas brancas, para descarregar as energias negativas, alguns faziam banhos de imersão para tratar feridas no corpo. A essência floral extraída da rosa branca trata as dores da alma.


Rosa branca, Rosa Alba (atua no 7º Chackra humano)

Outra essência floral de grande valia no tratamento dos vícios e traumas passados é extraída da flor Ipomea Violácea. Comum em campos e lotes vagos, uma trepadeira usada em cercas de residências e parques industriais, onde se encontra sujeira e muita poluição, tal como no mundo dos vícios que, aos poucos vai tornando sujos e imundos e se alastra contagiando pessoas e, também cega-nos para a beleza da vida e da expressão do verdadeiro sentimento de amor.

Ipomea Violácea é uma flor de pétala única que ao centro possui os seguintes tons: púrpuro se abrindo para a tonalidade do azul violáceo, também conhecido como azul cobalto (o raio da cura). No centro a estrela de cinco pontas, parece-nos transpor para a luz (chamando para o desabrochar de uma consciência mais espiritual). Abertura dos 5º, 6º e 7º Chackras.
Neste exemplo, a rosa branca e ipomea violácea compõe vários sistemas de Terapia Floral no Brasil, dentre eles: Florais das Gerais, Florais de Minas, Filhos de Gaia.

Contato com autor: astrologorandler@msn.com
Randler Michel,Terapeuta Floral, filiado à Associação Mineira de Terapia Floral. Astrólogo, Central Nacional de Astrologia e Síndicato dos Astrólogos de Minas Gerais.