terça-feira, 5 de abril de 2022

REFLEXÃO SOBRE O TRÂNSITO DE PLUTÃO: CAPRICÓRNIO- AQUÁRIO

 


Por: Randler Michel

 

Plutão nos signos. Plutão, o mais lento dos planetas, leva aproximadamente 248 anos para dar uma volta completa ao redor do zodíaco. Como possui uma órbita excêntrica, o número de anos que Plutão transita em cada signo varia de 12 a 32 anos.

As posições de Plutão nos signos sincronizam com importantes fatos e registros de acontecimentos históricos.  E são esses fatos, que sustentam a pesquisa astrológica; a comparação dos eventos celestes com os acontecimentos terrestres.  Porém não são os planetas físicos que governam, e sim a sua energia, a vibração energética destes que é o campo de estudo do astrólogo, uma ação subjetiva, tanto coletiva quanto a nível do ser, que dar-se com a constituição energética, vibracional.  Não irei alongar neste quesito, pois esse tema de provar como astrologia funciona ou é validada há séculos dá pano pra fazer manga e tão pouco pretendo fazê-lo, uma vez que seu valor agregado do autoconhecimento já basta.

Plutão está nos últimos graus da energia de Capricórnio, seu ingresso ocorreu em 2008 e permanecerá até fevereiro de 2024.  E nesses 16 anos o que posso dizer que neste mesmo período ocorreram fatos, como: a quebra das estruturas econômicas, financeiras, o trabalho em todo mundo, o que de certo modo abalou a estrutura emocional das pessoas, da família, da sociedade com um todo. Câncer é energia oposta a Capricórnio – Câncer tem a energia da família, das pessoas, os impactos negativamente da energia de Capricórnio rebatem na energia de Câncer.  Foi um show de mudanças e de quebras das estruturas de poder, energia de Capricórnio, signo de terra. Quem sentiu no bolso, no trabalho, nas relações de negócio são os nascidos com Capricórnio localizado no seu Mapa Natal, vulgo Astral, nas casas II, VI e X.

Casa II - o modo de ganhar dinheiro, finanças pessoais e bens, economias, a casa VI - o trabalho, a profissão, a carreira profissional, e a casa X- a posição social, a carreira. No nível coletivo o mundo também enfrentou grande crise global, financeira, econômica, redução drástica do poder compra do dinheiro, a agitação do mercado financeiro, os escândalos políticos, a corrupção com dinheiro público, e foi bomba atrás de bomba!

 No século 18, a penúltima vez que Plutão transitava pela energia de Capricórnio, tinha-se os rumores no atual século XXI, ou seja, que teríamos uma nova ordem econômica global e a predisposição para o governo mundial. Bom se o atual capitalismo, não é isso, eu não sei dizer o que é então... Tudo que acontece no mundo de ruim, impacta financeiramente no nosso bolso. E agora essa Guerra, essa briga de poder entre a Rússia e a Ucrânia, que podem sim, gerar conflito a nível global. Impactos financeiros podem ter certeza.

Hoje estamos vendo crise entre nações, conflitos de ordem econômica, e possível transição da China, como marco da economia global, bem agora quando Plutão está 29° de Capricórnio, nesse grau tenso, e é nesse ponto que muitos conflitos pelo poder, ocorrem.  Essas “dores de parto” e é só o começo!!  Em 2024 até 2044, por vinte anos, Plutão transitará pela energia de Aquário. A coletividade irá sentir seus muitos impactos.

No Brasil, deste 2008 com ingresso de Plutão em Capricórnio, vivemos dias tensos do ponto de vista econômico, sustentabilidade e o poder de compra do dinheiro. Ainda ocorrem mudanças no setor da economia, privatização de estatais, escândalos políticos e só aumentam essas notícias, à medida que Plutão vai avançando pelos graus de Capricórnio, a coisa só vai ficando feia; há redução de postos de trabalho, houve mudanças nas Leis Trabalhistas e a Reforma Previdenciária e por aí estamos tentando sobreviver neste tempo doloroso. Aliás em vários países do mundo, houve essas duas reformas.

Sem contar que energia de Plutão também governa, os minerais, a terra, as encostas, enfim... no passado quando Plutão estava em Capricórnio, no século XVIII, o Brasil viveu um período tenso das relações trabalhistas, na exploração da mão de obra escravizada, nas minas, no processo da extração do ouro e outros mineiras, a exploração a coroa portuguesa com os impostos. E não é que agora com Plutão em Capricórnio, esse fato de exploração da mão de obra, a retirada de direitos trabalhistas, o salário pago e sem poder compra não é uma escravidão moderna? - E as tragédias com rompimentos de barragens, a exploração ilegal de mineiras em terras indígenas, e tantas outras evidências afins.

Em fevereiro de 2024, Plutão ingressará em Aquário, e esse movimento pode durar cerca de 20 anos. A última vez que Plutão transitou em Aquário, houve avanços no desenvolvimento metal, ciência e humanitarismo. O surgimento dos EUA, com a carta de direitos coletivos, a constituição, a democracia com Thomas Jefferson. A Revolução Francesa, a principal experiência europeia de liberdade política, que representou a revolta do povo, e o povo é a identidade aquariana. Não posso deixar de citar o movimento da Inconfidência Mineira; Liberdade, Igualdade e Fraternidade e claro a influência da sociedade maçônica – união de mentes elevadas, ambos  ideais aquarianos. E a Revolução industrial, a máquina a vapor, os trens, os navios a vapor e o telefone. Os astrólogos no século passado, deixaram registrados que este trânsito de Plutão que se aproxima agora em Aquário, será a grande época do desenvolvimento científico, da comunicação, do transporte, da medicina, um verdadeiro desabrochar da Era de Aquário. E plutão já está fazendo cocegas, já falamos em Inteligência artificial, produção de órgãos vitais sintéticos, criação de órgãos vitais com células em laboratórios, novas fontes de energias, casas impressas em 3D, internet 5, 6, 7... tantos outros d, o tele transporte; ensino híbrido, é inimaginável o que poderá surgir novo mundo metaverso e nas relações sociais e nas emoções humanas.

Plutão em Aquário, vibra tanto a evolução quanto a revolução, tanto o progresso futurista, quanto a desordem mental, as revoltas, as agitações sociais. Valores sociais tendem a cair por terra, abrem espaço para os ideais aquarianos e fraternidade entre homens pode ser marco deste novo período cósmico. Diria Sai Baba, só existe uma linguagem a linguagem do amor.

Não pretendo discutir a validade da astrologia, aqui, faço apenas a comparação de fatos, registros históricos e posição do planeta, ou da energia de Plutão na passagem , mudanças do Capricórnio para Aquário.

Referências: 

Frances Sakoian e Louis.S. Aker. O Manual do Astrólogo. Coleção Astrologia Contemporânea. 1993- 1ª edição, Editora Agora -SP.

Nenhum comentário: