quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ASTROLOGIA ATRAVÉS DOS TEMPOS...


Por Adeilde Marques SRC
Astróloga Sinarj 378

“A ASTROLOGIA É A CIÊNCIA QUE INVESTIGA A AÇÃO DOS CORPOS CELESTES SOBRE OS OBJETOS ANIMADOS E INANIMADOS, E A REAÇÃO DESTES A ESSA INFLUÊNCIA”
Marion D. March e Joan McEvens

A Astrologia é quase tão velha quanto a história da humanidade. Não se pode determinar a época do seu nascimento.
Astrólogos usando instrumentos astronômicos para confeccionar predições.Fala-se que pastores, tomando conta dos seus rebanhos, preenchiam seu tempo observando os fenômenos da natureza em busca de orientação sobre o tempo, e assim, começaram a perceber a incomensurável grandiosidade do firmamento. Entenderam que havia influxos nos corpos astrais que incidiam sobre eles e as coisas que os cercavam, nascendo daí a percepção das influências astrológicas. Foi a partir dessa percepção que os antigos passaram a relacionar certos aspectos celestes com acontecimentos na Terra, percebendo que dados momentos eram mais propícios para plantar ou colher, e entenderam que, além da influência dos astros sobre a natureza, esta mesma influência também se estendia sobre a vida do homem. Como viviam precariamente e a céu aberto, através dessas observações buscavam encontrar respostas para fenômenos como trovões, raios, eclipses, calor, inundações, guerras, etc... Acreditavam que esses fatos eram provocados por um ser superior. Foi assim que passaram a associar fatos delegando poderes físicos a cada um dos planetas. Por exemplo, após localizarem o Sol, a Lua, Vênus e Mercúrio, passaram a simbolizá-los como Deuses que podiam intervir na vida humana.
Observando que as estrelas seguiam uma ordem física, criaram técnicas científicas para conhecer e predizer as influências das forças cósmicas sobre a vida.
Alguns autores atribuem à Babilônia e províncias vizinhas, a adivinhação pelos astros na sua forma codificada. Outros dizem ser a Mesopotâmia em 8.000 a.C. a pátria de origem por excelência, dividindo esse título com o Egito. Fala-se ainda que os Assírios, povos asiáticos, que tinham como divindade o Sol e a Lua, teriam criado o zodíaco.
Mas retrocedendo um pouco mais no tempo, encontramos uma informação de que o berço da Astrologia teria sido a Atlântida (a oeste do estreito de Gibraltar). Um gênio atlante concebeu o primeiro zodíaco e criou a primeira ciência humana – A Astrologia. Os atlantes eram uma civilização altamente evoluída que teria emigrado (na época do esplendor) para diversos recantos da Terra, espalhando por onde passavam os frutos de sua adiantada civilização. Os assírios e caldeus provavelmente herdaram o conhecimento astrológico dos evoluídos atlantes, e esses conhecimentos atingiram a Suméria, Mesopotâmia, o Egito, China, Índia, Grécia, chegando até os nossos dias.
Documentos baseados em descobertas arqueológicas comprovam que a prática astrológica fora trazida da Ásia, onde encontraram diversas tabelas planetárias gravadas em tijolos, assim como todos os documentos escritos que remontam aos sumérios, caldeus, assírios e babilônios.

Nenhum comentário: