sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ANÁLISE DO TEMPERAMENTO ATRAVÉS DO MAPA NATAL


Por: Randler Michel

Para ajudá-los a reconhecer qual é o seu tipo de temperamento, a astrologia utiliza-se do estudo dos tradicionais elementos presentes no Mapa Natal. Estes elementos são dotados de peso, numa ordem no qual se estabelecem o total de 23 pontos:

Planetas e Área do Mapa 
 valor
Ascendente
4
Sol
3
Lua
3
Mercúrio
2
Vênus
2
Marte
2
Júpiter
2
Saturno
2
Urano
1
Netuno
1
Plutão
1

O cálculo do temperamento se faz somando os pontos dos planetas que estacionaram nos signos zodiacais e conforme seus respectivos elementos:

Elemento
Signos do Zodíaco
Temperamento
Fogo
Áries, Leão , Sagitário
Bilioso
Terra
Touro, Virgem, Capricórnio  
Nervoso
    Ar
Gêmeos, Libra , Aquário
Sanguíneo
Água
Câncer, Escorpião, Peixes
Linfático

Como exemplo irei analisar o seguinte Mapa Natal : 02 de Fevereiro de 1973 18:00  João Monlevade MG.


Signos de Fogo: Ascendente em Leão (4) Marte (2) Netuno (1)
Total:  7 pontos.
Signos de Terra: Vênus (2) , Júpiter (2)
Total: 4 pontos
Signos de Ar: Saturno (2), Plutão (1), Urano (1), Sol (3), Lua (3), Mercúrio (2)
Total: 12 Pontos
Signos de Água: Não há planetas nos signos de Água
Total: 0 pontos.
Neste exemplo há mais pontos nos signos de AR e Fogo, conclui-se pela soma 12 pontos nos signos de elemento AR, seguido de  7 pontos nos signos do elemento fogo. Correspondendo aos elementos  Ar- Fogo ou Fogo-Ar .
A partir desta soma pode-se agora analisar quanto às predisposições patológicas deste nativo; e as demais combinações abaixo:
Fogo- Ar (Bilioso- sanguíneo) predispõe forte tendência para o desenvolvimento da natureza hiperativa. Expõe a febres e problemas congestivos. Há forte tendência para desenvolver o estresse, estafar, a queimar as calorias e se desgastar mais rápido.
Fogo- Terra ( Bilioso- Nervoso) predispõe para o desenvolvimento da natureza mais ativa, perseverante, mas frequentemente inquieta, impaciente, o que terá portanto a necessidade de equilibra-se com hábitos alimentares de horário fixo e regular. Há necessidade maior de sentir-se amado e apreciado, ressentimentos podem atacar o corpo físico.

Fogo- Água (Bilioso-Linfático) predispõe a uma forma de alternância entre a hiperatividade e indolência.  Podem ser mais sensíveis nos órgãos; sistema linfático, o fígado, a vesícula e o pâncreas.  Há tendência para começar as coisas, projetos e desanimar e não terminá-los.
Terra- Ar ( Nervoso-sanguíneo)  predispõe boa dose de força de vontade, desejo de ajudar, ás vezes sob certa pressão quando há nenhum interesse envolvido. Sob tensão desenvolvem o nervosismo, alterações gastro intestinais, ressecamento de via áreas.
Ar- Água (Sanguíneo- linfático) predispõe alternâncias entre euforia e apatia. Empolga-se e desempolga num piscar de olhos. Cansa-se rápido, e com mínimo descanso,  recupera a sua energia vital.
Terra- Água ( Nervoso- linfático) predispõe a excessiva inquietação, preocupação com o trabalho, entrega-se completamente para executar as atividades que lhe são delegadas. Há muita imaginação, criação, que precisam ser desenvolvidas ajudam na saúde da pele e dos rins.
Saiba mais sobre os tipos de temperamentos à luz da astrologia, sugiro a leitura do texto da Quiron Astrologia em http://www.chiron.com.br/?p=477

Hipócrates (460-367 a.c), médico e filósofo grego, considerado o “Pai da Medicina Ocidental”  revelou-nos como origem. Até hoje, quando falamos em TEMPERAMENTO recorremos ao modelo hipocrático que se dividem em: LINFÁTICO, SANGÜÍNEO, BILIAR E NERVOSO.

Segundo a técnica da análise do temperamento pelo Mapa Natal a ausência ou carência de planetas, nos ( signos) trazem importantes revelações:

Carência em signos de fogo: podem revelar as dificuldades do funcionamento da vesícula biliar e do fígado, assimilação mais lenta destes órgãos e alterações patológicas.
Carência em signos de terra; podem revelar as alterações no sistema nervoso, propensão a fadiga,  as doenças do sistema nervoso.
Carência em signos de ar: podem revelar as alterações e problemas no sistema respiratório, circulatório. Facilidades de infecção e desenvolvimento de patologias e doenças nestes órgãos.
Carência em signos de água: podem revelar a predisposição à insônia e agitação doentia, alterações musculares, por não saber relaxar.


Saiba mais em: Astrologia Médica- A saúde e a doença reveladas no Mapa Natal  autoria da astróloga suiça Huguette Hirsig – Editora Caicá

Os Quatro Elementos e os Caminhos da Energia de Karen Hamaker –Zondag- Editora Nova Fronteira.

Nenhum comentário: