quarta-feira, 18 de setembro de 2019

DESCULPA: MEU TEMPO TÁ CORRIDO

Por: Randler Michel 

Vive-se no tempo onde as relações de amizades são facilitadas pelos avanços nas tecnologias da informação e da comunicação. Não existe mais o longe ou a barreira física. Fazemos e desfazemos amizades quase que num passe de mágica. Se não gosto do seu comentário, ou do seu ponto de vista, preferência política expressada na minha rede social,  eu te deleto. É simples assim!

Não tenho tempo para observar as flores, sentir seu perfume, contemplar a sua grandeza. As abelhas não irão fazer falta pra mim, eu não vivo sem o meu smartphone.

Aquela mensagem enviada para um amigo distante, chega competir com a velocidade da luz.  Geração dos conectados o tempo todo, com várias pessoas numa mesma fração de tempo e boa parte destes novos amigos, se quer, são conhecidos presencialmente, porém, já são bem mais valorizados. Trocam-se até confidências, bem íntimas, falam de coisas, que não tem a coragem de contar, durante anos de análise com o psicanalista , conversas com os pais ou com aquele bom e fiel amigo.

Todos querem ser ouvidos, mas ninguém tem tempo para escutar. Preciso de um favor seu... desculpa, não tenho condições de lhe ajudar por hoje. Estou com meu tempo corrido.

As pessoas andam sempre tão ocupadas, na ponta da língua, a frase mágica:  não tive tempo ainda, minha agenda está cheia, é que eu estou numa correria aqui... Com isso as relações entre amigos fora dos aplicativos de mensagens ou das redes sociais, vão perdendo o calor e afetuosidade.

A amizade é como uma flor, se você não cuida, morre.  Se você mata as abelhas, em breve não terás frutas.

Hoje vive-se com menos abraços, beijos, tempo para conversar olhando nos olhos, pra ouvir ou dizer eu te amo.  Até para dizer: muito obrigado, ou para perceber que no jeito de olhar, no tom de voz do outro, que as coisas não estão nada bem. Passa despercebido um pedido de socorro.

Aquele sorriso da foto das redes sociais, não passa de um momento.  Neste paradoxo de muitos números amigos virtuais, curtidas, comentários em fotos, há sempre dores da alma, solidão e  a depressão que estão escondidas nos mais belos e enigmáticos sorrisos.

A felicidade quando é traduzida apenas em números de amigos virtuais,  curtidas é fakenews!

Mediante ao uso das tecnologias, seja intenso e presente nas relações de amizades. Não poupe seu tempo, muito menos desperdice-o!! Seja intenso, nos encontros presenciais; numa mesa de bar, numa roda de amigos, numa sala de aula, nas reuniões de família, nos cultos da igreja, esteja presente de corpo e alma. As tecnologias serão sempre aprimoradas e permanecerão neste mundo para sempre, já as pessoas não!

Os amigos  quando vão para as nuvens, numas das moradas do Pai, não deixam a opção de fazer o download !!

Faça a gestão do seu tempo!! Não tenha urgência em dar respostas aqueles questões que podem esperar. Preocupe-se mais com amigos que precisam da sua ajuda, da sua visita, do seu abraço, da sua palavra de conforto num momento de dor.  O mudo não é mais o mesmo, as pessoas também não o são, mas o amor,  o olhar nos olhos, o poder do abraço, o jeito de ser, de estar presente como amigo e ser atencioso será o diferencial neste século. Não tenha vergonha ou receio em ser mais humano, pois as máquinas, a inteligência artificial  farão todo o trabalhando  pesado,  e complexo para você. Seja aquele amigo, tão importante e vital como as abelhas são para a natureza. 

As tecnologias de comunicação unem as pessoas distantes. Tenha cuidado para unir-se demais aos distantes e afastar-se dos seus amigos presentes.


Nenhum comentário: