quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MEDITANDO COM AS DOZE VIRTUDES ZODIACAIS


A palavra “ virtude ” se origina do latim, que também é sinônimo de “potência” e significa força. No caminho do desenvolvimento, as chamadas “doze virtudes” estão incluídas nos ensinamentos esotéricos que podem ser praticados a cada mês do ano, acompanhando, portanto  o signo correspondente. Estes exercícios foram recomendados por Helena Blavatsky  e Rudolf Steiner conferiu ao estudo complementações.
Estudiosos recomendam a prática da meditação e reflexão  , trabalhando com  duas virtudes a cada mês. A reflexão e meditação irá despertar a consciência para  sintonia com padrões de energias  mais elevadas  e transformadora.

Período
Signo do zodíaco
Virtude
Virtude
22/03 a 21/04
Áries
      Devoção
Renúncia
22/04 a 21/05
Touro
Equanimidade
Progresso
22/05 a 21/06
Gêmeos
Perseverança
Fidelidade
22/06 a 21/07
Câncer
Altruísmo
Purificação
22/07 a 21/08
Leão
Compaixão
Liberdade
22/08 a 21/09
Virgem
Polidez
Cortesia
22/09 a 21/10
Libra
Satisfação
Serenidade
22/10 a 21/11
Escorpião
Paciência
Cognição
22/11 a 21/12
Sagitário
Controle da fala
Do pensamento
22/12 a 21/01
Capricórnio
Coragem
Redenção
22/01 a 21/02
Aquário
Discrição
Força meditativa
22/02 a 21/03
Peixes
Magnanimidade
 Grandeza do amor

Aqui irei contextualizar apenas algumas virtudes:
Segundo Rudolf Steiner, a falta de interesse, a admiração e a devoção  das pessoas  no mundo de hoje poderá se transformar em doenças para estas pessoas  em suas reencarnações posteriores.   Praticando a devoção, o agradecimento por tudo que nos acontece  aprende-se o valor agregado da renúncia.  No mundo materialista de hoje, o que significa sabermos renunciar a algo que talvez  tanto almejemos? Significa desistir desse algo com calma e sem rancor, raiva ou amargura.
A equanimidade ou equilíbrio interno poderá ser exercitado no plano do pensar, no sentido de aprendermos a pensar livres de preconceitos. Preconceitos, criam resistência para o progresso.
A persistência, a perseverança  são virtudes essenciais quando desejamos alcançar novos conhecimentos ou objetivos pessoais. 
O altruísmo significa volta-se para o outro ( lat. Alter ) Liberta-se do egoísmo e quando passamos a exercitar nas nossas relações pessoais o altruísmo e intensificamo-los, chegamos à compaixão; com-paixão sofrer junto com outro.

Hoje em dia muitos jovens rejeitam a polidez. O resultado é a grosseria que provém sempre de um sentido de superioridade intelectual e física em relação ao outro.  Boa parte das  pessoas hoje em dia  rejeitam a virtude da polidez, e  está tem sido a causa para muitos dos conflitos sociais. Falta de polidez, se traduz em falta de sensibilidade com outro, de ser mais empático.
Satisfação e serenidade.  Segundo os estudos de Rudolf Steiner, quando aceitamos o nosso destino, chegamos à satisfação interior.  Um exemplo simples de satisfação para os dias  atuais quando no Brasil temos mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Então para as pessoas que estão trabalhando, ao invés de queixarem deveriam agradecer. A  virtude da satisfação transformar o suor do teu trabalho em bênçãos!
 A paciência é a virtude que mundo atual necessita é importante para promover o desenvolvimento espiritual, e todo trabalho, toda relação com outro exige doses de paciência. Falta nos dias hoje a capacidade de saber o momento certo de ouvir  e o momento de falar ao próximo.
O que falta nos homens  é a virtude da grandeza do amor ao próximo.  Mesmo com tantas religiões e filosofias de vida  e espiritual apontando a necessidade do amor e do perdão como caminho da  salvação  para as almas , a  união espiritual , a paz profunda   tem permanecido distantes de muitos povos e nações. A magnanimidade ou grandeza da alma são as virtudes mais difíceis de alcançar pois exige o desprendimento das ilusões do plano material.

Para saber mais detalhes aconselho a leitura do Livro As Forças Zodiacais- Sua atuação na alma humana. Gudrun Burkhard- Antroposófica.

Nenhum comentário: