sábado, 8 de fevereiro de 2014

ANÁLISE DO TEMPERAMENTO PELO MAPA NATAL


Por Randler Michel

A Astrologia atribui a cada signo do zodíaco certos princípios da manifestação da energia universal, conhecidos como natureza elementar: cinéticas, calor e frio (são ambos ativos), e as duas manifestações estáticas, umidade e secura. São esses princípios e suas interações que oferecem subsídios ao nosso temperamento. - S.M ( do latim Temperamentum “ combinação”, traçam o carácter do indivíduo que corresponde ao conjunto dos seus traços psicológicos sendo o que distingue dos outros, condicionando-lhe a constituição física e a manifestação do seu comportamento e emoções.
Qualidades primitivas dos elementos:

Quente – Verão, época da colheita, adolescente, energia, entusiasmo, paixão, euforia, cores fortes e brilhantes, alegria, vibração, temperamento mais expansivo, fase energética, exalta, expande, dinamiza, exterioriza, é violento, é aonde a água evapora.

Frio – Inverno, introspecção, retração, lutar pela sobrevivência, isolamento, sem comunicação, temperamento mais realista, distanciamento, tristeza, melancolia, morte, as cores cinza e preta, tudo que confere ideia de fim, o último movimento, a rigidez, o pessimismo, concentra, interioriza, cristaliza, condensa, contrai, retém. Enquanto que o seco e o úmido são ambos passivos.

Úmido – Primavera, sociabilidade, fertilidade, renascimento, água + calor: vida, pré disposição, temperatura mais quente, entra em contato com o próximo, temperamento pessoal mais sensível, emotivo, sonhador, intuitivo, época do plantio, criança, começo, misturar, movimento de transição, uni, associa, liga, é flexível, adaptável, vitalizante.

Seco – Outono, mais objetivo, maturidade ou meia idade, irritação, ser áspero, não ser simpático, pessoa objetiva, direta, se prepara para algo mais pesado adiante, movimento de transição, isola, absorve, estabiliza, realiza, particulariza, é elástico e individualista, não se associa.

O ar se compõe de: calor e umidade. A terra se compõe dos fatores: frio e seco. O fogo resulta da combinação dos princípios: quente e seco. A água é a combinação dos princípios: úmido e frio.






O RITMO


Existem três modalidades de signos no zodíaco: Cardinal, Fixo e Mutável. Cada uma das modalidades agrupa quatro signos de elementos diferentes, sendo um de fogo, um de terra, um de água e um de ar.
As manifestações rítmicas determinam as seguintes características:
SIGNOS CARDINAIS (angular)
O início, a cruz cardinal (RELACIONAMENTO e INDEPENDÊNCIA) e a disponibilidade.

Os signos cardinais se caracterizam pela ação, a impressão de uma nova atitude e de um novo movimento, buscando sempre superar algum desafio. São signos com mais iniciativa que os demais. O Asc., Desc., MC e FC são pontos cardinais e signos cardinais são aqueles que dão impulso, começo, iniciativa, criatividade, projeto, ideia, origem às coisas, conferem atividade, energia, coragem, audácia, rapidez, espírito de pioneirismo, ambição, ardor, autenticidade, senso de direção e de prioridade. Ora também conferem irreflexão, despotismo, dispersão e orgulho. São eles um signo de cada elemento: Áries (fogo), Câncer (água), Libra (ar) e Capricórnio (terra).

SIGNOS FIXOS (sucedente):

O meio, a cruz fixa (POSSE e PODER) e a entrega.
Os signos fixos se caracterizam pela preservação de sua atitude e de seu movimento inicial. São signos com mais convicção que os demais. São aqueles que são estáveis, que dão maior densidade à matéria, que conseguem as coisas devagar, que vão até o fim, que tem os pés no chão, conferem afirmação, lealdade, confiabilidade, prestígio, posição, bens, resolução, concretização, realização, concentração, reflexão e constância; mas também frieza, obstinação, teimosia, egoísmo, lentidão e apatia. São eles: Touro (terra), Leão (fogo), Escorpião (água) e Aquário (ar).

SIGNOS MUTÁVEIS (cadente):

O fim, a cruz mutável (CONHECIMENTO e FINALIDADE) e o significado.
Já os signos mutáveis se caracterizam pela adaptabilidade. São signos mais flexíveis que os demais. São os signos elementos de transformação, transmutação, alteração, mudanças, sabedoria, entendimento, que dão ritmo as coisas, que tem um envolvimento com o próximo, confere também sensibilidade, flexibilidade, versatilidade, mutabilidade, percepção e adaptação. São os signos do doar-se, submeter-se, do ser usado e servir ao próximo. Mas também inconstância, inércia e depressão. São eles: Gêmeos (ar), Virgem (terra), Sagitário (fogo) e Peixes (água).

Através do balanço destas modalidades, na análise de seu Mapa Natal, é possível ao Astrólogo saber se o nativo possui o  equilíbrio entre atitude, convicção e flexibilidade, ou se  possui algum desses atributos em maior evidência que os demais. E assim traçar pontos de melhorias e correções para que o nativo consiga trabalhar melhor consigo mesmo e com sua reação aos eventos da sociedade do qual está inserido.
volta ao topo

De certo modo conhecer a Carta Natal ou Mapa Natal ajuda o nativo a trabalhar melhor as suas reações aos eventos terrestres, a lidar melhor com as pessoas, com os fatos e com os acontecimentos á sua volta. O autoconhecimento permitirá você mudar a maneira de agir a tudo que acontece a sua volta e a trabalhar com seus pontos mais positivos.


Nenhum comentário: