sábado, 6 de janeiro de 2018

O QUE SÃO OS CHAKRAS







Figura 1 Localização dos Sete Chakras principais no corpo etérico.

O homem é uma personalidade alma em constante estado de evolução, para tal utiliza-se de vários corpos de energias, e cada corpo é conectado a planos diferenciados de consciências e que estão em expansão. E flui a energia vital, ou Prana pelos Setes Chakras principais. Estes são presentes a partir do Corpo Etérico. No corpo físico do homem o sistema endócrino recebe a energia vital que permite o seu perfeito estado de funcionamento e equilíbrio. Lembrando que é o sistema endócrino que comanda o funcionamento dos demais sistemas e órgãos. ( figura 2). A energia vital, entra no corpo físico também pela respiração ( pranas ) e pela alimentação ( energia dos alimentos).

A palavra Chakra é originada do sânscrito, e quer dizer, movimento circulatório ou em rotação. E o movimento circular dos chakras faz com que a energia vital seja atraída para os corpos e flua e ao mesmo tempo em que é irradiada.
Os chakras giram da direita para a esquerda, porém com variação da energia para a natureza masculina e feminina. Os mesmos Chakras que no homem giram da direita para esquerda, na mulher este movimento dá-se da esquerda para a direita. Cada volta da direita, o movimento da energia é o Yang, e cada volta para esquerda o movimento da energia é o Yin. A É preciso considerar que:


Este sentido de rotação varia conforme a função desempenhada pelos Chakras. O chakra básico no homem gira para a direita, expressa as características deste centro de modo mais ativo- no sentido da conquista e do domínio, no âmbito material e sexual. No primeiro chakra da mulher, entretanto, gira para a esquerda de forma mais receptiva à força vivificante e criadora da terra, que penetra através do centro raiz. No segundo chakra, os indícios são alterados; a rotação da direita na mulher, demonstra mais força ativa na expressão das emoções, e a rotação para a esquerda no homem, deixa-o, assumir neste caso, uma atitude receptiva ou frequentemente passiva e assim contínua; os movimentos para direita e para esquerda se alteram, caracterizando o homem e a mulher de modo diferente à complementação das energias em cada âmbito da vida. (Sharamon,1988,p.23)



Na maioria das pessoas, os chakras possuem uma extensão média de 10 cm e há predominâncias de matizes de cores que corresponde principal de cada um dos setes chakras. Nas pessoas mais evoluídas moralmente e espiritualmente tem-se vibrações e frequências mais aumentadas, e a cores mais clara e brilhantes. Tal como o aumento e expansão da aura.

A terapia holística usa elementos naturais e complementares para auxiliar no processo de harmonização das energias fluem nos chakras. Uso de essências vibracionais através da aromaterapia, o uso das essências florais de diversos sistemas que agem diretamente nestes centros vitais e nos demais corpos de energia, o uso da cor, cromoterapia, o uso dos sons vocálicos ou mantras e a imposição das mãos, seja num passe espiritual, numa bendição, no benzimento, na oração, nas sessões de Reiki ou Magnified Healing® e outros sistemas que usam as mãos são caminhos de cura e equilíbrio.



                                  Figura 3-  Descrição dos Chakras 

Recomendações de Leitura: Os Chakras, Os Centros magnéticos vitais do ser humano; C. W.Leadbeater. Editora Pensamento.
Os Chakras, Mandalas de Vitalidade e Poder, Shalila Sharamon , Bodo J. Baginski, Editora Pensamento.


Nenhum comentário: