quarta-feira, 27 de maio de 2020

OS QUATRO ELEMENTOS DA ASTROLOGIA E AS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS


  O objetivo desta produção textual pluridisciplinar é promover a reflexão sobre os quatro elementos da astrologia, os caminhos desta energia e sua correlação com as quatro funções psicológicas descritas por Carl Gustav Jung.
   Para demonstrar como funções diferentes abordam a mesma informação. Jung certa vez deu o seguinte exemplo:

   Sensação: vejo que algo é vermelho, que tem certo brilho e resplendor, certa forma e cheiro.
    Pensamento: reconheço este objeto como uma taça cheia de vinho tinto.
  Sentimento: julgo o conjunto; reconheço-o como sendo algo agradável. Um abstêmico, entretanto, o consideraria pouco atraente.
   Intuição: suponho que seja um Pommard 1937 ( imagem da web) e que talvez seja um presente de natal oferecido por   “x” amigo do meu anfitrião. 

   Estas quatro funções também estão presentes nos elementos da carta astrológica natal ou no mapa natal. Uma vez que os 12 signos do zodíaco como padrão universal de energia, são distribuídos em quatro constituição básica de igual natureza. A imagem abaixo exemplifica a compreensão. Temos para cada uma destas quatro funções psicológicas quatro elementos como constituição básica e energética dos signos. Terra, Fogo, Ar e Água.



    Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário – vivem num mundo oculto, além da existência material. Conceitos como futuro, possibilidades, descoberta e dinamismo desempenham um amplo papel no mundo do tipo fogo. A vida e todas as suas manifestações materiais e imateriais são vistas pelo de tipo de fogo de dentro para fora, já que intuitivamente percebe como tudo é ou deveria ser. O mundo é uma história cheia de oportunidades fantásticas na qual ele desempenha um importante papel. O trabalho com rotina, pode ser insuportável.

   Signo de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio reagem de maneira oposta aos do signo fogo Enxergar através das aparências é a característica principal do tipo de fogo. Ação e conceitos lhe pertencem. Sua consciência está relacionada à experiência material, razão pela qual atribui tanto amor a beleza externa, a beleza é algo que pode ser analisado, julgado objetivamente. A criatividade dos signos de fogo, provocam ansiedade nos signos de terra. A necessidade de segurança, é motivo construir um futuro que ofereça um lastro sólido e prático, energia da perseverança. 
   Signos de Ar: o tipo os elementos Terra rejeitam, ou seja, as relações entre os fatos- Lado forte dos signos de Gêmeos, Libra e Aquário. Nestes os elementos são a ênfase no pensamento abstrato, em teoria de ideias. A consciência aqui está direcionada para uma abordagem e assimilação mais lógica e objetiva dos acontecimentos observados ou vivenciados. Discutem bom grão suas descobertas com outros, sendo conhecidos pela capacidade de se comunicarem. Através do processo lógico de pensamento e de troca, o tipo de ar é flexível no discurso e na ação. Examinam o comportamento dos que o cercam, arisca em ser muito racional e parecer frio e insensível. Combinam fatos, ideias e lógica e tudo de modo prático.

  Signos de Água:  tipo sentimental- onde o elemento ar, se sente menos confortável ou à vontade. Câncer, Escorpião e Peixes desenvolvem suas maiores aptidões. Estes signos, elementos, tem como traço predominante perceber e avaliar o mundo de forma emocional. A relação lógica entre os fatos, tão importante neste caso. Para tipo água o importante é o sentimento despertado por uma pessoa, objeto ou situação. Tudo é julgado por este enfoque. Para a consciência, o sentimento é o processo quase inexplicável, mesmo quando se torna um específico para se observar no mundo. De certo modo os nativos dos signos de água, são capazes, sem saber, de identificar-se como alguém e torna-se. Há um envolvimento profundo, sensível, emocional em suas vivências é característica marcante. Sente coisas que não podem ser explicadas. 
  Como reconhecer no mapa natal a função psicológica predominante? ou potencialmente predominante? Por meio da observação e da contagem dos planetas no grupo de signos dos elementos, terra, fogo, ar e água.

   A regra é observação e contagem de duas categorias principais, a primeira de maior pontuação e destaque e segunda com mais pontuação.

   Os planetas nas casas angulares, 1ª, 4ª, 7ª e 10ª ; ascendente, fundo céu, descendente e meio do céu, possuem  peso significativo.

    Deve-se manter o valor da angularidade no posicionamento; se o planeta Marte está no mapa a 29º de Leão, não pode ser alterado para o 1º grau de Virgem, tal como ocorre numa produção textual que considera o próximo signo com total significância. 
  É possível que num dado mapa natal, todas as quatro funções psicológicas estejam em total harmonia e muito bem integradas.

    Referência:
    Karen Hamker- Zondag. Os quatro elementos e os caminhos da energia. A análise dos quatro elementos no mapa astral e suas influências sobre as pessoas. 2ª edição. Editora Nova Fronteira- Rio de Janeiro- RJ. 1983.












Nenhum comentário: