Evolução dos Chakras
OS CHAKRAS
Os chakras são centros vitais de energia responsáveis por armazenar a energia cósmica vital do Universo. Além de despertar as nossas consciências, trazem equilíbrio para a saúde física, mental e espiritual. São como as rodas de amadurecimento da nossa personalidade-alma. Em cada época ou ciclo terreno , despertamos um destes centros.
Por: Randler Michel
CHAKRA BÁSICO (Muladhara - Fundação)
O Chakra básico está localizado na base da coluna. Este é o primeiro centro, que nos traz a percepção de nós mesmos como seres humanos. É nossa tomada de consciência do mundo físico e do plano material. Sua cor é vermelho e seus matizes. Seu despertar ocorre do nascimento até os 7 anos, quando nos identificamos com o mundo físico. Em equilíbrio, sentimos segurança e confiança na vida; desequilibrado, traz medo e insegurança. No homem, ativa os órgãos reprodutores através dos testículos (testosterona) e governa a glândula endócrina supra-renal (cortisona). Associado a: rins, bexiga, coluna vertebral e quadris. Planeta regente: Marte.
CHAKRA SACRO (Swadhisthana - Morada do Sol)
Também conhecido como esplênico, é o segundo centro, localizado abaixo do abdômen. Espiritualmente, está ligado ao auto-respeito e aos prazeres sexuais. Nas mulheres, governa a glândula endócrina ovário, e nos homens, os testículos. Cor: tons de laranja. Planeta regente: Sol. Órgãos associados: útero, ovário, próstata, testículos e intestino grosso. Desperta entre 7 e 14 anos, quando focamos em aspectos mentais e tomamos consciência do certo e errado (lei da ação e reação).
CHAKRA PLEXO SOLAR (Manipura - Cidade das Jóias)
Chakra de poder pessoal e canal das energias emocionais, localizado no epigástrico, abaixo das costelas. Desperta nossa auto-estima e noção de valor próprio. Cor: amarelo e tons variados. Governa emoções e órgãos como fígado, estômago, intestino delgado. Planeta regente: Lua. Despertamos emocionalmente entre 14 e 21 anos, aprendendo a gostar das pessoas fora de nosso convívio familiar (lei da atração).
CHAKRA CARDÍACO (Anahata - O Intocado)
Localizado no centro do peito, no coração, vibra a sintonia do amor incondicional e traz o aspecto espiritual do amor próprio. Governa o timo e protege contra a falta de amor e afeto. Cores: verde (cura física) e rosa (cura espiritual). Planeta regente: Vênus. Rege órgãos como coração e seios. Desperta entre 21 e 28 anos, quando entendemos o amor e o perdão.
CHAKRA LARÍNGEO (Vishuddha - Pureza)
Quinto centro de energia, localizado na garganta. É o centro da expressão, criatividade e força de vontade. Governa a tireoide e rege órgãos como pulmões, garganta e intestino. Cor: azul celeste. Planeta regente: Mercúrio. Desperta entre 28 e 35 anos, quando expandimos nossa mente e nos focamos em estudos, pesquisas e crescimento profissional. Aspecto espiritual: capacidade de aceitar mudanças.
CHAKRA DO TERCEIRO OLHO (Ajna - Autoridade)
Sexto centro, localizado no centro da testa, entre as sobrancelhas. Ligação entre consciência e dimensões espirituais. Governa a hipófise, olhos, cabeça, ouvidos e seios da face. Cor: violeta e anil. Planetas regentes: Júpiter e Urano. Desperta entre 35 e 42 anos, trazendo mudanças filosóficas e espirituais. Nos tornamos mais intuitivos e conscientes da nossa missão de vida e papel social.
CHAKRA CORONÁRIO (Sahasrara - Lótus de Mil Pétalas)
Sétimo centro, localizado no alto da cabeça. Desperta a consciência de si mesmo e a aceitação do propósito divino. Cores: violeta, púrpura e branco. Governa a pineal e todo o cérebro. É o portal das energias espirituais de cura e canalização. Planetas regentes: Netuno e Plutão. Desperta entre 42 e 49 anos, quando a personalidade-alma compreende dharma e carma, estando pronta para a ascensão e para dar o melhor ao mundo.
Referências Bibliográficas
Michel, Randler. "Os Chakras: Despertar de Nossas Consciências". Fusão Cósmica, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário