segunda-feira, 15 de julho de 2019

ASTROLOGIA : A COMPREENSÃO DO SER


Por: Randler Michel

Nesta postagem proponho a reflexão sobre as influências dos astros, não tenho a intenção ou capacidade de provar a veracidade da astrologia unicamente o seu valor agregado. Tendo como base os  estudos de Sepharial , no seu Manual de Astrologia. Considerado um grande clássico na literatura astrológica. De modo geral as pessoas sabem qual é o seu signo solar, o signo ascendente, mas desconhecem as demais influências que os astros exercem sobre suas vidas.   O valor agregado das informações do Mapa Natal e dos estudos de prognósticos como: Trânsitos, Progressões e Revolução Solar, ainda são limitados aqueles que tem interesse e condições financeiras para tal.
Como são analisadas as influências dos astros, as suas construções simbólicas?
Sendo milenar a ciência da astrologia sua metodologia de análise baseia-se na observação dos eventos celestes e suas correspondências com acontecimentos terrestres. Na verdade trata-se da astrologia o estudo dos ciclos cósmicos e suas respectivas influências. Se o astrônomo com sua ciência, pode predizer o retorno de um cometa, o avançar de um asteróide em direção à Terra, as conjunções planetárias, as datas corretas dos eclipses solar e lunar, o astrólogo; observando a repetição cíclica dos eventos celestes existentes, pode, por métodos similares, predizer quando este ou aquele evento pode ocorrer novamente e comparar os fatos ocorridos (suas influências) nos acontecimentos terrestres.

A astrologia contemporânea estuda os registros dos fatos históricos, das eras, épocas e anos retrocedentes visando compreender a dinâmica dos acontecimentos bem como a construção do saber astrológico.
No processo de realizar a comparação dos registros, manuais de astrologia, são comuns textos; determinada posição de um planeta num dado signo, elemento, casa, em aspecto com outro planeta sendo favorável a atrair determinados tipos de acontecimentos, ou direcionar o nativo para certos interesses e também para determinados tipos de acontecimentos na coletividade.  O astrólogo contemporâneo continua na prática sistemática da observação da repetição de cada posição em particular (planetas, estrelas e afins) e faz a comparação; das evidências de fatos históricos ocorridos no passado com fatos que ocorrem na atualidade e a comparação entre os textos astrológicos antigos. Todo bom astrólogo é um exímio observador.

“O astrólogo anotando a repetição cíclica dos eventos em conjunção com os fenômenos celestes existentes, pode, por métodos similares, predizer quando este ou aquele evento pode ocorrer novamente.” SEPHARIAL, 1988.

O conhecimento astrológico vem sendo construindo ao logo dos séculos. Hoje adotamos uma análise mais sistemática e investigativa levando sempre em consideração os aspectos ; históricos, mitológicos, psicológicos, da cabala, os simbolismos implícitos e explícitos dos planetas.

O que leva a astrologia, com seus respectivos processos de trabalho (tipos de estudos, análises, mapas, áreas e ou campos da astrologia) sobreviver por séculos, tem sido a compreensão das dimensões dos planos mais elevados e presentes na consciência do ser humano. Tomar consciência dos potenciais latentes, conhecimentos, habilidades, saber o momento exato para desempenhar certas atitudes, o agir de certo modo, muda a nossa  visão de mundo, do próprio estado do ser.


SEPHARIAL 1864-1920, Manual de Astrologia, um clássico da literatura astrológica. Rio de Janeiro, 3ª Ed. Nova Fronteira 1988.

Nenhum comentário: