domingo, 11 de dezembro de 2011

CROMOTERAPIA: EQUILÍBRIO E BEM-ESTAR ATRAVÉS DAS CORES


Por: Randler Michel

Cores...cores... é impossível imaginar o mundo sem cor, a nossa vida sem cor. As cores estão presentes em todos planos da emanção do material ao sutil, como nossa aurea e os nossos chakras. Em 1877 foi realizado o primeiro estudo sobre os efeitos das cores nas nossas emoções. O vermelho, age como estimulador, e o azul, possui a ação de acalmar. Em 1878 o Dr. E.D. Babit publicou seu trabalho descrevendo o efeito terapêutico das setes cores do arco-íris, e foi o cientista indiano D.P. Ghadiali que realizou uma ampla pesquisa sobre as influências das cores no nosso organismo. Nos EUA, ele desenvolveu as lâmpadas coloridas para uso terapêutico.  Ghadiali conseguiu comprovar o que ensinavam os povos egípcios, indianos e chineses em suas culturas e tratamentos com terapia alternativa. Hoje a cromoterapia está presente em clínicas médicas, hospitais, centros de reabilitação, centros tratamentos kardecistas e nos consultórios dos terapeutas holísticos.
E não para por aí, a cor é usada na comunicação visual, nos seguimentos decorativos e nas nossas vestimentas.
Sabemos que as cores surgem pela incidência de luz. Esta luz é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico Isaac Newton. A Luz é príncipio básico da emanção da vida humana, orgânica. E Deus Disse: haja luz e houve luz! Gn.1 Para a ciência o mundo surgiu de uma explosão, de uma intensa luz, o Big Bang. Sabemos que a Luz é indispnesável à vida humana, ao desenvolvimentos dos vegetais, ao processo da fotossíntese.
Sem luz, não pode haver vida. A cromoterapia baseia-se no uso das propriedades terapêuticas de cada cor, com intuíto de provomer o equilíbrio dos nossos corpos de energia. Age diretamente nos nossos chakras, pontos de equilíbrio e indiretamente entra no nosso organismo através através das moléculas dos vegetais e frutas que comemos.
Na Índia e China é comum as pessoas tomarem a água solarizada em garrafas coloridas. A cromoterapia é considerada como tratamento terapêutico complementar. E nunca como primeira opção.
Na Astrologia cada signo do zodíaco possui um padrão de cores diferenciados e que se usadas provem o seu equilíbrio.

PROPRIEDADES DAS CORES:

VERMELHO: Vitalizador, estimulante do sistema circulatório e dos componentes do sangue. Seu excesso pode causar irritação e aumentar o nervocismo. Chakra Básico. Áries e Escorpião.

LARANJA: Descongestionante, aumenta o ânimo, a energia do libido, controla as enzimas, age nos rins  e vesícula, aparelho de reprodução. Chakra Explênico. Leão.

AMARELO:Estimulante do pâncreas e dos nervos periféricos, aparelho digestório, age sobre a pele e aumenta o ânimo para estudos e trabalhos intelectuais. Chakra Plexo Solar. Gêmeos e Leão.

VERDE: Efeito equilibrante, calmante, refrescante. No Egito é considerada a cor da cura pois aumenta nossa carga imunológica e a respostas inflamatórias.Trata com sistema cardíaco, circulatórios. Chakra Cardíaco. Câncer e Virgem.

AZUL CELESTE:  Possui ampla ação terapêutica, acalma, age no sistema nervoso, favorece a boa recuperação nas doenças viróticas e bacterianas, prove a reduação da temperatura corporal. Chakra Laríngeo. Libra e Touro.

AZUL ÍNDICO: Ação de acalmar e sedar, energiza o sistema auditivo, ocular e  o sistema nervoso. Chakra Frontal. Sagitário e Libra.

VIOLETA: Ampla ação terapêutica , de alinhamento e equilíbrio da distribuição da energia vital para todos os chakras. Promove o fortalecimento dos sistema nervoso central e periféricos. Chakra Coronário. Peixes e Aquário.

PRETO: Ação de pausa, reflexão. Ausência de Luz. Capricórnio.

BRANCO: Ação de pureza, paz. União das cores.



Nenhum comentário: