domingo, 28 de agosto de 2011

ASTROLOGIA E AS ERVAS


Segundo pesquisas, a astrologia teve seu berço no século III a.C. entre os caldeus. Na tumba de Ramsés, foi encontrada uma carta celeste mostrando as influências astrais sobre o corpo humano. Da Caldéia, a astrologia seguiu seu caminho até a Grécia, alinhando-se com a filosofia e a matemática. Em Roma, a astrologia seguiu o rumo das previsões, sendo considerada supersticiosa e sofrendo os astrólogos perseguição da Igreja Católica. Os árabes, no norte da África e no Mediterrâneo foram responsáveis pela continuidade dos estudos astrológicos, conferindo a este saber a elaboração mais precisa dos seus cálculos, aspectos, ângulos, e áreas de influência na vida do homem.
Os árabes foram pioneiros no estudo do tratamento com as ervas e plantas medicinais. As ervas e flores ainda são usadas no preparo de tinturas. São colhidas em dias e horas de regências planetárias específicas, tornando-se então eficazes no processo da melhora e ou cura das doenças.
Tendo bom senso e o conhecimento básico de toxicologia de plantas, flores, acredito ser válido o tratamento de muitas patologias por meio do uso de ervas, chás, preparos de tinturas mãe e florais. O nosso organismo agradece todo esse cuidado mais orgânico.
A atual sociedade preza os valores científicos, as pesquisas, e o avanço da bioquímica no tratamento de nossas mazelas físicas. E assim deixamos de ser beneficiados com tratamentos mais simples e como menos efeito colateral. Tornou-se comum escutar que tratamentos a base ervas, não tem efeito algum, que a terapia floral é apenas efeito placebo. Que a homeopatia e a fitoterapia não são ciências respaldadas. Óbvio que, não devemos também deixar o tratamento alopático que estamos fazendo de lado e sim somarmos valores e os recursos naturais.
O ingresso do Sol no Signo de Virgem é um excelente ciclo cósmico para colhermos as ervas, flores e raízes com intuito de se preparar as tinturas. Momento de integração com as forças curativas. Devemos resgatar nossos valores e vivermos mais integralmente com a  mãe natureza.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RITMO DOS SIGNOS DO ZODÍACO

Signos Cardinais:

Áries, Câncer, Libra e Capricórnio; O ingresso do Sol nestes signos dá-se o início de uma nova estação. Primavera, Verão, Outono e Inverno. Os nativos destes signos são donos da personalidade alma forte e cheia de impulsos para dar inicio a grandes transformações em suas próprias vidas. Muitas vezes agem de modo imprudente e impaciente. Possuem também a capacidade de se renovarem com facilidade quando acometidos pelas perdas sejam elas de ordem financeira ou afetivo-emocional.


Signos Fixos:

São eles; Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Quando o Sol está ingresso nestes Signos estamos no meio de uma das quatro estações. Ou em pleno pico de concentração de energia. Existe um tempo de espera entre a intenção e a ação. Os nativos destes signos dosam mais suas ações, pois sabem que terão que enfrentar posteriormente a lei e ação e reação. Há astrólogos nomeiam como os signos dos teimosos e exigentes.


Signos Mutáveis:

Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. É o fim das estações, ou transição de uma estação a outra. Daí a energia destes nativos com a adaptação e as mudanças. São rápidos quando necessitam de realizar escolhas, sejam profissionais ou sentimentais. Porém possuem certa dificuldade em “criar raízes e permanecerem quietos num só lugar”.