Por: Randler Michel
O Ciclo
de Aprendizagem de Kolb criado pelo teórico de educação David A.
Kolb – mestre e doutor pela Harvard University Trata-se
de um modelo de representação de como as pessoas aprendem, e o que favorece
para que ocorra uma melhor aprendizagem.
Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).
Astrologia, através da ferramenta Mapa Natal,
também avalia a capacidade de assimilação dos conhecimentos e dos processos do aprendizado.
O planeta Mercúrio na astrologia tem o papel simbólico de descrever, sinalizar como
se dará os processos de assimilação dos conhecimentos, da fala, da escrita, enfim
dos processos mentais e cognitivos. Individualmente é analisado a posição de Mercúrio
no Signo, na Casa, os aspectos, ou sua relação com demais pontos e planeta no
Mapa. E não para por aí, a astrologia
classifica os signos por elementos da natureza: fogo, ar, água e terra. Num Mapa
Natal o astrólogo analisa quais destes grupos elementos, estão em destaque
ou são mais ativados no sentido de sinalizar a experiência e comportamento do
nativo. Em um único Mapa Natal pode haver destaque entre dois grupos e até três. Aqui, faço a interdisciplinaridade
entre os conhecimentos da andragogia e astrologia.
O que é a interdisciplinaridade?
A interdisciplinaridade pode ser definida como uma tentativa do homem de
propor a interação entre conhecimento racional e o conhecimento
sensível, através da relação entre saberes diferentes, mas que são
fundamentais para o sentido da vida. Contextualizando os conhecimentos
objetivos da andragogia, com a sensibilidade dos conhecimentos subjetivos da astrologia.
Uma analogia entre os quatro estágios do aprendizado de Kolb com os quatro elementos
da astrologia: fogo, ar, água e terra em destaque no Mapa Natal.
Signos de fogo x Experiência concreta (agir); Signos de ar x Experiência do Conceitualizar; Signos de água x Experiência Reflexiva ( emoções) e os Signos de Terra x Experiência do Aplicar( fazer).
1. Experiência Concreta (Agir):
Ao desenvolver uma atividade em sala de aula, seja ela qual for, o aluno adulto absorve novas experiências concretas, tendendo a tratar as situações mais em observações e sentimentos do que com numa abordagem teórica e sistemática.
Na
astrologia, quem é esse aluno? No Mapa
Natal, uma ênfase de planetas em signos de Fogo, e inclusive o planeta Mercúrio,
sinaliza que o nativo tem capacidade mental ágil, dinâmica, e com foco no
aprendizado- gosta de agir, tomar iniciativa. Os signos de elemento fogo são: Áries,
Leão e sagitário. Praticidade e ação.
O segundo grupo de signos que tem facilidade de aprender fazendo é o grupo do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
2. Observação Reflexiva (Refletir):
Nesse momento o aluno começa a pensar e refletir sobre a atividade que desenvolveu. Quais foram seus sentimentos e emoções? Se houve um desentendimento, por que se deu? Como ele se comportou e como outros se comportaram? Os estudantes estão envolvidos em observar, revendo e refletindo sobre a experiência concreta do estágio anterior. As reflexões e observações neste estágio não incluem necessariamente realizar alguma ação.
Na astrologia, quem é esse aluno? No Mapa Natal, uma ênfase de planetas em signos do elemento Água, inclusive o próprio planeta Mercúrio, sinaliza a facilidade do nativo para o aprendizado através da reflexão diante dos acontecimentos, e do que foi apresentado. Signos: Câncer, Escorpião e Peixes. Trabalha-se muito com imaginação, reflexão, aplicação do conhecimento de modo a melhorar qualidade de vida. Os nativos dos signos de água, são mais introspectivos, tendem mais familiaridade com reflexão, introjeção dos pensamentos. O segundo grupo de signos com capacidade reflexiva é signos do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário, porém nem tanto do ponto de vista dos sentimentos, mais na razão.
3. Conceitualização Abstrata (Pensar):
Neste estágio os estudantes se desenvolvem e agem no domínio cognitivo da situação usando teorias, hipóteses e raciocínio lógico para modelar e explicar os eventos. O aprendizado situacional da etapa anterior, centrado no momento de uma experiência, pode ser ampliado em um grande aprendizado. Esse é o momento que o aluno passa a pensar de forma lógica e sistemática. O entendimento é baseado na compreensão intelectual de uma situação, com alto nível de abstração.
Na astrologia, quem é esse aluno? No Mapa Natal, agora falo de ênfase ou destaque do elemento ar, signos do elemento ar são: Gêmeos, Libra e Aquário. Aprendem com a razão, com lógica, gostam de explicar o inexplicável. São mentalmente dinâmicos. Pedem e dão explicação para tudo. Os nativos destes signos, aprendem observando, e fazendo aprimoram os processos, fazem uma descrição detalhada dos passos. O grupo dos signos de ar, realmente se destacam dos demais no processo da conceituação, que vivem no plano mental, no mundo do pensamento.
4. Experimentação Ativa: fazer (aplicar):
Os
estudantes adultos estão envolvidos em atividades de planejamento,
experimentando experiências que envolvem mudança de situações. Os
estudantes usam as teorias para tomar decisões e resolver
problemas. É o momento de colocar a teoria em prática, buscando
exercitar o aprendizado de forma ativa. É o momento de gastar tempo com
experimentações, influenciando e mudando variáveis em diversas situações.
Na astrologia, quem é esse aluno? No Mapa Natal, trata-se da ênfase do elemento terra, os signos de terra: Touro, Virgem e Capricórnio, eles aprendem melhor colocando as mãos na massa, fazendo e planejando os mínimos detalhes, são tidos como práticos, objetivos, perfeccionista, detalhistas, e vão direto no aprendizado.
Exemplo:
1º-
Analisar a posição de Mercúrio, ele nosso indicador base: posição de Mercúrio
no signo, qual é o elemento do signo ocupado. No exemplo abaixo, Mercúrio está
em Capricórnio- elemento Terra com 12 pontos.
2º- Analisar a ordem dos elementos em destaque: do maior para o menor na pontuação. Depois do destaque no elemento Terra com 12 pontos, temos 11 pontos no elemento ar. Destaque para experiência ativa, aprende fazendo, resolvendo os problemas na prática. Também em destaque aprimoramento dos conhecimentos, melhorando e simplificando as teorias, a conceitualização dos processos de trabalho, dos conhecimentos aprendidos.
O que diz Mercúrio em Capricórnio? Predispõe, enfatiza ao nativo uma mente ambiciosa, perspicaz, prática, organizada. Grande capacidade de e organização.
A prova dos nove, ocorrerá sempre na entrevista com seu cliente, há identificação com modelo de pensamento proposto pela posição de Mercúrio no seu Mapa? Quais das etapas do Ciclo de Aprendizagem de Kolb, seu cliente se identifica mais? – Eu tenho facilidade aprender melhor, ao ver outro fazer.
Referências:
Kolb, D. A. (1984). Experiential learning:
Experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall.
Nenhum comentário:
Postar um comentário