
Cordeiro de Deus. Símbolo de Áries
Estamos no ciclo de Áries, este período começa entre 21 de Março a 19 de Abril. Também estamos nas festividades da Páscoa. Na idade média, as datas comemorativas eram calculadas por Astrólogos/ Astrônomos, pois ainda não haviam separado estes dois ramos do conhecimento. A data da Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia que se verificar apartir do dia 21 de de Março. Quando o sol ingressa no signo cardeal de Áries e começa o novo ano astrológico. A sexta feira de paixão então antecede o Domingo de Páscoa. A terça feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta- feira do Corpo de Christi ocorre 60 dias após a Páscoa. O domingo de Ramos é o domingo que antecede o domingo de Páscoa, a Quaresma são os 40 dias entre o carnaval e o domingo de ramos. A quinta- feira da Ascensão ocorre 39 dias após a Páscoa e o domingo de Pentecostes vem 10 dias após a Ascenção.
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem. Justamente a passagem do ingresso solar no signo de Áries.
As civilizações antigas
Na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das Flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica :
Entre os Judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa dos cristãos :
Entre os primeiros Cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalem.
O signo de Áries marca o começo de uma nova vida. Um tempo para formarmos uma nova alinaça com o Deus de nosso coração e da nossa compreensão. Áries é signo dinâmico, de pura agilidade e atividade. A frase: Eu Sou, mostra-nos claramente que a sua enegia básica denota o movimento. O metal é o ferro e planeta regente é Marte/ Plutão. Neste ciclo de Áries, devemos deixar a preguiça e comodismo de lado apostar-mos no nossos ideais, na nossa criatividade. É momento de esquecermos mágoas, lutas e ressentimentos do passado e focalizarmos apenas no perdão e na iniciativa, na coragem de dar-mos o nosso salto quântico em direção aos nossos sonhos e ideais. Porém não devemos construir os nossos sonhos em cima da areia, mas da rocha firme, cujo seu interior seja constituído do elemento bem sólido, tal como ferro, resistente ao tempo.