terça-feira, 24 de julho de 2007

O que é carma? Há um carma coletivo?


Por Randler Michel

Eu sempre ouvi alguém dizer que existia o carma,e não compreendia muito bem o que significava realmente a expressão. Ainda na adolescência , em pleno auge de tantas descobertas sobre mim mesmo e sobre o mundo que me cercava , fui me interessando por assuntos místicos e espirituais. Logo, pude compreender a dimensão do que vinha ser o carma e seus tipos, essas descobertas se deram após meu ingresso na AMORC ; Antiga e Mística Ordem Rosacruz, que ainda faço parte até os dias de hoje; provavelmente você também já tenha ouvido algo a esse respeito. Se fizermos uma análise da palavra “carma”, logo descobriremos que significa “ato.” Então, entende-se que “o ato” gera uma “ação” e por outra vez gera uma “reação.” A esse fenômeno dá-se o nome de lei de causa e efeito. E essa lei, se aplica diariamente na nossa vida, mesmo que negamos a sua existência, mesmo que não concordamos com reencarnação, que também está relacionada com a produção de alguns carmas e que mais adiante irei comentá-los. A lei do carma não pode ser manipulada pelo homem. Tudo que pensamos, falamos ou agimos executa uma determinada ação e que por si terá com resposta uma reação. Esta “reação” , vou chamá-la de provações, que enfrentamos durante a nossa existência e que é necessária para o nosso amadurecimento espiritual.
Aos poucos, fui compreendendo que esta lei, não tem como função punir e sim a de nós disciplináramos. E assim, como sofremos alguma conseqüência sobre nossos erros, também nos beneficiamos com as nossas boas ações para com o próximo e para com a coletividade, colhemos o darma. Então não devemos culpar os outros quando achamos que não temos sorte na vida,a não ser a nos mesmos.Pois cada uma de nós colhe aquilo que planta.
Se por um lado, começarmos a aplicar a lei do pensamento positivo, da visualização criativa e agirmos sempre com boa fé, conseqüentemente teremos mais darmas do que carmas. Mas esta lei tem uma finalidade cósmica que nos é essencial;contribuir para a evolução de nossa alma, do nosso planeta,bem como a expansão de nossa consciência. O carma, ou os carmas que adquirimos ao longo de nossa vida não tem apenas a finalidade de punição,correção mas de nos conscientizar dos nossos erros e nos enfatizar a necessidade de fazer o bem e amar ao próximo.

Continuo na próxima semana! Carma coletivo e reencarnação. Pode haver carma de vidas passadas?

Saiba mais sobre os rosacruzes : http://www.amorc.org.br/

Nenhum comentário: