A Relação dos Sete Chakras com as Sephirah da Árvore da Vida
Nesta produção textual, abordo a conexão e ligação entre os centros de energia humana, os Sete Chakras, com os centros de energia das Sephiroth , presentes na Árvore da Vida , a Cabala. Trata-se de uma tradição mística judaica. A Árvore da Vida é como um mapa espiritual que exemplifica a evolução da consciência e a conexão entre o divino e o humano. É composta por dez Sephirah ou Sefiroth (Sefirotes, plural) que são emanações ou centros de energia espiritual que representam a manifestação da vontade de Ein Soph, na criação do Universo. Por outro lado, a tradição espiritual indiana ensina que os chakras, que são centros de energia vital, presentes no corpo físico ao metafísico do Ser, totalizando Sete Corpos, Campos vibracionais de consciências.
- Corpo físico
- Corpo duplo-etérico
- Corpo astral (ou corpo emocional)
- Corpo mental inferior (ou corpo mental concreto)
- Corpo mental superior (ou corpo mental abstrato)
- Corpo búdico
- Corpo átmico
Paz profunda! Randler Michel
Os sete chakras principais são:
Muladhara (Raiz): Energia básica e segurança.
Svadhisthana (Sacral): Sexualidade e prazer.
Manipura (Corpo Solar): Autoconfiança e poder.
Anahata (Coração): Amor e compaixão.
Vishuddha (Garganta): Comunicação e expressão.
Ajna (Terceiro Olho): Intuição e visão interior.
Sahasrara (Coroa): Conexão com o divino.
Relação entre Chakras e Sephirotes
Cada um desses chakras pode ser associado a uma sephirah específica na Árvore da Vida:
1. Chakra Raiz (Muladhara) e Malkuth:
Chakra Raiz (Muladhara): Localizado na base da coluna vertebral, está associado à segurança, sobrevivência e às necessidades básicas. Sua cor é vermelha e seu elemento é a terra.
Malkuth: É a sefirá mais baixa na Árvore da Vida, representando o reino físico e material. Está associada à terra e à realização no mundo físico.
Relação: Ambos representam a conexão com o mundo físico e a estabilidade. São a base de seus respectivos sistemas, garantindo que as necessidades terrenas sejam atendidas.
2. Chakra Sacral (Svadhisthana) e Yesod:
Chakra Sacral (Svadhisthana): Localizado na região pélvica, está associado à criatividade, sexualidade e emoções. Sua cor é laranja e seu elemento é a água.
Yesod: Representa o fundamento e é associado à lua, ciclos e emoções. Yesod está ligado à criatividade e à energia sexual.
Relação: Ambos estão ligados à energia criativa, emocional e sexual. Representam a conexão com os aspectos mais fluidos e dinâmicos da vida.
3. Chakra do Plexo Solar (Manipura) e Hod/Netzach:
Chakra do Plexo Solar (Manipura): Localizado na região do estômago, está associado ao poder pessoal, autoconfiança e determinação. Sua cor é amarela e seu elemento é o fogo.
Hod/Netzach: Hod representa a reverberação e a estrutura mental, enquanto Netzach está associado à vitória e à energia emocional. Ambos estão localizados na base da coluna central na Árvore da Vida.
Relação: O chakra do plexo solar compartilha aspectos de ambos os sefirotes, combinando o poder pessoal e a confiança (Netzach) com a disciplina e estrutura mental (Hod).
4. Chakra do Coração (Anahata) e Tiferet:
Chakra do Coração (Anahata): Localizado no centro do peito, está associado ao amor, compaixão e equilíbrio emocional. Sua cor é verde (ou rosa) e seu elemento é o ar.
Tiferet: Representa a beleza, harmonia e equilíbrio. Está no centro da Árvore da Vida e é um ponto de equilíbrio entre as sefirotes acima e abaixo dela.
Relação: Ambos são centros de equilíbrio e harmonia. Representam o amor incondicional e a compaixão, conectando os aspectos superiores e inferiores dos respectivos sistemas.
5. Chakra da Garganta (Vishuddha) e Da'at:
Chakra da Garganta (Vishuddha): Localizado na garganta, está associado à comunicação, expressão e verdade. Sua cor é azul claro e seu elemento é o éter.
Da'at: Representa o conhecimento e a consciência, embora não seja uma sefirá formalmente numerada. Está associado à comunicação e à transmissão do conhecimento.
Relação: Ambos estão relacionados à comunicação e à expressão da verdade. Facilitam a transmissão de conhecimento e sabedoria.
6. Chakra do Terceiro Olho (Ajna) e Chokmah/Binah:
Chakra do Terceiro Olho (Ajna): Localizado entre as sobrancelhas, está associado à intuição, percepção e sabedoria. Sua cor é índigo e seu elemento é a luz.
Chokmah/Binah: Chokmah representa a sabedoria, enquanto Binah representa o entendimento. Juntas, estas sefirotes formam a base da percepção intuitiva e racional.
Relação: Ambos os sistemas associam este nível à percepção intuitiva e à sabedoria profunda. Estão ligados à visão clara e ao entendimento do universo.
7. Chakra da Coroa (Sahasrara) e Keter:
Chakra da Coroa (Sahasrara): Localizado no topo da cabeça, está associado à espiritualidade, iluminação e conexão divina. Sua cor é violeta ou branca e seu elemento é o pensamento.
Keter: Representa a coroa da Árvore da Vida e está associada à conexão com o divino, a iluminação e a consciência pura.
Relação: Ambos representam o estado mais elevado de consciência espiritual e a conexão com o divino. São o ponto culminante dos respectivos sistemas, simbolizando a união com o sagrado.
Referências Bibliográficas
Blavatsky, Helena Petrovna. A Doutrina Secreta. Rio de Janeiro: Editora Pensamento, 2003.
Rosenkreuz, Christian. A Filosofia Rosacruz em Perguntas e Respostas. Curitiba: AMORC, 2010.
Silva, Randler Michel. A Conexão dos Sete Chakras com as Sephirotes. Fusão Cósmica, 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário