sábado, 11 de janeiro de 2020

SIMBOLISMO DOS NODOS LUNARES NO MAPA ASTRAL



Os nodos¹ norte e sul da Lua não são planetas. São pontos de referências; equador celeste e são utilizados pelos astrônomos para calcular a distância dos eclipses. Quando o Sol e a Lua estão em conjunção exata e também em conjunção a um dos nodos, ocorre um eclipse solar. ( fase da Lua Nova).
Quando o Sol e a Lua estão em oposição exata e ambos estão em conjunção a um dos nodos, ocorre o eclipse lunar.  (fase da Lua Cheia). O nodo norte, denota o ponto sobre a eclíptica em que um planeta passa da latitude sul à latitude norte. O nodo sul sempre estará localizado no signo oposto ao nodo norte e ambos mantém o mesmo grau. Esse eixo nodal simboliza uma relação entre o tempo e o espaço.  O nodo da Lua movimenta em média cerca de três minutos por dia, demora cerca 18,5 anos para completar seu trânsito pelo zodíaco. Ilustração de Ouroborus: dragão que morde a própria calda.

Na astrologia védica ou hindu, o nodo norte é conhecido como Cabeça do dragão ( Rahu) e o sul como Cauda do dragão (ketu).  São pontos cármicos, sendo o nodo norte aproximado da natureza de Júpiter e do Sol e o nodo sul, da natureza de Saturno e da Lua.  Ambos pontos, ou sinais, são chaves de compreensão e entendimento do sentido e dão-nos direcionamento na vida.  Trazem informação a respeito da lei da causa e efeito, ação e reação. Sua posição no mapa natal ou astral; signos, casas e aspectos,  revela o aprendizado, a experiência e o caminho para alcançar a maestria pessoal. Ilustração do sinal ou símbolo do nodo norte e sul.

O nodo sul sintetiza o passado da personalidade-alma, são as experiências, as bagagens, o valor agregado, como também os problemas não resolvidos, experiências que se repetem como áreas de interesse, temas ou assuntos. Alguns autores o tratam como resíduos cármicos.  Os pontos negativos e desfavoráveis do signo que está localizado, bem como tema da casa astral que ocupa devem ser evitados, policiar as atitudes.  Os pontos positivos do signo são manifestados como certa facilidade, talento e aptidão, em especial que personalidade-alma trás.  Trata-se da bagagem espiritual.
O nodo norte sintetiza o caminho do presente, a direção para o futuro, a nova experiência a ser tentada. É a área de expansão da consciência, e expressão mais elevada, o caminho, a direção a ser percorrida, é um indicador para o sucesso. De posse do Mapa Natal, o nativo deverá focar nos pontos positivos e nas qualidades do signo solar que nodo esteja localizado e prestar atenção no caminho, na direção a ser percorrida, sinalizada pelo tema da casa astral que ocupa. Precisa aprender a seguir sua essência, seu caminho interior, sua história.
¹ Nodo ou nódulos. O termo correto é nodo, sentido de eixo nodal. A terminologia nódulo faz referência a nó, uma pequena mancha, ou tumor, sendo uma condição desfavorável à saúde. Alguns autores usam o termo nódulos na astrologia como Martin Shulmam.

REFERÊNCIAS:

Lewis,James R. Enciclopédia de Astrologia. São Paulo. SP: Makron, 1998.
Shulman, Martin. Os nódulos lunares. Astrologia Cármica I.  São Paulo. SP:  Agora,1987.

Próximo tema: simbolismo do nodo nos 12 signos do zodíaco.

Nenhum comentário: