sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Astrologia: O Grande Trígono



Por:Randler Michel


O Grande Trígono (ou trino ) é formado pelos aspectos de três (ou mais) planetas em ângulos de 120º estando dentro de orbes adequados, tendo como característica geométrica o triângulo eqüilátero. O triângulo é a figura geométrica da perfeição, traz em sua simbologia a divisão triádica do universo,da terra, da natureza, do ser humano e de modo geral dos ciclos cósmicos do mundo manisfesto.

Ter este aspecto no Mapa Natal, é ter um ponto favorável ao desenvolvimento físico, mental e espiritual. Essa influência beneficia o nativo,a caminhar em busca da perfeição e o desenvolvimento de valores altruístas. Como neste aspecto os signos astrológicos estão na distância de 120º uns dos outros, acabam unindo as forças dos mesmos elementos, sejam de ( terra, fogo, ar ou água) e envolvem planetas em signos de um único elemento. Pode-se ter no Mapa Natal , grande trígono de terra, de ar, de água ou de fogo, pode-se ter uma união de elementos polarizantes, formando uma Estrela de Davi. 

O trígono de planetas envolvendo o elemento ar, voltado para cima, o Meio Céu, e outro trígono, envolvendo planetas e elemento fogo, voltado para baixo, o Fundo Céu. De fáto ter este aspecto no mapa ou ter mais de um, favorece o bom desenvolvimento dos assuntos,(casas natais) envolvidas. Ter um trígono envolvendo as casas terra é um dos indicadores para ter sucesso e estabilidade na vida material, nos assuntos de posses, de bens, de viver uma vida com fartura, ou talvez não encontrar dificuldades para alcançar a estabilidade na vida ou mantê-la.

O trígono de ar, por exemplo podem acentuar o desenvolvimento de certas habilidades psíquicas e mentais e que sempre acabam favorecendo a vida deste nativo no desenvolvimento intelectual e expressivo.

O trígono de fogo incentiva a lutar por grandes objetivos de vida, a marcar socialmente com uma forte presença, enfrentam as dificuldades da vida com garra, coragem e determinação.

O trígono de água, favorece o despertar da intuição, uma sensibilidade aguçada para perceber intuitivamente os sinais de alerta e perigo,muito comum em pessoas que tem grande missão espiritual, de ajudar os outros e apaziguar os sofrimentos da humanidade

 A configuração em si, o Grande Trígono é potencializadora e equilibrante, uma energia auspiciosa, sendo fonte de criatividade, sabedoria e sucesso na vida. Na minha opinião, ter este aspecto no Mapa Natal é ser agraciado por grandes bençãos. 

Mohandas Gandi, nasceu com o Grande Trígono, evolvendo elemento fogo,sendo a Lua em Leão 19º, Netuno em Áries 18º e Saturno em Sagitário 12º, Saturno tendo orbe entre 6º para Netuno e 7º para Lua, limite aceitável entre as maioria dos astrólogos é até 8º. E Gande, tendo Vênus16º, Marte 18º e Mercúrio 03º de Escorpião, sendo Marte e Vênus oposição com Plutão, oitava superior de Marte,17º de Touro, e Júpiter oitava superior de Vênus a 20º Touro, ambos em movimento retogrados. E Gande, em momento algum usou de violência, ele soube trabalhar muito bem estas energias em si mesmo. Mas ele se focalizou na energia do Grande Trígono, a idealização, a luta por justiça, a simpatia popular, a Lua em leão, lutando pela libertação do seu povo, que recebe forças de Netuno em Áries, acalmar o sofrimento humano, despertar nas pessoas os valores espirituais, trabalhar em cima dos sofrimentos das pessoas. Saturno e Lua, libertar dos sofrimentos emocionais, o tornou mais que um político, um símbolo, um lider que libertaria seu povo dos sofrimentos impostos por um sistema injusto. Uma alma iluminada. Um homem de bençãos, nascido sob um Grande Trígono, e uma audaciosa missão, lutar pela Paz Profunda.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

MAPA NATAL: Casas Vazias e Planetas Isolados


Por: Randler Michel
É comum as pessoas estarem sempre me perguntando o porquê do seu Mapa Natal ter uma casa vazia, sem planetas ali, ou '' casas vazias'' e/ou um planeta insolado dos demais e não formando nenhum aspecto com outros planetas no seu Mapa Natal. Um planeta que surja isoladamente num dado Mapa Natal e não forme nenhum aspecto com os demais planetas, simboliza que a energia daquele planeta ainda não foi totalmente integrada á totalidade deste nativo. Estudos mais avançados da astrologia, em especial na análise vocacional esse planeta isolado ganha toda uma atenção especial, pois acaba sinalizando ao nativo, um dom, uma habilidade ou mesmo uma vocação especial que se ele desenvolver terá grandes chances de sucesso na vida. ''Sinais de oportunidades '' .Se o planeta isolado for o Sol por exemplo, o nativo poderá enfrentar grandes dificuldades ao lidar com os assuntos da casa em que o Sol se encontra, estando mais desatento para absorver para si, certas oportunidades na sua vida. Saturno estando isolado,numa casa angular* por exemplo pode sugerir que o nativo tenha certa tendência á depressão, ou age com mais frieza, não dando importância á suas emoções , sentimentos ou simplesmente reagindo na vida de forma séria e reservada, sempre de isolando das pessoas. Essas tendências se tornarão mais acentuadas em épocas de trânsitos, em especial os dos planetas mais lentos, o próprio Saturno, Netuno e Plutão.
Uma casa vazia ou possuir mais de uma casa vazia no Mapa Natal, não significada que a pessoa não desenvolverá para os tipos de assuntos desta casa. Não haverá necessariamente mais felicidade ou dificuldades na sua vida por isso. Uma vez que o Mapa não para no tempo, sempre estarão formando trânsitos de planetas nestas casas e com isso gerando a energia de mudanças e a formalização de novos conceitos. A exemplo , ter a sétima casa natal vazia, não quer dizer que o nativo não irá se casar, ou não se relacionará bem com as pessoas. Na análise da astrologia cármica por exemplo indicaria que este nativo teria segurança em suas questões sentimentais e que esse setor não lhe ofereceria grandes provações na vida ou não teria tantas coisas a se resolverem nas relações íntimas. Porém na análise tradicional, mesmo uma casa natal estando aparentemente vazia, teria esta casa, uma planeta regente. Suponhamos que o você tenha a sétima casa natal vazia, mas Libra ocuparia a cúspide desta casa, então subentende-se que essa casa recebe indiretamente as influência de Vênus, regente de Libra, e analisando este mapa , Vênus, encontra-se á 20º de Escorpião, na 8ªcasa, então fica entendido que na relação afetiva, em suas relações sociais, o nativo, se entregaria aos seus sentimentos e desejos com muita intensidade, vivenciando grandes atrações e paixões. E nas relações com as outras pessoas , também poderá vir a ser apegado e agir ciumento nas relações de amizades. E a 8ªcasa deste mesmo mapa, completaria energia afetiva deste nativo,direcionando-o a vivência de relações com pessoas de poder, de vida estável, relações de luxo e etc. Já os aspectos de Vênus e a Lua também trarão informações importantes sobre a vida afetiva e sentimental do nativo e os trânsitos mostrariam como ''andam'' as coisas, seus sentimentos neste exato momento. O mapa Natal é analisado como um todo pelo astrólogo e esse laudo completo, programas de astrologia ainda não podem oferecer com tanta precisão e preza a pessoa ( o astrólogo ) a arte de decotificar estes sinais .
*Angular, relativo á casas angulares, leia a postagem : As Divisões das Casas Astrológicas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Astrologia e a Saúde


No passado os signos foram associados aos vários sistemas fisiológicos do corpo: Gêmeos á respiração, Câncer á digestão, Leão á circulação, e assim por diante:

ÁRIES: a cabeça e o rosto
TOURO: o pescoço e a garganta
GÊMEOS: ombros, braços, mãos
CÂNCER: pulmões, peito, estômago
LEÃO: costas, coração, figado
VIRGEM: ventre e intestinos
LIBRA: rins e vias urinárias
ESCORPIÃO: órgãos genitais
SAGITÁRIO: coxas e nádegas
CAPRICÓRNIO: joelhos
AQUÁRIO: pernas
PEIXES: os pés

Os doze signos zodiacais, os quatro elementos e suas qualidades, e o temperamento humano:

Signos-Elemento-Qualidades-Temperamento

Áries-Leão-Sagitário-Fogo-quente-seco-bilioso

Touro-Virgem-Capricórnio-Terra-frio-seco -nervoso

Gêmeos-Libra-Aquário-Ar-quente-úmido-sangüíneo

Câncer-Escorpião-Peixes-Água-frio-úmido-linfático
No Mapa Natal, a sexta casa e décima segunda casa traçam os pontenciais para o estudo da sáude do nativo, frequentemente indicam áreas de problemas e pontencias favoráveis á saúde, isso é claro dependendo dos planetas e dos aspectos formados entre si e com demais eixos do Mapa. Afim de conhecer diversas doenças, deve-se dar atenção aos planetas que formam aspectos tensos com o Sol e Lua . A Lua é associada a vários tipos de infecções e doenças agudas. Plutão por exemplo é associado ao desenvolvimento anormal de células e crescimento de tumores. Marte é associado ao calor, febre, cortes, ferimentos e cirurgias. Mercúrio mal aspectado com a sexta casa ponde sugerir insônia e problemas de origem nervosa. Netuno mal aspectado pode sugerir problemas com vícios e estilismo descontrolado.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

As Divisões das Casas Astrológicas


Por: Randler Michel

Os Astrólogos do passado dividiram as casas astrológicas em três grupos distintos; a saber: Casas Angulares, Casas Sucedentes e Casas Cadentes.
As casas Angulares são aquelas que ficam imediatamente após ângulos importantes do mapa,e estão associadas ao signos Cardeais. Signos que sinalizam o início de cada estação; e pontos estratégicos do Mapa Natal. A 1ª casa começa com o ascendente,ponto leste do mapa. Signo de Áries,elemento fogo. A 2ª casa angular começa com a 4ª casa, com O Fundo Céu. Signo de Câncer,elemento água . A 3ª casa angular começa com a 7ª casa , O descente, Signo Libra elemento ar e a 4ª casa angular, começa na 10ª casa astral, O Meio Céu. Associada a Capricórnio,elemento terra. Os signos, planetas e aspectos localizados nestes ângulos estimulam a ação, a competitividade, a liderança e a determinação. A 1ª casa, dirá muito sobre a auto imagem e como é a nossa relação com outro. Planetas tensos ou aspectos tensos envolvendo esta casa poderá apontar desde anomalia físicas a deficiência de conduta perante a vida do nativo. Na 7ªcasa., ângulo oposto ao ascendente dirá como percebemos o outro, a nossa relação com o companheiro(a).aspectos tensos envolvendo planetas nesta casa poderão dizer ao nativo, tensões na sua relação afetiva ou na sua relação social. Na 4ªcasa angular,o meio céu é ponto mais alto do mapa. Esta casa é associada á carreira e projeção na vida. Planetas em bom aspecto nesta casa, sinalizarão uma carreira de sucesso e renome ao nativo.
O segundo grupo,são as casas Sucedentes: aqui há uma concertação de forças, estas casas estão associadas aos signos fixos, ao meio de uma estação, signos que tem algumas dificuldades quando o assunto é aceitar as mudanças ou criam uma certa resistência. A 1ª casa sucedente começa com a 2ª casa natal do seu Mapa,casa de posses e relações com o dinheiro, associada ao signo de Touro, elemento terra. Se o mapa apresenta tensões nesta casa, dá indícios que o nativo sofrerá queda financeira ou não saberá administrar bem os seus recursos de sobrevivência. A 2ª casa sucedente, começa com a 5ªcasa natal, signo de Leão, elemento fogo, aqui nesta casa bons aspectos planetários servirão para auxiliar o nativo a liberar a sua energia criativa como também viver momentos prazerosos da vida. A 3ª casa sucedente, é 8ª casa natal,associada ao Signo de Escorpião e elemento água; casa das transformações e da expressão sexual e dos desejos mais ocultos. Planetas tensos nesta casa ou mal aspectados, poderão dá indícios ao nativo viver uma vida boêmia, com vícios ou até vir sofrer de pertubações mentais ou vir sofrer problemas com a sua moralidade. A 4ªcasa sucedente, começa com 11ªcasa natal,associada ao Signo de Aquário, elemento ar, aqui os prazeres criativos da 5ª casa, ganham forças com manifestações sociais, amigos. Os aspectos tensos nesta casa poderão apontar ao nativo, a vivência de problemas de ordem social e com a relação de amigos. Já os aspectos favoráveis entre planetas nesta casa poderão dá indícios ao nativo a se tornar popular e bastante querido entre os amigos.
Com as casas cadentes terminamos o grupo de divisão das casas astrológicas. As casas cadentes recebem esse nome porque estão associadas aos signos mutáveis, e também signos que sinalizam o fim das estações. Aqui há uma distribuição das energias do Mapa Natal, As angulares ''geram'' as Sucedentes '' concentram” e as cadentes ''distribuem''.
A 1ª casa cadente começa com a 3ª casa natal,associada á energia do Signo de Gêmeos, elemento ar, diz muito sobre a nossa energia mental, á absorção de conhecimento. Planetas bem aspectados nesta casa, poderão descrever pessoas talentosas para arte da comunicação, ou grandes escritores e cientistas. A 2ª casa cadente, começa com a 6ªcasa natal, associada ao Signo de Virgem, elemento terra. Aqui planetas bem aspectados, poderão traçar ao nativo sucesso nas suas relações de trabalho,favorecendo despertar de grandes habilidades técnicas, Já planetas tensos ou aspectos tensos envolvendo essa casa poderão apontar ao nativo crise na sua saúde, ou na sua relação de trabalho. A 3ª casa cadente, começa com a 9ª casa natal, associadas ao Signo de Sagitário, elemento fogo, casa que diz muito sobre a filosofia de vida, os estudos, o conhecimento superior. É comum pessoas da área filosóficas e religiosos terem vários planetas nesta casa. Bons aspectos planetários relacionando com essa casa dão indícios ao nativo a viver e estudar no exterior, ou seja sair do seu país de origem ou vir a trabalhar em multi nacionais. A 4ª casa sucedente, começa com a 12ª casa natal, associada á energia do Signo de Peixes, elemento água, aqui o nativo aprende a lidar com seu carma e transmutá-lo em darma, que é o oposto. Aspectos tensos entre planetas com essa casa pode apontar uma fase crítica na vida deste nativo, ou mesmo a recuperação de alguma doença crônica ou longos dias de internações em ambientes hospitalares. Pessoas que tem Júpiter, Netuno ou Vênus nesta casa e formando bons aspectos podem viver a vida dedicando a assistência a enfermos em hospitais ou virem a trabalhar com alguma forma de arte. Na verdade esses tipos de aspectos são disciplinares.

O QUE DIZ O MAPA NATAL


Por: Randler Michel

As pessoas estão sempre me perguntando o que esperar de um Mapa Natal, e que tipos de assuntos são abordados neste estudo. Hoje posto este artigo abaixo que o orientará sobre os setores do Mapa Natal, e o que dizem cada um deles. Quando levantamos o Mapa Natal os planetas podem estar espalhados nestes setores ou se concentrando numa pequena parte destes e a outra em outros pontos do Mapa. Podemos ter casas vazias sem planetas algum e há Mapas de pessoas que concentram de quatro a cinco planetas em apenas uma destas casas. Os planetas além de localizar numa destas casas, podem formar diversos aspectos , que são ângulos entre os planetas e se relacionam com casas vizinhas ou opostas. Essa relação de Planetas, aspectos e casas é o Seu Mapa Natal e essa relação de elementos astrológicos descrevem a sua trajetória.
As casas astrais, descrevem campos de experiências de vida. Costumo dizer que fazem parte das esferas de energia que englobam e descrevem a nossa evolução. No ato de observar-mos ao céu no momento do nascimento ( O Mapa Natal ) e os estudos dos movimentos dos planetas atuais em aspectos com o nosso Mapa Natal ( Trânsitos ) vão sinalizando ciclos de acontecimentos em nossas vidas, e os assuntos relativos a esses setores conhecidos como casas atrais é que dão sentindo ao funcionamento da astrologia. Ou seja é nas casas, nestes setores que o principio da energia cósmica que envolve cada planeta se manisfesta. Não devemos esquecer que nós fazemos parte do cosmos e não estamos distantes ou separados das influências planetárias, trocamos energia a todo instante com o Universo. É que por situarmos na Terra, temos a ilusão ótica que o Universo está lá em cima e não é verdade. Nós fazemos parte do universo e movimentamos junto com os movimentos do nosso planeta. Devemos entender que o tempo e o espaço é infinito, e fazem parte do produto de nossa consciência objetiva. Então foi necessário que os astrólogos do passado, demarcassem setores, esferas de energia , para que pudessémos entender o significado dos planetas e seus trânsitos na nossa vida. As casas astrais sinalizam nossos interesses e descrevem a trajetória da nossa evolução. A casa1: Planetas, aspectos que estejam nesta casa vão descrever ao nativo como ele percebe o seu mundo, sua maneira de sentir e de se expressar. Muitas vezes criamos máscaras para que as pessoas próximas não saibam quem realmente somos e o que queremos. A casa 2; Dirá sobre o recursos financeiros, a relação com os bens materiais, nossa relação com as posses, com o trabalho. A casa 3, trata dos assuntos intelectuais, como percebemos e compreendemos a nossa escrita, a língua, a nossas primeiras comunicações, nossa relação com irmãos, amigos, a primeira fase da infância. Estuda o nosso modo de pensar, de agir com a mente. A casa4; diz sobre a esfera sentimental, como absorvemos o amor dos pais, a infância, como foi percebido o nosso lar, nossas propriedade, as heranças de família. Como foi a base de nossa infância. A casa 5; dirá sobre nossa relação com a nossa maneira de expressar aos outros, ou de chamar a atenção, como competimos, como usamos a nossa Quais são os nossos talentos e habilidades, onde e como encontramos os prazeres da vida e a alegria de viver. A casa 6; dirá sobre a nossa saúde, nossas reservas de energia, a maneira de lidar com nosso trabalho ou ocupações, nossos serviços prestados. Podem também sinalizar nossas fragilidades na saúde e doenças que devemos prevenir. A casa7, dirá sobre a nossa relação com outro. O que devemos esperar da pessoa que amamos? Como somos e agimos na nossa relação afetiva? Que tipo de relacionamentos e pessoas somos sempre atraídos? Caso ou compro uma bicicleta? Também aqui são sinalizados nossas associações, nossas relações com colegas de trabalho. Ou seja como percebemos o outro e como andam as nossas relações emocionais. A casa8; dirá sobre a nossa regeneração, nossa capacidade mudar e superar os grandes traumas de desafios da vida, nossos desejos mais íntimos, nossas fantasias, nossas fraquezas, as doenças crônicas. A casa 9, dirá onde somos confortados, nossos valores filosóficos e religiosos. Nossa educação superior, nossa relação com outros países e localidades, nossa relação com outras filosofias de vida, a nossa ideologia. A casa10, irá tratar de assuntos como carreira e trabalho, agora como fontes de crescimento e estabilidade. Há uma carreira certa para você? Onde encontrará a estabilidade ? Qual é sua vocação? Como é seu comportamento com os demais colegas de trabalho? Aqui descrevem a energia que impele a alcançar o sucesso na vida. A casa11, dirá sobre a sua relação com demais pessoas ao seu redor, com a sociedade, os efeitos da amizade na sua vida; Que tipos mais comuns de amizades tendem a estar no seu caminho. Há algum relacionamento cármico com as amizades? Será você uma pessoa popular ou querida pelas pessoas? Você é uma pessoa cercada de inimigos? Quais são os efeitos das amizades na sua vida? E a última casa, casa12, que dirá sobre a suas limitações, as provações mais comuns na sua jornada, as doenças agudas e também crônicas, a sua relação com a saúde. A sua relação com servir, com os sofrimentos das pessoas e do mundo. Seus medos, suas fraquezas. O que tem que aprender a valorizar mais em si? Todas as casas, planetas e aspectos se relacionam entre si.
Devemos lembrar que no céu, os planetas seguem seu movimento, seus trânsitos e que a posição atual é diferente do dia do seu nascimento. Quando o astrólogo atualiza o seu Mapa Natal, com a posição atual dos planetas e os aspectos desta nova posição com o planetas do seu Mapa, irá dizer por exemplo que setores estão expandindo neste exato momento na sua vida. Onde você deve ter mais cautela. Este estudo recebe o nome de trânsito atual e progressão podendo esta ser solar ou lunar.
Podem haver num mesmo mapa diferentes tipos de análise, porque na astrologia há diversos seguimentos, teorias diferentes, conforme a formação do astrólogo. Alguns seguem a linha analística, estes na maioria são psicólogos também, outros na tradicional, outros a espiritualista e cármica.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

SIGNO DO MÊS: VIRGEM


Virgem 23/08 a 22/09
Por: Randler Michel


O Sexto signo do Zodíaco trás consigo a semente do trabalho , do processo de análise e discriminação. Seu regente é o planeta Ceres e Mercúrio, de elemento Terra, Signo mutável. Os nascidos deste ciclo vêem a este mundo com proposito único de servir, nutrir, cuidar, amparar, selecionar, discriminar o que é útil ou não no processo evolutivo. Em sua maioria apresenta-se ao mundo e as pessoas de forma discreta, com certo refinamento. Homens e mulheres deste signo tornam-se desde jovens independentes e trabalhadores e conseguem obter a confiança das pessoas que lhe sejam próximas. É quase impossível encontrar um virgiano (a) que não seja fissurado por trabalho, com aquela mania de ordem, perfeição, detalhes. E também tem aqueles que trazem consigo a certeza que tudo que eles fazem é melhor que o dos outros. Com esse tamanho perfeccionismo, não é de se admirar que os virginianos tenham a fama do zodíaco de serem críticos e meticulosos. Na Santa Ceia, o apóstolo Tomé, é a representação deste signo que aponta o dedo indicador diante do mestre Jesus, Ele que ter certeza que é realmente o Mestre que está ali, muito mais que Ouvi-lo. As pessoas nascidas deste signo dão ótimos servidores, sejam oferecendo seus sábios conselhos ou ajudando as pessoas mais necessitadas. Daí encontramos muitos virginianos(as) nas profissões como psicologia, assistente social, enfermagem e demais áreas da medicina. Bem se você é do tipo que gosta de ficar á par das notícias e dos acontecimentos pergunte ao seu amigo virginiano. Eles dão os mínimos detalhes e impressionante! Mas também eles tem seus dias de lua.. extremamente nervosos e ansiosos quando sofrem alguma pressão. Uma boa dica seria dedicar ao desenvolvimento de alguma Terapia Holística, como por exemplo trabalho com Reiki, Shiatsu, massagem, meditação, explorar a cura pelas mãos e trabalho com as orações. Em sua busca mesmo que seja pela pessoa amada, lá estarão eles contanto com a perfeição. O lado negativo que precisam trabalhar consigo mesmo são a crítica, a velha mania de julgar que são mais importante que as outras pessoas. Sua crítica pode destruir uma amizade. Os homens deste signo são modestos, discretos, se concentram mais no trabalho e no sustento da família. É possível encontrarmos grandes escritores e intelectuais,ás vezes são irônicos e seletivos ao escolherem a namorada, alguns vivem em busca da mulher perfeita. Mas você pode ter certeza que antes dele assumir o compromisso com você leitora ele vai virar a sua vida na mesa. '' Amor conte-me tudo e não me esconda nada''... As mulheres deste signo também são bem modestas, em sua grande maioria, dependendo do ascendente, são calmas. Elas adoram detalhes, apreciam a beleza nas pessoas, observam a moda, se preocupam muito com dieta, com vida saudável e qualidade de vida. Agora algumas dicas para lidar com os nativos deste signo.
A sua mãe é virginiana? Não tente passá-la para trás! Ela é desconfiada, vive te alisando, na sua primeira escapulida ela irá te pegar de surpresa. É a amigona, mas não minta para ela não que coisa vai ficar negra, ou seja um pouco abaixo do preto.
Seu pai é do signo e virgem? Pode ter certeza que você terá um pai presente na sua vida, tão presente que você vai julgá-lo até meio que “mala”. Ele toma conta mesmo, sabe dos seus passos e
se bobear ele segue até sua sombra!
Logo que perceber aquele seu colega de trabalho tão exigente,crítico, e sempre dizendo que você tem que fazer o melhor, não tenha dúvida , só pode ser virginiano mesmo!
Quer irritar os virginianos, é só dizer a famosa frase: Ah, depois eu faço! Estou com pressa agora! E se fizer de qualquer jeito; meu amigo você tá procurando sarna para se coçar!
Quer deixar um virigiano curioso? Aqui, tenho que te contar uma'' bomba'', mas depois eu te conto!

Gostou? Então mande este artigo para seu amigo ou amiga virginiano.

sábado, 16 de agosto de 2008

DE OLHO NO CÉU: O ECLIPSE LUNAR





O Eclipse Lunar

Hoje fiquei observando o maravilhoso espetáculo da Mãe Natureza, O Eclipse Lunar, o último deste ano. Dando encerramento a mais um ciclo cósmico. A lua na fase Cheia 18h18min ( pico máximo )estando de passagem no signo de Aquário á 24º e o Sol, O grande astro 24º do signo de Leão. A Lua em Conjunção com Netuno 22º de Aquário. Também estavam em aspecto quadratura Plutão 28º de Sagitário com Marte 28º De Virgem e Plutão também formou aspecto com Urano á 21º de Peixes. Com tanta energia cósmica emanando do universo me resta apenas esperar mais alguns dias para observar os seus efeitos aqui na terra. Nesta foto, 18h13min. Foto do Professor de Física Dulcidio Braz.Jr de São João da Boa Vista – MG. Mais adiante estarei publicando aqui, os efeitos dos eclipses lunares e solares para humanidade do ponto da minha observação como astrólogo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

A Alegria e a Tristeza

A amiga,astróloga e soror rosacruz, Beth Salgado me enviou este artigo por e-mail e resolvi postá-lo aqui:
O título desse texto na verdade não é meu, e sim de um poema do uruguaio Mario Benedetti. No original, chama-se "Alegría de la tristeza" e está no livro "La vida ese paréntesis" que, até onde sei, permanece inédito no Brasil.O poema diz que a gente pode entristecer-se por vários motivos ou por nenhum motivo aparente, a tristeza pode ser por nós mesmos ou pelas dores do mundo, pode advir de uma palavra ou de um gesto, mas que ela sempre aparece e devemos nos aprontar para recebê-la, porque existe uma alegria inesperada na tristeza, que vem do fato de ainda conseguirmos senti-la.Pode parecer confuso mas é um alento. Olhe para o lado: estamos vivendo numa era em que pessoas matam em briga de trânsito, matam por um boné, matam para se divertir. Além disso, as pessoas estão sem dinheiro. Quem tem emprego, segura. Quem não tem, procura. Os que possuem um amor desconfiam até da própria sombra, já que há muita oferta de sexo no mercado. E a gente corre pra caramba, é escravo do relógio, não consegue mais ficar deitado numa rede, lendo um livro, ouvindo música. Há tanta coisa pra fazer que resta pouco tempo pra sentir.Por isso, qualquer sentimento é bem-vindo, mesmo que não seja uma euforia, um gozo, um entusiasmo, mesmo que seja uma melancolia.
Sentir é um verbo que se conjuga para dentro, ao contrário do fazer, que é conjugado pra fora.Sentir alimenta, sentir ensina, sentir aquieta. Fazer é muito barulhento.Sentir é um retiro, fazer é uma festa. O sentir não pode ser escutado, apenas auscultado. Sentir e fazer, ambos são necessários, mas só o fazer rende grana, contatos, diplomas, convites, aquisições. Até parece que sentir não serve para subir na vida.Uma pessoa triste é evitada. Não cabe no mundo da propaganda dos cremes dentais, dos pagodes, dos carnavais. Tristeza parece praga, lepra, doença contagiosa, um estacionamento proibido. Ok, tristeza não faz realmente bem pra saúde, mas a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

SIMBOLISMO DO NÚMERO 8



NUMEROLOGIA

SIMBOLISMO DO NÚMERO 8


Por: Randler Michel


A china emocionou, encantou o mundo com sua expressão artística e cultural na abertura dos jogos olímpicos de 2008.'' A china que ser expressar” E a maioria dos chineses tem falado durante a semana sobre a energia vibratória do número oito. O oito, é número mais cobiçado na numerologia, é bom de se te-lo na energia vibratória de um empreendimento comercial, do nome próprio ou na marca de um determinado produto. Observe a soma final de grandes marcas e empresas mundiais, quase todas dão 8 na soma final do seu nome. Hoje precisamente o nosso dia ,carrega a vibração 8 (08/08/2008 8+8 +2 + 8 = 26 = 2+ 6 =8 ) O símbolo Oito, assemelha-se a uma corda sem fim, unida , e não há vazamento de sua energia, assim como na representação do número zero (0),porém se difere deste, pela sua complexidade energética vibratória. E como nada existe neste mundo sem nenhum propósito e tudo está conectado ao conhecimento universal ou as leis cósmicas,a vibração energética oito remete-nos ao estágio para que alcance-mos a Glória e o Explendor. Cada número traz consigo a sua carga de emanações de energias, cada um de nós também está num estágio de evolução físico, mental e espiritual e trocamos a nossa energia com o meio e esse ''meio” inclui também os números. Na minha opinião a vibração 8 é potente,e carrega significados de organização, equilíbrio e continuidade. Há também a soma e troca de energia, num sistema fechado livre de interferências externas. Assemelha-se a dois zeros unidos, porém não há descontinuidade ou separação dos seus traços, ou traços superpostos. Símbolo universal do infinito. Por isso as pessoas querem tê-lo como vibração ,consequentemente atrairão para si, o mesmo padrão de energia. Com a vibração Oito não há descontinuidade do fluxo da energia, estamos sempre em movimento. Os nascidos com essa vibração alcançam o sucesso e estabilidade nos negócios ( se tiverem o auto domínio, disciplina, força de vontade ) e o mesmo se dá para aqueles que desejam vibrar a energia 8, mudando a sua assinatura pessoal ( acrescentando letras ou tirando , cada letra do alfabeto tem seu valor numérico ) no nome do seu comércio ou empreendimento para que este possa entrar no estado de Glória e Explendor.
Saiba mais:

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FUSÃO CÓSMICA

Fusão Matérica pela consciência cósmica

É necessário que se dêem saltos quânticos contínuos, o que pode ser possível em tese pela elevação vibratória da mente, isso ocorre quando buscamos elevar nossos pensamentos ao criador. É possível elevar o padrão vibratório, mas não dá para dizer como e quando ocorre o salto quântico, é um exercício de consciência que se divide em quatro partes: preparação, relaxamento, insight e manifestação. Em síntese podemos dizer que a fusão Matérica se dá pelo extrapolamento das probabilidades, podendo ser ainda a possibilidade de escolher experiências, no plano divino é Deus.
Uma física Nova

A física Quântica, não vem revogar a física tradicional, ele vem completar as lacunas deixadas pela fronteira que separa as equações matemáticas da consciência, e ela não está acabada, devendo evoluir de acordo com a evolução humana que emana do processo criativo. É impossível conceber um universo desprovido de uma inteligência superior. Para entender física quântica é preciso entender o conceito de consciência. Podemos caracterizar objetos como sendo possibilidades potenciais, mas, isso apenas não se configura em eventos reais. A resposta é, só a consciência pode converter possibilidade em eventos reais.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O YIN E YANG DE SATURNO





Por: Randler Michel



Sem dúvida alguma, a astrologia está mais presente em nossa vida, do que imaginavamos. E para comprovar isso, nada melhor do que as pesquisas astrológicas de campo, com bases nas estatísticas. Eu particularmente sou do tipo ver para crer , se tenho curiosidade em algum assunto,logo inicio a busca pela verdade. Hoje vou falar de Saturno, mais conhecido como a energia do carma.
Enquanto Júpiter nos mostra o caminho da expansão, do crescimento, a construção da visão filosófica e espiritual do ser, Saturno parece que pucha sempre o tapete. Certo? Não, Também, não está completamente errado! Duvidoso ?! A energia de Saturno nem sempre simboliza e somatiza a noção de limitação, restrição, dever, responsabilidade, disciplina e cobranças. Isso dependerá de sua posição por casa , signos , aspectos e trânsitos formados com demais planetas no Mapa Natal, como também sinalizará muito á respeito de segurança, estabilidade, maturidade, poder concentrado em um único foco, resistência e persistência. Vou tentar demostrar aqui o lado Yin/Yang de Saturno. Uma face dá o poder e outra o toma, ou seja '' seria a energia de Saturno bipolar?''.
A exemplo, a posição de Saturno em Capricórnio, no Mapa Natal. Os astrólogos do passado mencionavam que “ Saturno estando em Capricórnio”, signo aliás de sua regência, ou seja seu próprio domicílio. Era indicativo de uma forte ambição e busca incessante pelo poder, status, favoreceria o nativo, a ocupar cargos administrativos, políticos, empresarias onde este pudesse exercer a sua autoridade. Assim teriam sucessos na carreira da política e empresarial; Parece que esse é de fato,o lado vantajoso para se ter Saturno. Entre o astrólogo do passado, que escreveu o que significava “Saturno estar em Capricórnio” e o astrólogo contemporâneo, que não podia simplesmente aceitar esse padrão energético e foi para pesquisa de campo. Eu me enquadro no segundo grupo; Será que realmente em mapas de homens e mulheres envolvidos com a política ou empresários tem mesmo esse aspecto no seu Mapa Natal? Ao fazer a provas do noves '' ver para crer'' encontrei grandes políticos e empresários brasileiros que no seu mapa constam a referida posição de Saturno, e também haviam outras posições de planetas sugestivos á política. Cito alguns políticos notáveis com Saturno em Capricórnio¹: Juscelino Kubistschek, ( Saturno em Capricórnio em conjunção com a Lua, casa XII) José Sarney ( Saturno em Capricórnio, casa VIII,oposição com Plutão em Câncer ) Itamar Franco ( Saturno em Capricórnio,casa X,oposição ao Sol e Júpiter em Câncer ) Fernando Henrique Cardoso ( Saturno em Capricórnio,casa X, em oposição Plutão e conjunção com Lua, Júpiter em Câncer) Paulo Maluf ( Saturno em Capricórnio,conjunção com ascendente,casa I, oposição á Plutão em Câncer) Até aqui foi lado bom de Saturno , nota-se que houve aproveitamento de sua energia, favorecendo grandes políticos e empresários. Mas os estudos dos trânsitos de Saturno, á estes mesmos políticos nem sempre apontam que tudo é alegria, principalmente quando grandes homens não sabem usufruir do poder que lhe conferiu o cosmos; A exemplo cito apenas um Paulo Maluf,( Já ta virando novela sem fim ) desde de 2003 quando Saturno em trânsito no Mapa Natal fez uma oposição ao seu ascendente e ao próprio Saturno Natal, Maluf começou a vivenciar a outra face , sentir o peso da Lei do retorno, começavam os noticiários das “Supostas lavagem de dinheiro” e á medida que Saturno avançava pelo seu mapa e formava mais aspectos tensos iam se tornando mais evidentes as provas contra seus atos. Não estou julgando-o, não me caibe essa função,( A leis do homens são falhas, mas as Leis cósmicas não! Não se pode “ incrementar” algo a nosso favor na lei do Retorno, lei inviolável pelos homens) como eleitor e astrólogo acompanho os noticiários e faço aqui a relação dos fatos que os noticiários mostravam na época e mostram agora, e como é válida a ciência da astrologia que aponta-nos ciclos promissores ou não.
A posição de Saturno no Mapa Natal, casa, signos e aspectos é indicador de setores que devemos procurar manter a responsabilidade e controlar o uso do poder. Se a energia for bem aplicada, construímos uma sólida carreira e alcançamos a estabilidade, caso contrário nos auto destruímos.
E você já sabe onde está o seu Saturno?

*Saturno em Capricórnio, dados dos mapas dos políticos, foram conseguidos do Livro ; Á luz do Céu Profundo, Astrologia e Política no Brasil. Getúlio Bittencourt, Ed. Nova Era.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

ASTROLOGIA: O CICLO DE JÚPITER

"Se Saturno nos faz compreender a noção do nosso carma,Júpiter aponta-nos o darma."

Por Randler Michel

Os ciclos cósmicos fazem parte da nossa evolução, são leis cósmicas naturais. Na verdade estes ciclos nos auxiliam a compreender o momento que estamos vivendo. O ciclo de Júpiter por exemplo, nós traz a oportunidade de tomar-mos consciência da necessidade de expandirmos. Há uma relação bem interessante a ser observada quando Júpiter em trânsito, forma aspectos com o nosso mapa natal. Júpiter leva aproximadamente 12 anos para dar a volta no zodíaco. Ou seja para quem estiver nascendo neste exato momento,Júpiter está 14º de Capricórnio, ele retornará nesta mesma posição daqui há 12 anos, em 2.020. Quando temos a idade de 12 anos, ele completa a sua primeira volta em torno do zodíaco, chamamos de 1º ciclo de Júpiter, neste ciclo deixamos de ser crianças e começamos a sentir mais a expansão do mundo á nossa volta, começam novas descobertas da pré adolescência. Saímos do casulo do lar, e começamos a nos relacionar com as pessoas que estão á nossa volta. Fazemos amigos, sentimos mais a amizade. O segundo ciclo de Júpiter se dá por volta dos 24 anos, nossa mente já está madura e cheia de planos para o nosso futuro, pensamos em carreira, em compromissos, avançamos nos estudos e expandimos o nosso conhecimento, nosso saber. O 3º ciclo de Júpiter ocorre aos 36 anos idade; começamos a rever conceitos e valores de vida, pensamos em expandir nossos negócios, revemos a nossa situação financeira,procuramos mais qualidade do que quantidade,se a energia foi bem aplicada nos ciclos anteriores, esse é momento de expansão, crescimento financeiro, de se alcançar uma estabilidade maior na vida, nos negócios e nos empreendimentos. Muitos alcançam a iluminação neste ciclo e também tornam-se mais espiritualistas, conscientes de sua missão. Muitos mestres do passado conseguiram a sua iluminação durante este ciclo, muitos escritores conseguiram alcançar o sucesso. O 4º ciclo de Júpiter ocorre aos 48 anos. Ciclo da colheita, de maior interesse por assuntos do planos espirituais e da expansão da consciência. O 5º ciclo de Júpiter se dá por volta dos 60 anos, este é um ciclo de colher os esforços do passado, ciclo de repouso, voltamos mais para expansão dos assuntos espirituais,de fé, exploramos a nossa religiosidade, temos vivencias suficiente para dar sábios conselhos aos outros e jovens. Algumas pessoas ainda vivenciarão mais dois ciclos de Júpiter, o 6º por volta dos 72anos e o 7º por volta dos 84anos idade. Neste dois ciclos, a expansão se dá em valores espirituais, nossas energias estão voltadas para engrandecimento de nossa alma. Muitos estarão se preparando para passagem a outros planos da evolução. Á grande viagem da alma, rumo á Luz Maior. A posição de Júpiter no seu Mapa Natal, e seus aspectos formados com demais planetas sinalizará onde você deve investir, de onde virá o seu crescimento, qual é a sua filosofia de vida, sua visão religiosa, o seu lado espiritual. O trânsito de Júpiter nas casas e seus aspectos mostrará áreas de sua vida que estarão expandindo, crescendo e que não pode deixar as oportunidades passarem despercebidas.'' Júpiter mostra a colheita, o resultado de sua dedicação e ação passada.'' Se Saturno nos faz compreeder o nosso carma, Júpiter nos mostra onde está o nosso darma.
12 é número que traz um importante significado espiritual, 12 apóstolos, 12 signos do zodíaco, 12 meses do ano, 12 pedras da Nova Jerusalém, 12 trabalhos de Hércules,12 estrelas sobre Nossa Senhora, 12 tribos de Israel que serão salvas.
Nesta era de Aquário, a energia de Júpiter nós conduz á união dos povos, vencer os preconceitos, tolerar as diferenças espirituais que existem. Há uma abertura da mente humana para o entendimentos das grandes leis cósmicas ou verdades espirituais. E quando falo de '' Leis Cósmicas'' estou-me referindo ao entendimento a Lei de Causa e efeito, dos princípios do Carma e do Darma, lei da atração, do Destino. As pessoas irão entender que é possível aceitar e conviver com a crença da reencarnação, do carma, do destino, sem deixar de lado suas obrigações espirituais, ou sua religião, esta abertura se dará de forma lenta e gradual, assim quando ingressar em Aquário, a humanidade estará mais tolerante as diferenças, todos estarão compartilhando grandes verdades universais.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MEDITAÇÃO:NADA É POR ACASO

NADA É POR ACASO
Se as coisas fossem perfeitas
Não existiria lições de vida
Não haveriam arrependimentos
E nem descobertas...
Se tudo fosse perfeito
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados.
Se tudo fosse perfeito
Olhares não se completariam
E gestos passavam despercebidos.
Se tudo fosse perfeito
As lágrimas não existiriam
As palavras seriam perfeitas.
Se tudo fosse perfeito
Eu pularia no abismo
Sem medo da morte
Pois asas eu ganharia...
Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano
Sem medo de ser levado pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.
Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito
Não haveria a busca pela perfeição...
Nada é por acaso
Pois nem o destino
É Perfeito.
"Na vida nada acontece por acaso,
O que você faz hoje, pode fazer a diferença em sua vida amanhã."
Autor desconhecido.

CONVERSANDO COM O ASTRÓLOGO

Egrégora Rosacruz, usada por nós rosacruzes (AMORC) durante nossos momentos de meditação e expansão de nossas consciências - na meditação pela paz profunda, na construção de um mundo melhor. Emanamos energia de cura para todos.
Saiba quem somos: http://www.amorc.org.br/

MUITOS GOSTARIAM DE ESTAR NO SEU LUGAR


“Se você está triste porque perdeu o amor, lembre-se daquele que não teve um amor pará perder;
Se você se decepcionou com alguma coisa, lembre-se daquele cujo nascimento já foi uma decepção;
Se você já está cansado de trabalhar, lembre-se daquele que, angustiado, perdeu seu emprego;
Se você reclama de uma comida mal feita, lembre-se daquele que morre faminto sem ter pão;
Se um sonho seu foi desfeito, lembre-se daquele que vive um pesadelo constante;
Se você anda aborrecido, lembre-se daquele que espera um sorriso seu;
Se você teve um amor prá perder, um trabalho prá cansar, um sonho desfeito, uma tristeza prá sentir, uma comida prá reclamar, lembre-se de agradecer a DEUS. Porque existem muitos que dariam tudo prá ficar no seu lugar”.


Essa lição de vida, me foi enviada por uma amiga astróloga de Aracaju. E ainda concluo, cada um nós tem que passar por diversas experiência ( ganho ou perda ) fazem parte no nosso caminho espiritual, do nosso crescimento. Um dia você chora outro você sorrir! Eu entendo isso como destino, o caminho da nossa alma em busca da evolução,as transmutações de nossos carmas em darmas.
Se penso logo existo...(René Descartes) Se expando a minha consciência,logo evoluo! Randler Michel.
Hoje eu entendo que cada um de nós está num plano diferente evolução espiritual,num estágio de energia emanada do cosmos, o que o cabalistas chamam de Sephira. E diante dos desafios da vida terrena(provações, carmas) da nossa evolução espiritual e estando nosso ser em sintonia com a busca e expansão da consciência vamos aprimorando cada vez mais e tornando o nosso mundo pessoal melhor. E consequentemente mudamos a vibração do nossa planeta também. Á medida que lidamos com duas forças; a ação e o estado de rebebimento; a passividade vamos alcançando a maestria cósmica. Um dia doamos e outro dia recebemos, um dia ajudamos e outro somos ajudados e assim caminhamos em direção ao equilíbrio, o pilar das manifestações. Devemos Buscar á Luz Maior! Ainda há irmãos na senda que se preocupam apenas consigo mesmo, com desenvolvimento material, financeiro, estão presos á energia material, as energias das ilusões tão comuns nesta era de Kali. ''As energias densas deste mundo” Se as chamas da Luz, da Vida e do Amor incondicional ainda não estão acessas dentro do seu ser. É preciso busca-las,torne-se um buscador,um neófito! Salve sua alma, salve o planeta!
O planeta terra, ainda está no seu processo evolutivo, a todo momento recebemos do cosmos raios de diferentes intensidades, que entram em sintonia com o nossos corpos energéticos, nossa aura, nossos chacras e que nos sintonizam com energias curativas, regenerativas, que nos impele a entrar em sintonia com energias semelhantes á nossa. E também somos vítimas de energias de baixa intensidade, de esferas inferiores. A lei da atração se manifesta!Essas energias ,juntamente com as nossas ações x reações geradas vão traçando e moldando o nosso destino. Se expandimos a nossa consciência vamos tornando o nosso caminho aqui na terra mais suave. Afastamos de energias contrária a nossa expansão ficamos mais seletivos. “Nada existe sem um proposito na nossa vida.” Você já deve ter escutado de alguém que Deus, tem um propósito na sua vida! E os buscadores da senda...Quando o discípulo está pronto o Mestre lhe revela! E com certeza,o que está em cima é como o que está em baixo, essa é lei cósmica. Disse Jesus: “Há varias moradas na casa do meu Pai”, João 14.2 Há vários planos. Há varias estações cósmicas, há várias dimensões.
Devemos entender que cada um está num nível diferente de consciência, de conhecimento e de amadurecimento espiritual. Embora todos somos semelhantes e trazemos dentro de nós a centelha Divina, devemos buscar crescer e evoluir-mos não apenas a nossa condições materiais, financeiras., o trabalho, educação, o saber, mas deve-mos buscar a evolução do nosso ser, integrar a nossa alma ao cosmos. Quando damos abertura para estas energias, quando percebemos os sinais, quando passamos a respeitar e viver dentro das leis cósmicas, evoluirmos e nos tornamos completos. Mude seus pensamentos, sintonize com planos mais elevados, e torne-se completo.

Randler Michel.

sábado, 2 de agosto de 2008

Maçonaria e Astrologia


Luiz Gonzaga da Rocha [1]

Reginaldo Gusmão de Albuquerque [2]

Cultivada desde a mais remota antiguidade pelos babilônios [caldeus, sumerianos e assírios], egípcios, hindus, gregos e romanos e por inúmeros povos e países antigos, a Astrologia ou ciência da observação dos astros e das suas radiações eletromagnéticas sobre os homens e sobre todas as coisas terrestres, onde se incluem, por pura lógica, as instituições humanas, e por extensão a nossa Ordem Maçônica e os seus membros, gerou um dos maiores conhecimentos da humanidade, séculos antes que a Maçonaria existisse. A Astrologia não é um negócio, é uma Ciência capaz de indicar as nossas reais possibilidades e acusar as falhas que nos impedem de realizar nossos desejos e objetivar nossa personalidade.
Saiba mais: http://asceta33.wordpress.com/teste/

Astrologia Cabalista - Outros Doze Signos do Céu


Sêfer Yetsirá, um dos primeiros livros judaicos jamais escritos, revela os segredos da Astrologia Judaica. Por toda a Torá, Talmud e Código da Lei Judaica existem descrições fascinantes de como D'us canaliza Sua força de vida em nosso mundo, através de corpos celestiais. Ao mesmo tempo, quando alguém está conectado à Torá e cumpre seus mandamentos, ele ou ela está diretamente plugado com o Sobrenatural , suplantando as influências das forças astrológicas. Os filhos de Yaacov, que tornaram-se as Doze Tribos de Israel, são na verdade 12 raízes de alma diferentes, das quais descende o povo judeu. Estas raízes correspondem aos 12 signos do Zodíaco, os doze meses judaicos, as 12 letras do alfabeto hebraico, e aos doze atributos da alma, tais como visão, ira, fala e pensamento.Temos a capacidade de nos aperfeiçoar a qualquer tempo, mas a Cabalá delineia algumas épocas mais auspiciosas para se trabalhar em determinados atributos. Por exemplo, os dias festivos judaicos não apenas comemoram eventos históricos, como são o resultado de forças e energias celestiais. No mês de Nissan, quando celebramos Pêssach, o atributo da fala está em evidência - concedendo-nos a força adicional para refinar nosso atributo da comunicação.Segundo o mapa astrológico, o mês em que você nasceu indica uma força oculta que você deve desenvolver, ou uma fraqueza que pode superar; entretanto, você não está trancado na "personalidade" do seu mês. Cada um de nós recebe estas forças e fraquezas. Podemos refiná-las, uma a uma, durante o ciclo do ano judaico, assim como nos esforçamos por uma vida onde o físico, o mental e o emocional estejam integrados com o espiritual.