quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O UNIVERSO DOS NÚMEROS

Por: Randler Michel


Impossível não lidarmos com os números, estão por toda a parte. Envolvemos com os números praticamente todos os dias. Desde uma simples chamada no telefone, ou um cálculo mental na hora de efetuar algum pagamento enquanto aguardamos na fila do caixa. Alguns zeros na frente do número 1 pode resolver a vida de muita gente.
Pitágoras, filósofo que viveu entre 580 a 500 a.C. acreditava que os números eram produtos da intuição dos nossos antepassados. E o que conhecemos dos números hoje são um legado dos hebreus, fenícios, árabes, arianos e egípcios que serviam  de um sistema numeral baseado no calculo decimal. Pitágoras, contudo foi o primeiro a definir uma verdadeira metafísica dos números com sua célebre fórmula.  “ Tudo é regido por números”. Segundo os estudos esotéricos Pitágoras ensinava a numerologia e na Itália, teria fundado a Sociedade ou a Fraternidade dos Pitagóricos.
A ideia que o universo era regido por números foi mais tarde retomada pelo filósofo Platão, para ele o número e o belo constituíram os arquétipos mais importantes, sendo o belo a harmonia do cosmos. Já  os números dominavam o mundo orgânico e inorgânico.
A energia dos números está presente em várias passagens da Bíblia e na Cabala.  No nosso dia-a-dia usamos os números para medir, quantificar, delimitar o tempo, tamanho, altura etc. Lidamos com os números através da matemática.
A base da numerologia é que os números são vibrações de energia  e fazem parte da harmonia do universo. Segundo Pitágoras “A evolução é a lei da vida, o número as lei do universo e a unidade a lei de Deus.”


Continuamos no próximo poste!

Nenhum comentário: