segunda-feira, 8 de março de 2021

EXAMINE-SE PARA DESCOBRIR O QUE O TORNA NERVOSO.


 (Extraído do Jornada para a Autorealização por Paramahansa Yogananda)


A maioria das doenças nervosas se deve ao excesso de agitação mental, que tem muitas causas. Examine-se é veja se você é nervoso e, em seguida avalie o que é o que o torna nervoso. Quando você ficar com raiva, por exemplo, envia uma tremenda voltagem de energia ao cérebro e ao coração. Emoções como a raiva e o medo podem sobrecarregar os nervos a tal ponto que causam uma pane - as vezes podem até fazer o coração parar de bater e causar a morte. Se você passar um milhão de volts de corrente por um fio que só supera alguns volts, o fio se queimará. Agitação significa que você está direcionando energia demais para certa área, impedindo o fluxo de força vital para os outros nervos bem alimentados com um fluxo equilibrado de energia de modo que nenhuma parte do corpo fique sobrecarregado ou carente.

 O nervosismo é a doença da civilização. Lembro-me da ocasião em que alguns de nós estávamos indo de carro para o monte Pikes, no Colorado. Outros carros estavam nos ultrapassando, além da velocidade permitida, na encosta escarpada e tortuosa. Pensei que eles estavam se apressando para chegar o topo da montanha a tempo de ver o nascer do sol. Para grande surpresa de minha parte, quando chegamos lá éramos os únicos que estávamos do lado de fora para a precisar a vista. Todos os outros estavam no restaurantes tomando café e comendo roscas doces. Imagine! Eles correram para o topo e depois correram de volta apenas pela emoção de poderem dizer, ao voltar para casa, que tinham estado ali e tomado café com roscas doces no monte Pikes. Isso é o que o nervosismo faz. Deveríamos ter calma para apreciar as coisas - as belezas da criação de Deus, as numerosas bênçãos da vida -, mas evitar as emoções súbitas, a inquietude e a excitação indevida, que fazem com que o sistema nervoso se queime.

Falar demais, inclusive o hábito de conversar longamente ao telefone, gera nervosismo. Tiques nervosos - como ficar tamborilando com os dedos em alguma superfície ou balançado sempre as pernas - queimam energia nervosa. Outra causa do nervosismo, embora possamos não estar consciente dela, é o barulho do rádio e da televisão por horas seguidas. Todos os sons fazem com que os nervos reajam. (...) Na tranquilidade do silêncio interior, aprenda a sintonizar os maravilhosos programas cósmicos de Deus.

Onde comprar este livro:

https://yoganandabrasil.com.br/livros-yogananda/



Nenhum comentário: