domingo, 18 de fevereiro de 2024

O ASCENDENTE NO MAPA ASTRAL

 

Por:  Elias Mendes, Astrólogo.

Ascendente é o termo que usamos pra nos referir ao grau da eclíptica que ascende no horizonte leste. Se o sol estivesse neste grau, seria aquilo que chamamos de nascer do sol. Por isso pessoas com sol em conjunção ao ascendente nasceram durante o amanhecer, e o horário do amanhecer pode variar bastante . Essa variação se dá por conta das curvas que existem na própria eclíptica, e que por sua vez são um reflexo tanto da inclinação do nosso planeta em relação ao próprio eixo, quanto da variação na posição do planeta em relação ao sol, que gera as estações do ano. Essas variáveis todas fazem com que a velocidade de Ascenção no horizonte leste varie de acordo com o signo em questão e com a latitude. Quanto maior o valor da latitude, mais extremas são essas variações, até o extremo dos extremos quando se está exatamente no polo norte ou sul, porque nesses locais metade do zodíaco nunca ascende propriamente.

A origem do ascendente é grega. Existia tanto na Babilônia antiga quanto no Egito antigo a tendência a se observar e dar importância a constelação que era visível no horizonte num dado momento, mas a técnica de se descobrir o grau exato do ascendente depende da fatores que só foram descobertos e desenvolvidos entre os astrônomos e matemáticos gregos.  Um desses fatores cruciais de  é a definição do ângulo de inclinação do nosso planeta, que é uma variável que oscila lentamente ao longo dos séculos. E obviamente, apenas os gregos produziram material que mencionasse o ascendente, não havendo nos textos babilônicos esse conceito.

O Ascendente era chamado de 'Horoskopos' pelos gregos, e era uma referência ao costume egípcio de determinar as horas da noite com base na constelação que ascende: Hora + marca.  Diferente da forma como ele é calculado hoje em dia, que parte primeiro pela definição do Meio-do-céu, o ascendente era calculado de maneira direta, o que acabava levando a algumas imprecisões. O uso do MC como cúspide da casa 10 só vai aparecer pela primeira vez por volta do segundo século da era cristã, e pouco depois surgem os chamados sistemas de casas baseados em quadrantes, que levam em conta tanto o Ascendente quanto o MC para definir as cúspides das casas.

Como significado, o Ascendente representa o próprio nativo, seu corpo, sua aparência, a maneira como busca se projetar para o mundo num nível mais interpessoal e a externalização do seu comportamento. Mas obviamente, isso quando falamos de uma pessoa.  

O Ascendente será interpretado de acordo com o Signo que ascende e o regente do seu domicílio. E será brutalmente modificado, até o ponto da deformação, por qualquer planeta que lance aspecto ao ascendente. Como o ascendente não lança aspectos, sendo um ponto sempre passivo, ele apenas recebe os aspectos, cuja orbe é definida de acordo com o sistema que cada um está usando. No sistema de meias orbes, isso diminui o tamanho da orbe de aspecto possível ao ascendente, o que faz sentido, já que um planeta em aspecto ao Ascendente tende a modifica-lo bastante. 

Se Marte aspecta o Ascendente, ele adiciona a  sua agressividade, força e coragem. Se é Vênus que aspecta o ascendente, ela adiciona beleza, carisma e afabilidade. E obviamente, pode surgir situações onde tanto Marte quanto vênus aspectam o ascendente simultaneamente, adicionando ainda mais complexidade. O planeta que rege o ascendente de certa forma mostra como a pessoa tende a se posicionar no mundo, e o signo vai revelar mais detalhes que complementam e modificam o comportamento da pessoa. Planetas em conjunção ao Ascendente, ou mesmo que apenas caiam na casa 1, também modificam bastante sua expressão, e se tornam bem dominantes na expressão dela.

Conheça o Astrólogo Elias Mendes, link do facebook. (15) Facebook

Nenhum comentário: