quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

OS CHACRAS E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE


Helena. P. Blavatsky famosa mística do século XVIII na sua obra: “ A Doutrina Secreta” fez várias referencias ao estudo e desenvolvimento do Chacras.
Segundo Blavatsky os nossos sete chacras principais governam e dirigem os setes principais plexos do corpo físico, conhecidos como sistema glandular. A ciência por não conseguir comprová-los por meios de exames físicos e de imagem não dão os devidos créditos relegando-os a mera supertição.
Inúmeros livros, artigos, foram escritos sobre o despertar ou desenvolvimento destes centros psíquicos, mais conhecidos como “ Chacras” nas tradições budista e hinduísta.
Conforme cita Blavatsky, o homem possui doze centros psíquicos e cada um faz uma conexão com o sistema glandular presente no corpo físico do homem.
Sabemos que nos chacras acumulam a essência cósmica vital, contida no ar, seja captando-a diretamente do meio ambiente ou fixando-a quando inspiramos. Logo em seguida a energia é transportada por intermédio do nosso sistema nervoso autônomo. Essa energia é fundamental para a nossa saúde uma vez que impele o perfeito funcionamento de todo nosso organismo. Quando há bloqueio em algum ponto, essa energia torna-se defasada e leva o surgimento de desordens, desequilíbrio e consequentemente favorece o surgimento de doenças.

A ciência reconhece o papel funcional das glândulas endócrinas e estas são responsáveis pela liberação de hormônios específicos que mantém o perfeito equilíbrio do nosso corpo físico; a tiroxina, a adrenalina e insulina são produzidas pela tireoide, pelas suprarrenais e pelo pâncreas. O desequilíbrio no fluxo da energia vital consequentemente provocaria alterações hormonais e  favoreceria manifestação da doença.

Neste contexto o terapeuta holístico através da aplicação das diferentes técnicas de meditação, relaxamento, imposição das mãos, controle e envio da energia, cromoterapia, terapia floral e outras técnicas, deve realizar o trabalho de prevenção das doenças. Não sendo a sua função de realizar o tratamento das patologias em si.( Não é médico).
Sua nobre função é auxiliar o cliente alterar toda a vibração da sua energia, ajudando encontrar e amenizar a causa raiz.  O terapeuta também no seu exercício profissional deve incentivá-lo a cultivar o pensamento positivo, a manter uma conexão com as energias espirituais de cura.

Relação dos centros vitais de energia ( Chacras) Também conhecidos como centros psíquicos.


Estarei postando sobre cada um dos Chacras e neste blogger há outros temas relacionados.

Nenhum comentário: