domingo, 8 de maio de 2011

OS PLANOS DA NOSSA CONSCIÊNCIA



A nossa personalidade alma é constituída de hierarquias de energias sutis que estabelecem a ligação entre o corpo físico e o Universo. Somos conectados à diferentes planos de consciência (sete níveis) são os diferentes corpos que constituem o nosso estado vibratório. Para cada plano de consciência verificamos a existência de um Chakra correspondente.

Estes corpos energéticos são, em ordem ascendente, segundo os estudos da Teosofia: Físico, Etérico, Astral, Mental Inferior, Manásico (Mental Superior), Búdico e Átmico, que em seu conjunto constituem o quaternário da PERSONALIDADE (Físico, Etérico, Astral e Mental Inferior) e o ternário, d a INDIVIDUALIDADE (Mental Superior, Búdico e Átmico). Juntos formam a PERSONALIDADE ALMA




Corpo Físico

Corpo Etérico

O corpo etérico é o mais denso depois do corpo físico, localizando-se cerca de 15/30 cm deste, sendo formado por uma camada de energia sutil que acompanha a forma do corpo físico.
Esta estrutura constitui a matriz de energia sobre a qual se modela e consolida a matéria física dos tecidos do corpo, que só existem graças ao campo vital que os sustenta.

É este corpo que permite ao corpo físico viver, porque é este que o vitaliza com a energia do Prana. É o veículo do prana, da força vital universal (o Ki ). Este corpo absorve o prana ou vitalidade e o distribui pelo corpo físico.
É a ponte entre o corpo físico e o corpo astral, transmitindo a consciência dos contactos e as sensações físicas ao corpo astral. Inversamente, também transmite a consciência astral e dos corpos superiores ao cérebro físico e ao Sistema Nervoso.


Corpo Astral ou Emocional

O corpo emocional é a energia sutil através da qual entramos em contacto com o ambiente - os outros, a natureza, o planeta, o cosmos e que o sentimos.
O Corpo astral ou emocional interpenetra o corpo etérico. É o veículo das emoções, desejos e paixões.
Tem a forma ovóide e é constituído de radiações coloridas que os videntes descrevem quando observam a aura. Nos homens mais primitivos sua constituição áurica é grosseira, pois é a sede dos instintos, das emoções fortes, desejos e paixões.
O amor terreno que vibra egoisticamente, com necessidade de posse, ciúmes, tem origem nesse corpo. À medida que evoluiu e seus sentimentos começam a se expressar nos subplanos superiores, o indivíduo sublima este corpo e começa a ligar-se à sua contraparte superior, ou Corpo Búdico (ou Corpo Intuicional, ou Corpo Crístico), sede do Amor Universal incondicional.


Corpo Mental Inferior ou Mental Concreto


O corpo mental rege o intelecto. Contém a estrutura das nossas idéias, pensamentos e processos mentais. Com uma estrutura mais sutil e menos definida, ele contém nossos processos mentais, nossas idéias e geralmente aparece aos videntes na forma de uma auréola dourada.
Permite desenvolver a nossa aptidão para o raciocínio. Se esta for muito acentuada (aspecto característico da sociedade ocidental), dificultará o acesso a toda a dimensão intuitiva do ser.
É o plano da transição entre os planos da matéria e os do espírito, isto é, das energias terrestres e das energias espirituais.


Individualidade Imortal


O Corpo Manásico, ou Corpo Mental Superior (Abstrato) ou Corpo Causal


É o corpo da nossa Mente Abstrata, que pode ligar-se à Fonte Suprema e captar diretamente o Conhecimento Universal, sem esforço intelectual de qualquer natureza.
Neste corpo atuam os Mestres, filósofos e gênios que trazem novas revelações ou novos aspectos da Verdade Universal à Humanidade.
A prática da meditação é a principal porta de acesso a este corpo. Neste corpo reside o nosso Anjo Solar, ou nosso Mestre Interno, ou nosso Eu Superior. Nossa conexão com os arquivos akásicos do Universo.


O Corpo Búdico ou Intuicional ou Corpo Crístico


A palavra buddhi vem do sânscrito e traduz-se por sabedoria. Este é o corpo da Sabedoria divina, da intuição, dos lampejos divinos e dos sentimentos superiores. É a contraparte superior do Corpo Astral ou Emocional. É a sede do Amor Incondicional pelo Criador e pelo próximo, da Renúncia, do Perdão, da Compaixão e do Desprendimento da Pureza, da Síntese, da Unidade.


O Corpo Átmico ou Nirvânico


É o Corpo onde reside a Mônada (centro de força do Logos) humana, nosso Deus Oculto que nos dá a Vida e a Autoconsciência.


Nomenclatura Clássica - Helena P. Blavatsky
Leia Preveja seu futuro- Elizabeth Clare Prophet
Autocultura à Luz do Ocultismo- I.K.Taimni

Nenhum comentário: