domingo, 21 de janeiro de 2024

ABORDAGEM TERAPÊUTICA DAS 12 CASAS DO MAPA ASTRAL E OS CICLOS NATURAIS DA VIDA

Por: Randler Michel

As doze casas do Mapa Natal ( Astral ) são campos de consciência, manifestação das nossas experiências e vivências pessoais.  São  representações simbólicas  das áreas específicas da vida. É onde acontecem as manifestações das energias nas diferentes etapas da nossa vida. Como o nativo sentiu sensorialmente, registrou e sua percepção ( interpretação pessoal de cada um frente a suas experiências pessoais)- Nesta abordagem terapêutica das 12 casas levo em consideração a interdisciplinaridade entre o saber da astrologia e os conhecimentos das fases  do desenvolvimento psicossexual proposto por Freud e etapas do desenvolvimento cognitivos de Piaget.

 

Casa 1: O primeiro regente da triplicidade significa vida e prazeres do nativo, tanto na primeira como na segunda e terceira parte da vida.  Ocupa esta casa o signo ascendente e o planeta que governa o signo ascendente será regente do Mapa Natal.  Casa do domínio de Marte, Áries, influência Lunar  por 4 anos, do nascimento até idade dos 4 anos. Fases da primeira infância, nutrição, alimentação, dependência total dos pais. Elo com a primeira a quarta casa, a base familiar. A aparência, consciência de si mesmo, eu sou. Planetas com aspectos tensos nesta casa dirão sobre o momento do parto, traumas e ou abusos na primeira infância, as fase oral e anal. Fase do desenvolvimento cognitivo sensório motor.

Casa 2: Substância nos três períodos da vida. Casa do domínio de Vênus, Touro, influência de Mercúrio por 10 anos, começando da idade dos 4 anos até os 14 anos. Experiência materiais e o aprendizado da língua, da escrita,  a escola, os amigos de infância, as primeiras experiências afetivas e emocionais fora do lar. Fase do desenvolvimento cognitivo estágio pré-operatório ao concreto.  Por isso, substâncias ( trocas de energias) com a primeira  e terceira casa. Eu tenho. Casa dos valores materiais. Planetas tensos nesta casa, também sinalização violência e abusos fase da infância anal e fálica.

Casa 3: Irmãos mais novos na primeira parte da vida; irmãos do meio, na segunda parte da vida e irmãos mais velhos e o que sucede a eles na terceira parte da vida. Casa do domínio de Mercúrio,  Gêmeos, influência de Vênus por 8 anos: da idade dos 14 aos 22 anos. Continuam os aprendizados nas escolas, troca de conhecimentos, novos saberes, melhor entendimento e percepção cognitiva, também experiência do amor, da paixão, dos namoricos da juventude, toma consciência das emoções. Estágio do desenvolvimento cognitivo formal. Casa do eu penso. Planetas tensos nesta casa, dirão sobre abusos e violência cometido por parentes, irmãos e outros mentores, educadores nas fases fálica e latência.

Casas 1 a 3 afirmação do EU. Fatores hereditários e Impulsos inconscientes.

Casa 4: Pais na primeira metade da vida, cidade e terras na segunda metade da vida e formação do novo lar , fim das coisas e prisões na terceira metade da vida e até a causa da morte. Casa do domínio da Lua, Câncer, a família,  os pais, o emocional. Influência do Sol por 19 anos ; da idade dos 22 aos 41.  Filhos deixam a casa dos pais pós-universidade, casam-se, formam uma nova família, mudam de cidade, busca o rumo na vida. Casa do eu sinto.  Planetas tensos nesta casa, dirão sobre a percepção do nativo, referente ao período da infância, como percebeu o amor do pai, mãe, irmãos e até registro dos traumas nas fases fálica e latência. 

Casa 5: Crianças na primeira parte da vida, diversões e amores na segunda parte da vida e diplomatas na terceira parte da vida. Casa do domínio do Sol, Leão. Influência de Marte por 15 anos: da idade dos 41-56 anos. Pleno processo de criativo, empreendedor, focado no trabalho, nas conquistas pessoais, produzindo e acontecendo. Eu crio.

Casa 6: Enfermidades agudas e restabelecimento na primeira parte da vida, empregados e sua honestidade e doenças ocupacionais, agudas para com o nativo na segunda parte da vida, a utilidade do que eles realizam na terceira parte da vida. Casa do domínio de Mercúrio, Virgem. Influência  de Júpiter  por 12 anos: da idade dos 56-68 anos. Foco é colher o que plantou, diminuir o ritmo, a correria de Marte e a agitação mental de Mercúrio;  buscar mais tranquilidade e a segurança, preocupação com saúde, qualidade de vida. Eu sirvo.

Casas 4 a 6  domínio do meio: mecanismos de ação e reação, condicionamento. Instinto inconsciente.

Casa 7: Mulheres na primeira parte da vida, brigas e litígios na segunda parte da vida, associações e parceiras na terceira parte da vida. Casa do domínio de Vênus, Libra. Influência Saturno por 30 anos: da idade dos 68 -98 anos. Momento de diminuição das forças físicas, desenvolve mais a paciência, busca mais o isolamento, a sabedoria. Eu faço parcerias.

Casa 8: Morte na primeira parte da vida, coisas antigas na segunda parte da vida e doenças misteriosas de difícil diagnósticos, os vícios e obsessão.  O que se herda dos mortos na terceira parte da vida. Casa do domínio de Plutão, Marte e Escorpião. Retorno da influência da Lua por 4 anos: da idade dos 98-102 anos. Volta-se a dependência dos cuidados e da atenção afetiva do outro, o cuidador. Regeneração, morte e transformação. Eu círculo.

Casa 9: Viagens e o que ocorre nelas na primeira parte da vida, fé e religião na segunda parte da vida, sabedoria, sonhos e profecias na terceira parte da vida. Casa do domínio de Júpiter , Sagitário. Conhecimento, viagens, sabedoria. Eu exploro.

Casas 7 a 9 pensamento, adaptação consciente, reconhecimento do meio. Consciente.

Casa 10: Trabalho e subida de posição na primeira parte da vida, comando e coragem para executar a carreira na segunda parte da vida, sua estabilidade e durabilidade na terceira parte da vida. Casa do domínio de Saturno, Capricórnio, a carreira, reputação, o eu alcanço.

Casa 11: Fé na primeira parte da vida, amigos na segunda parte da vida, a utilidade e sucesso do que se espera dos amigos na terceira parte da vida. Casa do domínio de Urano, Aquário. Das aspirações, associações, grupos, amigos, eu aspiro.

Casa 12: Inimigos na primeira parte da vida, trabalho na segunda parte da vida, animais e doenças na terceira parte da vida. Também diz a respeito de prisões e encarceramento, hospitalizações, doenças crônicas, angústias, depressão, dores da alma. Casa do domínio de  Netuno, Peixes. Eu sonho.

Casas 10 a 12  ser , auto-realização, percepção do EU. Consciente.

Saiba mais sobre os ciclos:

 https://fusaocosmica.blogspot.com/2022/11/ciclos-plantarios-e-o-desenvolvimento.html

Referências: A Compreensão Astrológica da Personalidade. Betty Lundsted. Editora Agora. Astrologia da Personalidade. Danne Rudhyar. Editora Pensamento. Astro-Psicologia:As casas Astrológicas. Bruno e Louse Huber. Totalidade Editora.

Nenhum comentário: