segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CHAKRAS O DESPERTAR DE NOSSAS CONSCIÊNCIAS


Ilustração da web, evolução dos Chakras.


OS CHAKRAS: São centros vitais de energia, responsável por armazenar a energia cósmica vital do Universo. Além de despertar as nossas consciências, traz equilíbrio para a nossa saúde física, mental e espiritual. É roda de amadurecimento da nossa personalidade-alma.

Por: Randler Michel

CHAKRA BÁSE. Muladhara ( fundação ) O Chakra básico, está localizado na base da coluna. Este é primeiro centro, tem como aspecto espiritual nos trazer a percepção de nós mesmos como seres humanos. É nossa tomada de consciência do mundo físico, do plano material. Sua cor é vermelho e seus matizes. Seu despertar se dá por volta do nascer até a idade dos 7anos. Quando nos identificamos com o mundo físico. Quando este centro está em equilíbrio sentimos segurança e confiança na vida. Do contrário passamos a ter medo, e nos tornamos inseguros. No homem, ele ativa os órgãos reprodutores- através dos testículos, testosterona. Governando também a glândula endócrina supra renal ( cortisona). Órgãos físicos associados a este centro: rins, bexiga, coluna vertebral e quadris. Planeta Marte.
CHAKRA SACRO: SWANDISHTHSANA ( Morada do Sol ) Também conhecido como esplênico. Este é segundo centro, localiza abaixo do abdômen, seu aspecto espiritual diz muito sobre o auto- respeito. Estando associado aos prazeres sexuais. Na mulher, governa a glândula endócrina, o ovário. E no homem governa também os testículos. Sua cor correspondente é os tons em laranja. Estando associado ao planeta o Sol . Órgãos como útero, ovário, próstata, testículos e intestino grosso, estão associados a este centro. Dos 07 aos 14 anos, este centro é desperto e os aspectos mentais, passam ser o nosso foco. Tomamos consciência do que é certo e errado. Da lei da ação e reação.
CHAKRA PLEXO SOLAR : MANIPURA ( Cidade das jóias ) É o Chakra de poder pessoal, canal das energias emocionais. Localizado no epigástrico, abaixo das costelas. Este é o terceiro centro, e nos desperta para a tomada de consciência de nossa auto-estima, a noção do nosso próprio valor. Sua cor correspondente é o amarelo e seus variados tons. Regula as nossas emoções. Sendo governado pela energia da Lua, pela glândula endócrina pâncreas e supra-renais. Também harmoniza os órgãos do fígado, estômago, intestino delgado. Despertamos para sua vivencia emocional entre as idades dos 14anos aos 21 anos. Quando aprendemos a gostar das pessoas, além de nossa família, fora de nosso convívio. Lei da Atração.
CHAKRA CARDÍACO: ANAHATA( O INTOCADO ) Localizado no centro do peito. No coração onde vibra a sintonia do amor incondicional. Traz consigo o aspecto espiritual do amor por si mesmo. Governa o timo. Este é quarto centro, e protege contra a falta de amor, afeto. Sua cores são matizes de verde usado nas curas físicas e rosa, na cura espiritual do amor. Seu planeta é Vênus, Rege os órgãos como coração e seios. Quando desperto, aprendemos o que é o amor, como dar e receber este sentimento incondicionalmente. Isso ocorre entre a idade dos 21 aos 28 anos. Quando começamos a construir uma relação a dois. Entendemos o valor do amor e do perdão.
CHAKRA LARÍNGEO: VISHUDDHA ( PUREZA): Quinto centro de energia. Localizado na altura da garganta. É considerado nosso centro de expressão, da criatividade, da força de vontade. Governa a tireóide. Rege o funcionamento dos órgãos; pulmão, garganta, e intestino. Sua cor é azul celeste. O planeta é Mercúrio, hora de expandir a nossa mente, abrir a nossa visão das coisas do mundo. Estamos mais focalizado nos estudos, nas pesquisas, no crescimento profissional. Aspecto espiritual é nossa capacidade de aceitar as mudanças. É desperto entre as idades dos 28 aos 35 anos Quando somos mais adultos, mais conscientes de nossos atos. Já aprendemos com nossos relacionamentos sociais e afetivo despertos com ciclo do amadurecimento do Chakra Cardíaco.
CHAKRA DO TERCEIRO OLHO: CHAKRA FRONTAL (AJANA) AUTORIDADE. É o sexto centro, sua posição no centro da testa, entre as sobrancelhas. É a nossa ligação entre consciência e as dimensões dos planos espirituais. Governa a hipófise, regendo o bom funcionamento dos órgãos como; olhos, cabeça, ouvidos e sínus. Sua cor é tons entre violeta e anil. O planeta é Júpiter e Urano. Sua ativação se dá entre as idades 35 aos 42anos, ciclo de profundas mudanças de filosofia de vida, e modo espiritual. Percebemos melhor a nossa intuição, nossa missão de vida, nosso papel social para com o mundo e as pessoas a nossa volta. Estamos mais preocupados em sintonizarmos com o verdadeiro sentido da nossa vida.
CHAKRA CORONÁRIO: SAHASHARA ( LÓTUS DE MIL PÉTALAS). É o sétimo centro, localizado no alto da cabeça. Trazendo com seu despertar, a nossa consciência de si mesmo, aceitação do propósito Divino. Sua cor é violeta, púrpura e branco. Governa a pineal. Regendo todo cérebro. É portal das energias espirituais de cura, de canalização, nosso contanto com altíssimo Deus do Universo. O planeta é Netuno e Plutão, pois tratam das energias mais sútis, das transforações profundas de nossas consciências. Seu despertar se dá por volta dos 42 aos 49anos. É quando já nossa personalidade alma já passou por variadas provações, e compreendeu o dharma e carma. Estamos prontos para a nossa ascensão. Estamos prontos para dar o que de melhor temos, ao mundo.

Nenhum comentário: