terça-feira, 26 de agosto de 2008

As Divisões das Casas Astrológicas


Por: Randler Michel

Os Astrólogos do passado dividiram as casas astrológicas em três grupos distintos; a saber: Casas Angulares, Casas Sucedentes e Casas Cadentes.
As casas Angulares são aquelas que ficam imediatamente após ângulos importantes do mapa,e estão associadas ao signos Cardeais. Signos que sinalizam o início de cada estação; e pontos estratégicos do Mapa Natal. A 1ª casa começa com o ascendente,ponto leste do mapa. Signo de Áries,elemento fogo. A 2ª casa angular começa com a 4ª casa, com O Fundo Céu. Signo de Câncer,elemento água . A 3ª casa angular começa com a 7ª casa , O descente, Signo Libra elemento ar e a 4ª casa angular, começa na 10ª casa astral, O Meio Céu. Associada a Capricórnio,elemento terra. Os signos, planetas e aspectos localizados nestes ângulos estimulam a ação, a competitividade, a liderança e a determinação. A 1ª casa, dirá muito sobre a auto imagem e como é a nossa relação com outro. Planetas tensos ou aspectos tensos envolvendo esta casa poderá apontar desde anomalia físicas a deficiência de conduta perante a vida do nativo. Na 7ªcasa., ângulo oposto ao ascendente dirá como percebemos o outro, a nossa relação com o companheiro(a).aspectos tensos envolvendo planetas nesta casa poderão dizer ao nativo, tensões na sua relação afetiva ou na sua relação social. Na 4ªcasa angular,o meio céu é ponto mais alto do mapa. Esta casa é associada á carreira e projeção na vida. Planetas em bom aspecto nesta casa, sinalizarão uma carreira de sucesso e renome ao nativo.
O segundo grupo,são as casas Sucedentes: aqui há uma concertação de forças, estas casas estão associadas aos signos fixos, ao meio de uma estação, signos que tem algumas dificuldades quando o assunto é aceitar as mudanças ou criam uma certa resistência. A 1ª casa sucedente começa com a 2ª casa natal do seu Mapa,casa de posses e relações com o dinheiro, associada ao signo de Touro, elemento terra. Se o mapa apresenta tensões nesta casa, dá indícios que o nativo sofrerá queda financeira ou não saberá administrar bem os seus recursos de sobrevivência. A 2ª casa sucedente, começa com a 5ªcasa natal, signo de Leão, elemento fogo, aqui nesta casa bons aspectos planetários servirão para auxiliar o nativo a liberar a sua energia criativa como também viver momentos prazerosos da vida. A 3ª casa sucedente, é 8ª casa natal,associada ao Signo de Escorpião e elemento água; casa das transformações e da expressão sexual e dos desejos mais ocultos. Planetas tensos nesta casa ou mal aspectados, poderão dá indícios ao nativo viver uma vida boêmia, com vícios ou até vir sofrer de pertubações mentais ou vir sofrer problemas com a sua moralidade. A 4ªcasa sucedente, começa com 11ªcasa natal,associada ao Signo de Aquário, elemento ar, aqui os prazeres criativos da 5ª casa, ganham forças com manifestações sociais, amigos. Os aspectos tensos nesta casa poderão apontar ao nativo, a vivência de problemas de ordem social e com a relação de amigos. Já os aspectos favoráveis entre planetas nesta casa poderão dá indícios ao nativo a se tornar popular e bastante querido entre os amigos.
Com as casas cadentes terminamos o grupo de divisão das casas astrológicas. As casas cadentes recebem esse nome porque estão associadas aos signos mutáveis, e também signos que sinalizam o fim das estações. Aqui há uma distribuição das energias do Mapa Natal, As angulares ''geram'' as Sucedentes '' concentram” e as cadentes ''distribuem''.
A 1ª casa cadente começa com a 3ª casa natal,associada á energia do Signo de Gêmeos, elemento ar, diz muito sobre a nossa energia mental, á absorção de conhecimento. Planetas bem aspectados nesta casa, poderão descrever pessoas talentosas para arte da comunicação, ou grandes escritores e cientistas. A 2ª casa cadente, começa com a 6ªcasa natal, associada ao Signo de Virgem, elemento terra. Aqui planetas bem aspectados, poderão traçar ao nativo sucesso nas suas relações de trabalho,favorecendo despertar de grandes habilidades técnicas, Já planetas tensos ou aspectos tensos envolvendo essa casa poderão apontar ao nativo crise na sua saúde, ou na sua relação de trabalho. A 3ª casa cadente, começa com a 9ª casa natal, associadas ao Signo de Sagitário, elemento fogo, casa que diz muito sobre a filosofia de vida, os estudos, o conhecimento superior. É comum pessoas da área filosóficas e religiosos terem vários planetas nesta casa. Bons aspectos planetários relacionando com essa casa dão indícios ao nativo a viver e estudar no exterior, ou seja sair do seu país de origem ou vir a trabalhar em multi nacionais. A 4ª casa sucedente, começa com a 12ª casa natal, associada á energia do Signo de Peixes, elemento água, aqui o nativo aprende a lidar com seu carma e transmutá-lo em darma, que é o oposto. Aspectos tensos entre planetas com essa casa pode apontar uma fase crítica na vida deste nativo, ou mesmo a recuperação de alguma doença crônica ou longos dias de internações em ambientes hospitalares. Pessoas que tem Júpiter, Netuno ou Vênus nesta casa e formando bons aspectos podem viver a vida dedicando a assistência a enfermos em hospitais ou virem a trabalhar com alguma forma de arte. Na verdade esses tipos de aspectos são disciplinares.

Nenhum comentário: