segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CASA ASTRAL E O SIGNO ASCENDENTE


Por: Randler Michel


O mapa natal é composto de 12 setores denominados casas astrais. Estas casas simbolizam o tipo e a intensidade dos acontecimentos que podem manifestar na vida do nativo. Eu particularmente chamo-as de promessas e potenciais latentes que devemos tomar consciência e assim vibrarmos em sintonia com a nossa verdadeira essência interior.
As casas astrológicas são como campos de energia simbolizam as áreas básicas de vivência emocional do nativo; tais como o seus relacionamentos próximos, saúde, sexualidade, amigos, família, trabalho e espiritualidade. Figura 1.
Tecnicamente há vários sistemas cálculos para o levantamento das casas atrais. Independente dos sistemas usados no mapa natal, teremos 12 casas.


Figura 1. As 12 casas atrais e seus campos de atuação

O ascendente ocupa a primeira posição no Mapa Natal. O seu ponto exato é representado pelo ponto inicial da casa1, ou cúspide da primeira casa. E o que significa do termo Ascendente? Como é calculado?
No movimento de rotação da Terra sobre o seu próprio eixo, o Sol parece “ nascer” a leste e seu “ por” a oeste; da mesma maneira, também “ nasce” no horizonte do local exato do nascimento do nativo, em determinada data e horário um dos 12 signos do zodíaco que compõe a Eclíptica ( faixa por onde o Sol transita pelos signos ).
O ascendente é signo que levanta no ponto leste, no momento exato do nascimento (dia, hora, e local). É calculado pela latitude e longitude, as coordenadas geográficas da Terra.

O Astrólogo toma a Terra como centro do universo e todas as coisas acontecem ao redor. Como personalidade alma aqui  reencarnamos para nossa evolução e expansão das consciências.
A Terra é a nossa morada e neste contexto, nossas vivências  incluem os campos de ação e reação que no Mapa Natal conhecemos como casas astrais.
E a partir do Ascendente é calculado as demais casas do mapa. O signo ascendente indica o fator principal do eixo organizador do nativo e de sua persona. O termo “persona” é derivado teatro grego clássico que dizer máscaras. Quando na época os atores não expressavam diretamente seus sentimentos e emoções, eles usavam máscaras com rosto de tristeza, medo, alegria, espanto, raiva e etc.

O signo que está ascendendo no mapa revela muito o modo como o nativo apresenta aos olhos do mundo. Nem sempre apresentamos aos outros, o que realmente somos. O ascendente e os aspectos formados entre si, como os planetas na casa1 e demais aspectos entre outros planetas e pontos do mapa dirão muito sobre como somos vistos, percebidos e que impacto causamos. Quantas vezes  usarmos máscaras para lidarmos com determinadas situações, não é mesmo?


Nenhum comentário: