quarta-feira, 11 de setembro de 2019

TEMPOS DIFÍCEIS, TAMBÉM PASSAM.



Ensinamentos da astrologia para o atual momento que estamos vivendo. Não sou um especialista em astrologia mundial. A única certeza que tenho é que: "Há tempo para todas coisas abaixo do céu". Eclesiastes 3.1 ." Disse Deus: "Façam os luzeiros no firmamento dos céus, para separar o dia da noite, e sirvam de sinais, marquem o tempo, os dias e os anos." Gêneses 1-14. Lembro que: tempos difíceis, também passam. Os movimentos os planetas lentos sinalizam importantes ciclos de mudanças. Hoje a reflexão é sobre as energias de Saturno, Plutão e Urano.
Desde o ingresso ( a entrada do planeta no signo) e o trânsito (movimento do planeta pelo signo) : Saturno ( 2017 até  2020) e Plutão ( 2008 até 2023) no Signo de Terra Capricórnio presenciamos crises políticas e financeiras a nível global.  As estruturas de poderes, e tudo aquilo que pensávamos como uma ideia de segurança, estabilidade, provavelmente continuarão a ruir ou modificar por completo. Isso inclui o nosso modo operante de ganhar a vida, o trabalho, o sustento. Não posso deixar de mencionar aqui, o trânsito de Urano pelo Signo de Terra Touro. (2018- 2026). Mudará completamente a nossa relação com dinheiro, moeda, posses, bens materiais, recursos naturais não renováveis e explorados, a agricultura, alimentação e a economia global. Toda mudança traz consigo um certa dose de conflitos, resistências e medos.
O fato é que; para entender os efeitos de um dado planeta em movimento por um dado signo do zodíaco e suas respectivas influências, faz-se necessário rever os fatos, os registros históricos de épocas passadas em que o mesmo planeta, transitou pelo mesmo signo. Isto é; fazer uma observação direta. Essas mudanças vão ficando mais perceptíveis ou tomamos mais consciência dos seus efeitos, à medida que o planeta em trânsito alcança o ponto de 15º e vai formando aspectos mais tensos com os demais planetas e os Doze Signos.
Não disponho aqui, tempo para explicar a parte técnica da astrologia; o interessante a ser observado é que: a passagem, ou o trânsito de Saturno pelo Signo de Capricórnio, estabelece uma certa vibração de energia direta para ambição, sede de poder, status, e expressão de autoridade. As reações emocionais, psicossociais das pessoas durante esse trânsito tem sido direcionada ao desejo de poder com certa dose de hostilidade, intolerância, agir por impulso, não se importando em levar vantagens nos negócios, mesmo que apelem para modos desonestos; é a época que os fortes dominam sobre os fracos. Hoje desafios nas relações pessoais e emocionais, está sendo superar o lado do excesso de ter, o acúmulo das coisas materiais, as competições entre as pessoas. Isso não implica em ter que abrir mão dos seus sonhos. Com diz em Desiderata: "Se você comparar com outros, pode se tornar vaidoso ou amargo."  Esses são os pontos negativos do Signo de Capricórnio.
De 2017 até agora, vivenciamos mudanças drásticas nos cenários do trabalho, economia e na política- a crise está todos cantos do mundo. Não é exclusivamente do Brasil.  É um imperativo reinventar! Nunca escutou-se tanto a palavra, Resiliência!
Plutão em Capricórnio, lida diretamente com a energia das estruturas de poderes políticos e sociais. Durantes anos em que Plutão esteve em Capricórnio nasceram novos conceitos de governo.  A título de exemplo; o fato histórico, a Declaração de Independência Americana em 1776.  Houve uma grande mudança no modo operante deste país.
As expectativas dos astrólogos no século passado, eram que; neste atual momento em que Plutão transitasse pelo Signo de Capricórnio: estaríamos vivendo um governo mundial baseado nos melhores interesses para a humanidade. De fato, muita coisa mudou no mundo; os blocos econômicos, o neoliberalismo, os avanços das ciências, comunicação e tecnologias de informação.  Porém a sede de poder político ainda são cegas para o bem comum. É a ambição pelo poder, status, não se permite olhar muito para o próximo com olhos de compaixão.
Durante estes trânsitos, planetas lentos e desafiadores , temos que aprender a renascer das cinzas. Cito outro trecho do poema Desiderata:  “ Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo é cheio de armadilhas. Mas não deixe que isso venha a cegá-lo para a presença da virtude; muitas pessoas lutam por grandes ideais, e em todos os lugares a vida está cheia de heroísmos.”
Esta parte do texto ‘’ Desiderata” harmoniza com momento das energias cósmicas, ou astrológicas que estamos vivendo. Temos que ter cautela nos negócios, ao mesmo tempo que temos que ter cuidado para não sermos explorados. Uma coisa é certa, não podemos conter as mudanças. Se hoje  a porta está fechada, amanhã a mesma porta estará aberta para nossa entrada triunfal. No seu mapa natal avalie a posição dos planetas : Urano, Plutão e Saturno. Bem como os seus respectivos trânsitos, pois sinalizam setores  de importantes impactos e mudanças pessoais, vale muito como reflexão, autoconhecimento.

Nenhum comentário: