segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

OS CICLOS CÓSMICOS E A EVOLUÇÃO


Por Randler Michel 



 


Tudo no universo é regido por movimentos e atividades cíclicas. A astrologia trata dos estudos dos ciclos cósmicos bem como a sua área de abrangência e influência. Costumo dizer que a astrologia é o saber de compreender os ciclos de tempo. Nosso planeta Terra gira em torno de si mesmo em 24 horas e em torno do sol em 365 dias e 6 horas. A Lua gira em torno de si mesma em 27 dias e meio. Essa lei dos ciclos manifesta-se igualmente na natureza e em cada reino. Preste atenção do retorno periódico das estações. Seja em qual hemisfério for cada uma delas ocupa um quarto do ano e dura aproximadamente três meses. Quando paramos para refletir percebemos também que até o nosso corpo físico, através de suas funções vitais também obedecem a certos ciclos que estão sob o controle direto do nosso subconsciente e de nossa consciência psíquica.( Chakras e corpos de energia ). 

Deixo como exemplos: O coração que possui seus batimentos regulares alternados entre sístole e diástole. O pulmão que comporta uma inalação e uma exalação e assim ocorrem as trocas gasosas; entra o oxigênio e libera o gás carbônico. Na natureza, as árvores frutíferas todas seguem seu ciclo; Há frutas que são específicas da estação verão, outono, inverno e primavera enquanto que existem frutas que se desenvolve em todas estações.
O mesmo ocorre com determinadas plantas e flores que se desabrocham em determinadas épocas do ano. Todas as coisas que existem na Terra estão submetidas a uma sucessão e uma combinação de fases evolutivas ou não, ou seja são regidas por ciclos fundamentais. É sabido por renomados astrólogos do passado que há ciclos auspiciosos ou não para todos os tipos de assuntos que envolvem a evolução do homem. Seja nos negócios ou nos relacionamentos amorosos. 
Há um tempo certo para tomar determinadas ações. E como reconhecer esses tempos de ciclos? Ao longo destes meses estarei orientando neste espaço como você poderá tirar melhor proveito do seu estudo do Mapa Natal e das progressões. Torno a frisar, há o momento certo para todas as coisas que estão abaixo do céu; inclusive o seu nascimento, desencarne e porque não haveria de ter demais momentos auspiciosos? Você não encomenda seu Mapa Natal + trânsitos para deixá-lo dentro da sua gaveta não é mesmo? Há uma trilogia perfeita: ter o seu pensamento positivo, conhecer seus ciclos auspiciosos e tomar decisões no momento certo.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SIMBOLISMO ASTROLÓGICO

Por: Randler Michel


Há doze divisões no espaço ao longo da roda do zodíaco. São doze campos de energia  que formam a estrutura do Mapa Natal. Chamamos de casas astrais.
Os signos possuem classificação de acordo com a dualidade; Positivo e Negativo, Masculino e Feminino. Quer estejamos reencarnados como Homem ou Mulher, todos nós temos a dualidade, a energia YIN e YANG.

Os signos opostos possuem a mesma polaridade. Os seis Signos Positivos tendem a reagir na vida de modo mais expressivo e dinâmico e os seis Signos Negativos inclinam mais para a receptividade e doação.                                             

OS ELEMENTOS:

Os 12 Signos também estão agrupados por elementos naturais: são eles: Fogo, Ar, Água e Terra.
Você pode perceber que no diagrama os elementos unidos formam uma pirâmide de equilíbrio. Os signos de FOGO e AR possuem em comum o fato de serem todos do grupo Yang e Masculino.

                                                                


Os Signos de Fogo possuem a polaridade positiva e ativa se manifestam com entusiasmo, produzem muita energia em movimento, são criativos e determinados.

Áries: Está sempre em ação com suas novas ideais e projetos, planos de ação de maneira determinada. É conhecido como Líder Nato.

Leão: Dono de muita energia criativa e de liderança, dispõe a sua sabedoria com confiança moderada. Corajoso quando tem que iniciar novos empreendimentos e projetos pessoais.

Sagitário: Sincero, direto e objetivo. Os Sagitarianos estão abertos para as mudanças, não pensa duas vezes para abrir mão de algum projeto para iniciar outro ainda maior. Realizam seus objetivos de modo otimista, franco e aberto.

Os Três Signos de AR. Expressam a polaridade positiva – masculina no desejo comum de se comunicarem ao mundo. No ar consta a energia vital conhecida como Prana.

Gêmeos: Traz consigo uma forte energia de adaptação e de intelectualidade; possuindo a dinâmica da ação do envolvimento com várias coisas ao mesmo tempo. Versátil, aberto, adaptável às mudanças.

Libra: São empreendedores natos, donos de equilíbrio, harmonia e muita neutralidade. São peritos nas resoluções dos conflitos e nas pacificações.

Aquário: Há muita inteligência e criatividade que trabalham juntas. Traz do dom da iniciativa de equilibrar as diferenças entre as pessoas. Humanitário, progressista, amigável possuem dom de fazerem as pessoas viverem com as indiferenças.


Os três Signos do elemento Terra manifestam a polaridade passiva – Yin . São eles: Touro, Virgem e Capricórnio. Trazem no seu interior, qualidades muitas vezes enraizadas. Há forte ligação com a terra e com material.

Touro: Possui uma característica marcante; trabalhador e esforçado. É digno de confiança, por ser muito trabalhador e determinado. Há um lado impaciente e teimoso que necessita ser trabalhado. Difícil fazê-lo mudar de opinião, tendo resistência as mudanças. Prefere a segurança das tradições.

Virgem: Prático, trabalhador, bastante adaptável ás novas realidades. São peritos em análise, ordem e perfeição dos detalhes. Único desafio e vencer o lado calculista, crítico e cético.

Capricórnio: Dono de muita responsabilidade e compromisso. Signo bastante realizador no trabalho e nos negócios. Forte ligação com os prazeres da terra e materiais. Sua luta é vencer a impaciência, excesso de autoritarismo e a ambição exagerada.

Os três signos do elemento Água manifestam a sua polaridade negativa – passiva na sensibilidade e no mundo das emoções. Conseguem penetrar nas camadas do inconsciente e fazer divinas manifestações na música, na arte, na espiritualidade em geral. 

Câncer: Donos de muita carga emotiva e protetora. Estão fortemente conectados aos laços familiares e o mundo dos sentimentos. Excesso de proteção e preocupação podem  ocasionar  as doenças de origem nervosa.

Escorpião: Revela muito pouco de si para os outros. Dono de sentimentos fortes e firmes. Abrange aos extremos da consciência ao mesmo tempo, que penetra nas profundezas do seu inconsciente. Signo dos apaixonados. Sua luta é vencer seu lado autodestrutivo.

Peixes: Sensibilidade e idealismo são a marca deste nativo. São donos de muito altruísmo e vontade de ajudar as pessoas através do trabalho social. Lado místico e espiritual também é bastante evidenciado. Sua luta é vencer medo, os vícios, e sair do sonho para a realidade.

ASTROLOGIA O SABER DO TEMPO




Por Randler Michel




Astrologia no meu ponto de vista é uma ciência milenar, o seu principio baseia-se na observação dos fenômenos celestes e na sua correlação com os eventos terrestres. Para a astrologia o tanto o cosmo quanto o homem compartilham da mesma constituição de vibração diferenciando-se apenas quanto ao formato da manifestação desta energia e da sua apresentação na forma de matéria. Lembra qual a constituição da matéria?

O homem não está fora do Universo, o homem faz parte do Universo. O homem não está fora do espaço, ele troca e recebe vibrações com o cosmos. O planeta Terra, não está fora do Universo.

Grande parte das pessoas ainda não desenvolveu a noção do espaço. Quando você pergunta ao seu amigo: - onde está o Sol ? - A reação mais natural do seu amigo é olhar para o alto e dizer, lá no céu! No espaço!



A posição da estrela sol estudada pelos astrônomos é a mesma do planeta Sol estudada pelos astrólogos. Assim é como os demais planetas. Enquanto a Astronomia preocupa com estudo do ponto de vista mecânico e físico a Astrologia se preocupa com estudo do ponto de vista metafísico, vibracional e seus campos de energia e atuação no tempo e no espaço, seja o espaço limitado por campos de ação da consciência humana ou não. O objeto de estudo da astrologia é a vibração, tal como a força gravitacional. Cada planeta que compõe o nosso sistema solar, emite e irradia vibrações.



 Homem possui centros psíquicos, conhecidos como Chakras, centros de energias específicos para captarem essas e outras vibrações. O homem é influenciado por forças cósmicas e por diversos tipos de irradiações ao seu redor, tal como a energia magnética e a telúrica. Cada um destes centros de energia é responsável pelo equilíbrio de glândulas e estas, são responsáveis pelo funcionamento do nosso organismo e este que compõe o nosso corpo físico. É a energia do espírito que alimenta a matéria, tal como a alma que possui um corpo físico!



As manifestações destas energias podem ser traduzidas por diversas maneiras de diagnóstico. O Astrólogo utiliza-se da interpretação do Mapa Natal, que nada mais é que a representação esquemática, simbólica do céu, da posição dos planetas e seus aspectos no instante do nascimento. O espaço pode ser limitado, como determinadas áreas que atuamos na vida. (trabalho, saúde, relacionamentos, saber e tantas outras).

O tempo é congelado, como zero, no instante do nascimento é o referencial, tal como homem faz para diferenciar dia e noite, anos de décadas e  estas de séculos.

Porque o tempo é ilimitado, a consciência humana precisou limitar  o tempo em 24 horas, usou como marco o tempo de rotação da terra em torno do seu próprio eixo. Tente imaginar o mundo sem calendário, sem relógio. O que iríamos usar como referencial? Como iríamos organizar a nossa vida?





Você também pode ter outros referenciais!



Como astrólogo, eu utilizo as informações levantadas do mapa como um referencial para nortear quais caminhos o consulente deva tomar, ajudo-o nas escolhas pessoais e de que modo possa haver mais acertos no seu caminho evolutivo. Todas as coisas caminham no sentido da evolução. O uso sensato do livre arbítrio, a conscientização da lei de ação e a reação. Talvez essa seja função do astrólogo quando consciente do seu papel social; Saber ajudar o próximo a reconhecer os sinais grifados pelo tempo, espaço e movimento.